As informações a seguir são orientações para o cliente sobre como funcionam as etapas que permeiam o processo de certificação, desde o início da solicitação de proposta até as regras para o uso da marca.
A seguir, também é possível encontrar Informações Complementares de certificações específicas.
Em caso de dúvidas, mande um e-mail para oac@vanzolini.org.br ou fale por meio de um dos telefones disponíveis em nossa página Contatos.
Além da Certificação, conheça aqui as outras entregas da Fundação Vanzolini para a sociedade:
Com a finalidade de garantir o melhor contato possível entre a Fundação Vanzolini e o cliente, é possível entrar em contato via telefone com os números indicados aqui ou via e-mail com a lista a seguir:
Área | Processo | Atividade | Endereço Eletrônico |
Cursos e Treinamento | Gestão, Atendimento, Vendas e Reclamações | - Dúvidas e informações sobre cursos abertos e in company; - Vendas e pós vendas de cursos in company; - Reclamações de cursos in company. | treinamentocert@vanzolini.org.br |
Departamento Comercial | Comercial | - Atendimento a público em geral; - Atendimento de clientes; - Atendimento a área operacional e financeira; - Atendimento a consultores e auditores. | comercial@vanzolini.org.br |
Relacionamento | - Atendimento ao público em geral; - Atendimento aos acreditadores; - Atendimento relacionados a Comunicação e Marketing; - Relacionamento com o mercado. | certific@vanzolini.org.br | |
Selo e Logomarca | - Dúvidas e solicitações a respeito de selo e logomarca. | projetomarca@vanzolini.org.br | |
Agendamento | - Atendimento de clientes; - Atendimento a área operacional e financeira; - Atendimento a consultores e auditores. | agendamento@vanzolini.org.br | |
Departamento Financeiro | Contas a Receber | - Monitoramento e acompanhamento de valores em aberto; - Prorrogações; - Acordos; - Conciliação bancária. | crecebercert@vanzolini.org.br |
Emissão e Envio de Notas Fiscais/Notas de Débito | - Cadastro; - Emissão e Envio de Faturas (NFs /Notas de Débito /Boletos). | enotascert@vanzolini.org.br | |
Faturamento | - Abertura de CC; - Análise de Contratos; - Envio de Cronogramas; - Programação de Faturamento. | faturamentocert@vanzolini.org.br | |
Departamento Operacional | Documentação do Cliente | - Recebimento da documentação de clientes para elaboração do plano de auditoria. | manual@vanzolini.org.br |
PAC | - Recebimento e envio do Plano de Ação Corretiva - PAC. | pac_cert@vanzolini.org.br | |
Plano de Auditoria | - Envio e recebimento de planos de auditoria. | planodeuditoria_cert@vanzolini.org.br | |
Logística | Logística | - Compra de passagens e hospedagens; - Transfer motorista executivo. | logistica@vanzolini.org.br |
Projetos | ESG | - Dúvidas, informações e reclamações sobre projetos relacionados a ESG e Sustentabilidade; - Recebimento de propostas de projetos e parcerias na área de ESG e Sustentabilidade. | projetosesg@vanzolini.org.br esg@vanzolini.org.br |
Qualidade | Resolução | - Denúncia; - Reclamação; - Apelação; - Notificação; - Dúvida/questionamento/ocorrência. | saccert@vanzolini.org.br |
Sustentabilidade | AQUA | - Atendimento técnico a clientes, consultores e auditores; - Apoio a cursos e projetos, comunicação e MKT, desenvolvimento comercial e demais áreas operacionais da FCAV; - Relacionamento com os organismos parceiros franceses. | seloaqua@vanzolini.org.br |
EPD Brasil | - Atendimento técnico a clientes, consultores e verificadores; - Apoio a cursos e projetos, comunicação e MKT, desenvolvimento comercial e demais áreas operacionais da FCAV; - Relacionamento com o organismo parceiro sueco. | epdbrasil@vanzolini.org.br | |
GHG | - Atendimento técnico a clientes, consultores e verificadores; - Apoio a cursos e projetos, à comunicação e MKT, ao desenvolvimento comercial e demais áreas operacionais da FCAV; - Relacionamento com o Inmetro e FGV. | ghg@vanzolini.org.br | |
GRI | gri@vanzolini.org.br | ||
PBE-Edifica | - Atendimento técnico a clientes, consultores e inspetores; - Apoio a cursos e projetos, à comunicação e MKT, ao desenvolvimento comercial e demais áreas operacionais da FCAV; - Relacionamento com o Inmetro. | pbe@vanzolini.org.br | |
Sustentabilidade/Projetos | Geral (AQUA, PBE, GHG, GRI, ESG, EPD Brasil etc.) | Atendimento geral não dirigido a processo específico. | sustentabilidade@vanzolini.org.br |
Etapas | Responsabilidade | Detalhes |
1 – Solicitação de proposta de certificação | Organização | Fazer solicitação por meio do preenchimento do formulário enviado pela Fundação Vanzolini ou fazer o download do formulário no site da Fundação Vanzolini, na internet. Em caso de dúvidas, contatar a Diretoria de Certificação nos números disponíveis aqui ou no CAP.04 - Relacionamento , Contato, E-mail e Processos deste Manual do Cliente. |
