Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Institucional Certificação

CERTIFICAÇÃO

Primeira no Brasil a certificar Sistemas de Gestão da Qualidade

A história da Fundação Vanzolini, como entidade certificadora, começou a ser concebida em 1988. Ao retornar de uma viagem à Inglaterra, o professor do Departamento de Engenharia de Produção, da USP, José Joaquim do Amaral Ferreira, atual diretor de Certificação da Fundação, trouxe a ideia de que a entidade poderia aplicar no Brasil, a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade da série ISO 9000.

Naquela época, as empresas brasileiras tinham dificuldade em exportar produtos por não seguirem especificações técnicas de qualidade, em gestão e produtos. Além de um contexto favorável, o professor sabia do interesse do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em fazer com que a certificação de qualidade para empresas começasse a acontecer no Brasil.

Dessa maneira, decidiu abrir um projeto interno na Fundação Vanzolini. Com o sistema pronto, foi submetido à avaliação do Inmetro que, de imediato, o aprovou e credenciou a Fundação Vanzolini como entidade número 1 no Brasil, apta a certificar Sistemas de Gestão da Qualidade da série ISO 9000.

Em 1990, a Fundação Vanzolini concedeu a primeira certificação ISO 9001 à empresa Cimento Serrana.

Para ser competitiva a Fundação Vanzolini buscou parcerias externas e conseguiu trazer para o Brasil a Quality Management Institute (QMI. Também se associou a grandes redes internacionais, a Independent International Organisation for Certification (IIOC), que representava as certificadoras comerciais; e a The International Certification Network (IQNet), que abrange as certificadoras europeias, com um perfil parecido com o da Fundação Vanzolini.

Desde então, o pilar de Certificação tem se dedicado a aperfeiçoar e manter o nível de excelência nas áreas da Construção Civil, Saúde, Segurança da Informação, Sustentabilidade, Automobilismo, Alimentação e da Gestão da Qualidade.

 

 

Missão, visão e valores

Missão

Contribuir para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do Brasil por meio dos serviços de avaliação da conformidade e certificação.

Visão

Ser o organismo de certificação referência no Brasil.

Valores

• Independência;
• Imparcialidade;
• Competência técnica;
• Agregação de valor;
• Espírito cooperativo externo e interno;
• Transparência;
• Confidencialidade;
• Vanguarda conceitual e tecnológica Política de gestão.

 

Política da Qualidade

Contribuir para a disseminação dos objetivos estatutários da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, por meio das atividades de avaliação e certificação da conformidade de produtos, processos e sistemas, observando os princípios abaixo:

  • Fornecer serviços de avaliação e certificação da conformidade com total imparcialidade e independência, com credibilidade e de forma ética e com valor agregado às partes interessadas;
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável, conciliando os interesses ambientais, econômicos e sociais das partes interessadas;
  • Comprometer-se com o atendimento aos requisitos legais, normas, regras, critérios e guias aplicáveis às atividades de avaliação e certificação da conformidade;
  • Apoiar, por meio dos nossos serviços, o atendimento aos requisitos legais das partes envolvidas na cadeia produtiva da avaliação e certificação da conformidade;
  • Identificar a necessidade de capacitar e desenvolver profissionalmente o nosso pessoal; e
  • Melhorar continuamente o nosso desempenho.

 

chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart: