NBR 16001 e SA 8000

As normas NBR 16001 e a SA 8000 aplicam-se a todos os tipos de organização, independentemente do porte, setor e localização geográfica.

Elas estabelecem um modelo para a organização formular e implementar uma política e objetivos considerando os requisitos legais e outros, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável e a transparência das suas atividades.

É também uma importante ferramenta para as organizações que desejam implementar, manter e aprimorar um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, assegurando a sua conformidade com a legislação e com sua política de RS, bem como apoiando o engajamento efetivo da organização com seus stakeholders.

SA 8000

Criada em 1989 pela Social Accountability International (SAI), afiliada ao Conselho de Prioridades Econômicas, e é vista como o padrão independente de locais de trabalho mais reconhecida do mundo. O padrão SA 8000 (Social Accountability 8000) é baseado nos princípios internacionais contidos na norma ILO (Organização Internacional do Trabalho), UN – Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção dos Direitos da Criança.

O foco fundamental da SA 8000 é melhorar as condições de trabalho ao redor do mundo. Esta intenção pioneira tem levado as organizações a melhorar e demonstrar sua Responsabilidade Social Corporativa (CRS) em relação aos
Direitos Básicos.

Os requisitos da SA8000 são adotados nas seguintes categorias:

  1. Trabalho Infantil
    Certifique-se de que a criança não seja usada.
  2. Trabalho Forçado e Compulsório
    Evitar o uso de trabalho forçado, incluindo trabalho de prisão ou servidão.
  3. Saúde e Segurança
    Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável.
  4. Liberdade de associação e direitos à negociação coletiva
    Respeitar o direito de formar e aderir a sindicatos e negociar coletivamente.
  5. Discriminação
    Proibir a discriminação no local de trabalho.
  6. Práticas Disciplinares
    Evite o uso de punição física, abuso mental ou verbal.
  7. horas de trabalho
    Agir de acordo com as leis aplicáveis ​​e os padrões da indústria.
  8. Remuneração
    Fornecer salários que atendam aos padrões legais e do setor e sejam suficientes para atender às necessidades básicas dos trabalhadores e de suas famílias.
  9. Sistemas de Gestão
    Implementar um sistema de gerenciamento eficaz para garantir que as políticas da empresa estejam em conformidade com os requisitos da SA 8000 e outras leis aplicáveis ​​e padrões internacionais.

A certificação da SA 8000 pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, independente de seu tamanho, trata-se da comprovação do compromisso com a responsabilidade social e o tratamento ético dispensado em seus colaboradores. A Fundação Vanzolini, através das auditorias de certificação com acreditação da IQNET poderá auxiliá-lo a desenvolver melhores práticas de gestão social, fortalecendo a imagem de sua organização.