2 – Elaboração da proposta com as informações da organização | Fundação Vanzolini | Com base nos dados preenchidos e remetidos pela organização, a Fundação Vanzolini procede a sua análise crítica e encaminha a proposta de certificação. |
3 – Envio da proposta | Fundação Vanzolini | A Fundação Vanzolini envia a proposta comercial. |
4 – Aprovação da proposta | Organização | A aprovação da proposta deve ser feita no documento “Instrumento Particular de Contrato de Prestação de Serviços de Certificação” com as assinaturas e datas para a Pré-Auditoria / Auditorias Fase 1 e Auditoria Fase 2 (Certificação). |
5 – Abertura formal do processo de certificação | Fundação Vanzolini | Após a aprovação da proposta, será feita a abertura formal do processo de certificação, que será confirmada à organização por e-mail. |
6 – Confirmação formal das datas solicitadas | Fundação Vanzolini | A Fundação Vanzolini fará o agendamento da auditoria inicial, de acordo com a sugestão no aceite da proposta. Para o agendamento das auditorias de supervisão, a Fundação Vanzolini fará o contato com, pelo menos, três meses de antecedência. Contatos em relação às datas de auditorias deverão ser realizados com o Agendamento. |
7 – Envio do contrato | Organização | No momento do aceite da proposta, a organização deverá encaminhar duas vias do Instrumento Particular de Contrato de Prestação de Serviços de Certificação assinado para a Fundação Vanzolini, Rua Camburiú, 255, Alto da Lapa – CEP 05058-020- São Paulo – SP, ou, quando aplicável, proceder com a assinatura eletrônica. |
8 – Envio dos documentos solicitados | Organização | Para que o auditor possa elaborar o plano de auditoria, encaminhar todos os documentos solicitados à Fundação Vanzolini, dentro do prazo solicitado. Os documentos devem ser enviados para manual@vanzolini.org.br |
9 – Análise de documentos | Fundação Vanzolini | – |
10 – Envio do plano de auditoria | Fundação Vanzolini | A Fundação Vanzolini enviará o plano de auditoria para que a organização conheça, com antecedência, as áreas e ou processos a serem auditados, bem como os horários. Essa atividade é repetida antes de cada evento de auditoria (pré, fase 1 e fase 2, supervisão) |
11 – Pré-auditoria (opcional) | Fundação Vanzolini | A pré-auditoria não é obrigatória, mas é fortemente recomendada. |
12- Fase 1 obrigatória | Fundação Vanzolini | Esta fase pode ser realizada juntamente com a pré-auditoria. |
13 – Auditoria de certificação fase 2 | Fundação Vanzolini | A equipe auditora realiza a auditoria de certificação apresentando, ao final, o relatório de auditoria e sua recomendação. |
14 – Envio do plano de ações corretivas (PAC) | Organização | Após o término da auditoria Fase 2, a organização deve enviar o Plano de Ações Corretivas. (Submissão por e-mail para manual@vanzolini.org.br) |
15 – Submissão do relatório para a Comissão Técnica | Fundação Vanzolini / auditor | Após o termino da auditoria, a equipe auditora submete a documentação com o seu parecer para a análise da Comissão Técnica. |
16- Envio do plano de ações corretivas (PAC) | Organização | A análise da Comissão Técnica somente ocorre após o recebimento do Plano de Ações Corretivas e sua respectiva análise e ou aprovação por parte do auditor líder. |
17 – Análise pela Comissão Técnica | Fundação Vanzolini | A Comissão Técnica realiza a análise do processo de certificação. |
18 – Submissão do processo para o Diretor de Certificação | Fundação Vanzolini | Ocorrendo a ratificação do parecer da equipe de auditoria pela Comissão Técnica, o processo de certificação da organização é submetido para a deliberação do Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini. |
19 – Envio da Carta de Deliberação | Fundação Vanzolini | Após a deliberação do Diretor de Certificação, a organização recebe uma carta de confirmação da deliberação. |
20 – Envio do certificado | Fundação Vanzolini | Após aprovação do Diretor, o certificado é encaminhado para a organização. |
21 – Agendamento das datas das próximas auditorias | Fundação Vanzolini | Como forma da organização se planejar apropriadamente, após a certificação são informadas as datas padrões para as auditorias de supervisão. |
É possível encontrar o Formulário de Proposta na página da certificação escolhida e, após preenchimento, o documento deve ser enviado para o e-mail certific@vanzolini.org.br
EQUIPE AUDITORA
A Fundação Vanzolini possui uma equipe de auditores constituída por profissionais com experiência comprovada e formação técnica em práticas de auditoria.
