Fundação Vanzolini

Conheça as tendências de negócios para 2024

6 de dezembro de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

O que 2024 reserva para os negócios? O novo ano nem chegou, mas já é possível vislumbrar um horizonte com as principais tendências que devem balizar o mundo organizacional pelos próximos 365 dias.

Estar por dentro dos rumos que vão guiar os negócios em 2024 é uma maneira de se antecipar, planejar e ajustar os cintos para voar alto no próximo ano.

De acordo com pesquisas recentes, os direcionamentos no mudo do trabalho apontam para maior investimento em treinamentos, espaços cada vez mais digitais, uso da Inteligência Artificial Generativa, aumento da segurança cibernética e empresas cada vez mais sustentáveis.

Então, para que você fique atento às tendências que estão ganhando destaque nas organizações em todo o mundo e que devem seguir em alta em 2024, preparamos este artigo.

No texto, você também vai encontrar caminhos para seguir as tendências e fazer tanto a carreira quanto os negócios decolarem! Acompanhe a leitura!

Aumento no investimento em treinamentos

De acordo com a Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024, realizada em 2023, o crescimento dos investimentos em treinamento por colaborador foi de 6%, em todos os setores.

O próximo ano deve seguir por esse caminho, então, dessa forma, investir na capacitação profissional e nos talentos da casa deve estar entre as metas e iniciativas das organizações que desejam crescimento e melhor desempenho em 2024.

Outro ponto importante do levantamento é que 94% das empresas brasileiras têm orçamento anual de treinamento definido, ou seja, se mostram atentas à importância do investimento em capacitação e aperfeiçoamento de seus colaboradores e colaboradoras, e já incluem o aporte no planejamento do ano.

Sendo assim, as organizações já podem começar a traçar o plano interno de treinamento e formação de pessoas para 2024, com foco no aumento do rendimento, no maior engajamento e na melhoria da qualidade da mão de obra.

Para isso, as empresas podem contar com os cursos in company, que são treinamentos e formações realizados para o público interno e, muitas vezes, pensado sob medida para cada organização. Com a modalidade de cursos in company, o investimento em treinamentos ganha mais eficiência e direcionamento, além de colaborar para a valorização dos talentos.

Mundo cada vez mais digital

Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Indústria 4.0, Chat GPT e tantos outros recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e das empresas. A vida acontece on e offline e não há como negar a era digital na qual vivemos.

Além das inovações, o local de trabalho também migra para o virtual, especialmente após a pandemia de Covid-19. A depender da atividade laboral, é possível trabalhar de qualquer parte do mundo, bastando apenas um acesso à Internet.

Nesse sentido, uma das tendências para os negócios em 2024 é o espaço cada vez mais digital e tecnológico.

No caso dos treinamentos, antes da pandemia, o volume de treinamento presencial era uma constante, com 70%, e, o EAD, 30%. Já no período pós-pandêmico, essa relação se inverteu para 30% das ações de treinamento presenciais, e o EAD subiu para 70%.

Somente em 2023 é que os indicadores começaram a apontar uma tendência de retorno ao presencial (38%), em comparação com o modelo EAD ao vivo, que diminuiu 30% este ano – em relação a 2022.

Um outro exemplo desse mundo digitalizado está na presença cada vez maior da Inteligência Artificial, em especial a chamada IA Generativa, como o ChatGPT, dividindo a mesa com os profissionais.

De acordo com um relatório divulgado recentemente pela EY, espera-se que a IA generativa “tenha um impacto descomunal no mercado de trabalho, nas carreiras e nos caminhos de aprendizagem, e nas realidades do trabalho.”

Para comprovar, no LinkedIn, o número de anúncios de emprego que mencionam o ChatGPT como um requisito desejável aumentou em 21 vezes nos perfis dos membros da plataforma, disparando 75%,mês após mês, em média, desde janeiro de 2023.

Portanto, podemos notar como a tendência da digitalização e da inovação atravessa os negócios e carreiras, e como é crucial se familiarizar com as ferramentas tecnológicas para se obter mais êxito.

Sendo assim, para atender a essa demanda e surfar na tendência, cursos e formações práticas e teóricas, voltados às novidades digitais, são o meio de alcançar as habilidades cada vez mais requisitadas no mundo do trabalho.

Maior investimento em segurança cibernética

Bem, diante do cenário no qual as transações financeiras, acordos de compra e venda, informações e dados trafegam cada vez mais e a todo momento de forma virtual, é fato que, para 2024 – e também para os próximos anos -, haja um investimento maior em segurança cibernética. Uma tendência puxa a outra, como podemos bem observar.

Até 2026, a Gartner, empresa de consultoria norte-americana, prevê que as organizações priorizem seus investimentos em segurança, com base no gerenciamento contínuo de exposição às ameaças (continuous threat exposure management – CTEM), uma abordagem sistêmica que permite às organizações avaliar a acessibilidade, exposição e exploração dos ativos digitais e físicos de uma companhia, de forma contínua e consistente. A iniciativa deve gerar uma redução de dois terços das violações.

Assim, é fundamental direcionar recursos e pessoal especializado para proteção virtual das empresas. Por meio da capacitação em segurança digital, é possível mitigar riscos e, quando houver qualquer problema de invasão de hackers, controlar a situação e revertê-la rapidamente, evitando mais danos e consequências negativas.

Negócios mais sustentáveis

Por fim, temos a tendência que aponta para a necessidade dos negócios se tornarem cada vez mais sustentáveis. E quando falamos em sustentabilidade, falamos para além da questão ambiental, falamos também da sustentabilidade social e da governança.

Trata-se da famosa agenda ESG, que apoia o equilíbrio ecológico e os direitos humanos a longo prazo.

Desse modo, para um negócio se destacar perante o mercado, ganhar em competitividade e ter uma boa imagem diante de parceiros e clientes, é essencial que se invista em práticas organizacionais sustentáveis.

Para isso, há certificações e formações relacionadas ao tema da ESG, que colaboram e atestam o compromisso da organização com o meio ambiente e com as comunidades interna e externa.

Sendo assim, a obtenção desse conhecimento e do selo, que comprova as iniciativas da empresa, indicam que o negócio está alinhado às tendências atuais e trilha o caminho da sustentabilidade e da responsabilidade enquanto organismo que impacta o mundo em que vive.

Fundação Vanzolini e as tendências para os negócios em 2024

Alinhada às tendências do mundo organizacional, a Fundação Vanzolini oferece cursos e formações que se alinham às principais demandas e necessidades de profissionais e organizações em 2024.

Com professores experientes e atuantes no mercado, a Vanzolini conta com um vasto portfólio de Cursos Livres, Cursos In Company e com a sua plataforma Vanzolini Play, que conecta ainda mais possibilidade e conhecimento, com flexibilidade, dinâmica e acessibilidade.

Para as empresas, a Fundação Vanzolini oferece certificação de produtos e sistemas de gestão.

Para os desafios econômicos, ambientais, técnicos e sociais de organizações, conte com a experiência e o compromisso da Fundação Vanzolini para fazer de 2024 um ano mais promissor!

Até o próximo!

Fontes:

https://forbes.com.br/carreira/2023/10/futuro-do-trabalho-4-tendencias-para-ficar-de-olho-em-2024/

18ª Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil

Posts Relacionados