Todos seus auditores são graduados e são qualificados mediante avaliações.
Antes da elaboração de uma proposta comercial, a Diretoria de Certificação efetua a análise crítica da solicitação do cliente, garantindo, dessa forma, que os auditores que serão alocados para realizar os eventos de auditoria possuam a competência necessária.
Após o agendamento das auditorias e antes da realização dos eventos in loco, a Fundação Vanzolini disponibiliza o currículo do auditor, que apresenta sua competência e experiência. Caso exista algum impedimento por parte da organização com relação a algum participante da equipe auditora alocada, a organização deverá se manifestar, com a possibilidade, mediante análise e comprovação da procedência da restrição, alterar a equipe auditora.
A Fundação Vanzolini promove uma série de atividades com os auditores, de forma a garantir o mais alto padrão de qualidade em sua prestação de serviço. Dentre algumas dessas atividades, pode-se citar:
a) Treinamentos específicos;
b) Planejamento de competências para os auditores;
c) Monitoramento das atividades da equipe auditora, por intermédio do “Questionário de Avaliação de Auditoria nos clientes”, bem como monitoramento do processo de auditoria por Comissão Técnica independente.
Seguem, abaixo, as explicações das classificações adotadas para os desvios encontrados durante a auditoria:
Não Conformidade Maior:
Não conformidade que afeta a capacidade do sistema de gestão de atingir os resultados pretendidos.
Nota (exemplificativa): Não conformidades poderiam ser classificadas como maiores nas seguintes circunstâncias:
Se houver uma dúvida significativa e evidenciada sobre a existência de um efetivo controle de processo, ou de que produtos ou serviços atendem aos requisitos especificados.
Um número de não conformidades menores associadas ao mesmo requisito ou assunto poderia demonstrar uma falha sistêmica e, assim, constituir uma não conformidade maior.
Não Conformidade Menor:
Não conformidade que não afeta a capacidade do sistema de gestão de atingir os resultados pretendidos.
A equipe auditora pode identificar e registrar oportunidades de melhoria, definidas, conforme abaixo, exceto se isso for proibido pelo Procedimento Específico da norma de referência:
Oportunidade de Melhoria:
Situação evidenciada de conformidade ao requisito, porém com sinais de tendência de perda de eficácia ou de uma não conformidade futura.
Esclarecimentos:
1) Oportunidades de melhoria relatadas devem incluir evidências da conformidade ao requisito;
2) Não conformidades não devem ser relatadas como oportunidades de melhoria.
Ao longo dos últimos anos, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini tem catalogado as principais dúvidas dos clientes. Espera-se que a lista abaixo possa elucidar suas dúvidas.
1- Quando eu devo solicitar a pré-auditoria?
Após a implementação do Sistema de Gestão, a organização deverá realizar, pelo menos, um ciclo de auditorias internas e análise crítica pela alta direção para solicitar a pré-auditoria.
2- Para que serve a pré-auditoria?
No início da década de 90, as organizações solicitavam a auditoria de certificação à Fundação Vanzolini sem nenhuma verificação prévia. Normalmente, os auditores detectavam problemas conceituais, como a não aplicação de requisitos que influenciavam fortemente as questões ambientais. Nesses casos, a certificação não podia ser recomendada, causando transtornos para a organização e certa decepção. Muitas vezes, os problemas advinham de uma incorreta interpretação da norma para o setor de negócio da organização. Com essa experiência adquirida, os Organismos de Certificação em todo o mundo passaram a realizar análises prévias, a fim de diminuir os riscos de não certificação por problemas de adequação. Essas análises prévias são as chamadas pré-auditorias.
3- Como é feita a pré-auditoria?
Esse é o primeiro contato da equipe auditora com os responsáveis da organização que pretende se certificar, e serve para aproximar as duas instituições, a Organização e a Certificadora, diminuindo a ansiedade da organização. Na pré-auditoria são seguidas todas as etapas da auditoria de certificação: reunião de abertura, investigação, relato das não conformidades e reunião de encerramento. Caso a organização opte, o auditor da auditoria de certificação poderá ser o mesmo da pré-auditoria.
A pré-auditoria tem como objetivo analisar criticamente a adequação do sistema de gestão da qualidade. Isso significa que os procedimentos e documentação (inclusive documentações legais) serão verificados em relação a sua adequação à norma de referência.
Ao final da pré-auditoria, a organização recebe um relatório, contendo todos os itens que devem ser corrigidos, identificados na amostragem realizada na pré-auditoria.
4- Qual é o prazo padrão entre a pré-auditoria e a auditoria de certificação fase 1 e fase 2?
Não existem prazos formais definidos. A data da auditoria de certificação fase 1 normalmente é agendada na continuação dos trabalhos desenvolvidos pela pré-auditoria. Se a pré-auditoria e a auditoria de certificação fase 1 não detectaram problemas graves, demonstrando que o sistema está implementado, a auditoria de certificação fase 2 pode ser realizada a qualquer momento, necessitando, apenas, de confirmação da disponibilização de auditores que possam auditar esse tipo de negócio. Se, ao contrário, a pré-auditoria detectar muitos problemas, que precisam de mais tempo para serem corrigidos, cabe apenas à organização definir o prazo necessário para estar preparado para a auditoria de certificação fase 2.
Recomenda-se o prazo de um mês entre a auditoria fase 1 e a auditoria de certificação fase 2.
5- No meu orçamento consta uma pré-auditoria de um dia. Eu acho que é pouco. Posso solicitar mais um ou dois dias de pré-auditoria?
Sim. A carga horária definida no orçamento é a mínima necessária para avaliar os itens principais da norma. Caso a organização deseje uma análise mais aprofundada, a carga horária da pré-auditoria pode ser aumentada. Haverá um aumento proporcional no preço do evento.
6- Posso optar por não realizar a pré-auditoria?
Sim. A Fundação Vanzolini recomenda fortemente a realização da pré-auditoria, porém, se a organização tem muita segurança na adequação e conformidade de seu sistema de gestão, não há problema algum em realizar a auditoria de certificação fase 1 sem a pré-auditoria.
7- O que é a auditoria de certificação fase 1?
A auditoria de certificação fase 1 é uma atividade que tem como principais funções:
a) verificar a documentação do sistema de gestão da qualidade;
b) avaliar a localização da organização e as condições específicas do local, além de avaliar com o pessoal da organização o grau de preparação para a auditoria fase 2;
c) analisar a situação e a compreensão da organização quanto aos requisitos da norma, em especial com relação à identificação e controle dos aspectos significativos, atendimento legal, auditoria interna e análise crítica do sistema de gestão;
d) coletar informações necessárias em relação ao escopo do sistema de gestão;
e) analisar a alocação de recursos para a Fase 2 e ajustar com a organização os detalhes da auditoria Fase 2.
8- Quem faz parte da equipe auditora?
A equipe auditora normalmente é formada por um ou mais auditores. Esses auditores são profissionais com experiência em auditorias e conhecimento no ramo de atividade da organização. Normas internacionais adotadas pela Fundação Vanzolini garantem que o auditor possui conhecimento do ramo do negócio a ser auditado.
9- Se o auditor não achar desvios na pré-auditoria, já posso receber o certificado?
Não. A pré-auditoria tem objetivo distinto da auditoria de certificação. A pré-auditoria tem como objetivo verificar se a organização atende a alguns requisitos principais do sistema de gestão e não tem abrangência de amostragem necessária para confirmar a implementação completa de todos os requisitos da norma de Sistema de Gestão da Qualidade.
A verificação da implementação dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade e das disposições planejadas é feita, em parte, na Auditoria de Certificação Fase 1 ( aprox. 20 %) e, em parte, na Auditoria de Certificação Fase 2 (aprox. 80%), que não podem ser dispensadas de forma alguma.
10- Como saberei que áreas serão auditadas na pré-auditoria e ou auditoria de certificação fase 1, auditoria de certificação fase 2 e auditoria de supervisão?
Após o recebimento dos documentos solicitados, a equipe auditora elabora um plano de auditoria, contendo os processos a serem auditados e horários que serão avaliados. O plano é enviado com sete dias de antecedência, para que a organização possa se preparar para receber a equipe.
11- Por que devem ocorrer auditorias de supervisão (acompanhamento) nas instalações da empresa?
A finalidade das auditorias de supervisão é garantir que o sistema de gestão certificado continua atendendo aos requisitos da norma do Sistema de Gestão da Qualidade e as disposições planejadas. As auditorias de supervisão devem ser realizadas, no mínimo, uma vez por ano. A data das auditorias de supervisão não deve ultrapassar 12 meses, a partir da data de concessão do Certificado.
12- Posso ter acesso ao currículo do auditor?
Sim. Ao receber o plano de auditoria, o nome dos auditores é informado ao cliente. Basta consultar o endereço eletrônico citado na folha de rosto do plano de auditoria para que a organização possa acessar os currículos dos auditores.
13- Quais são os possíveis resultados de uma auditoria de certificação fase 2.
A equipe auditora, com base nas constatações da auditoria, pode tomar as seguintes decisões:
14- Para a recomendação da certificação, é necessária uma auditoria documental ou in-loco para fechar as não conformidades menores? Em resumo, posso ser certificado com não conformidades menores, cujas ações de correção ainda não estejam finalizadas?
Desde que não existam não conformidades maiores detectadas pela equipe auditora, é possível obter a certificação com não conformidades menores, ainda sem as ações de correção implantadas. A Fundação Vanzolini aceita para as não conformidades menores um plano de ação corretiva, não incorrendo em custos extras para o cliente.
Na auditoria seguinte, será verificado o tratamento das não conformidades menores. Esse é um ponto importante que diferencia a metodologia da Fundação Vanzolini em relação às demais certificadoras.
15- O que é a “recertificação”? Ela é obrigatória?
Antes do término da validade do Certificado da organização, o Sistema de Gestão da Qualidade necessita ser reavaliado de forma completa, para que a certificação seja renovada. Esse evento é chamado de auditoria de “recertificação”. A auditoria de “recertificação” é obrigatória, se a organização pretende continuar certificada.
16- O que é a Comissão Técnica?
A Comissão Técnica é um grupo de pessoas devidamente qualificadas e independentes, que tem como função avaliar todo o trabalho da equipe auditora e confirmar ou não a conclusão das auditorias emitidas pela equipe de auditores.
São objetivos da Comissão Técnica: garantir a confiabilidade, imparcialidade e qualidade de todo o processo.
17- Essa Comissão se reúne de quanto em quanto tempo? Onde?
A Comissão Técnica apresenta rapidez e agilidade nas suas decisões, analisando os relatórios de auditoria, semanalmente, nas instalações da Fundação Vanzolini. Como é uma Comissão formada por brasileiros e que se reúnem no Brasil, o processo de decisão é rápido, o que encurta o tempo entre a auditoria e a emissão dos Certificados.
18- O que é IQNET e o que significa o certificado IQNET?
A IQNET é uma rede internacional de entidades certificadoras, estabelecida na Suíça, com a participação de certificadoras do mundo inteiro. As certificadoras que fazem parte da rede da IQNET respondem por, aproximadamente, 30% dos certificados emitidos no mundo.
A Fundação Vanzolini é membro pleno da IQNET e é o único organismo de certificação brasileiro escolhido para fazer parte dessa entidade.
Um certificado IQNET significa um reconhecimento mundial, pois as principais certificadoras do mundo fazem parte da rede e podem, caso seja necessário, emitir certificados conjuntos com base na análise feita pela Fundação Vanzolini no Brasil.
19- O que significa acreditação junto à Cgcre?
Ter a acreditação junto à Cgcre significa que existem os seguintes controles sobre a atuação da Fundação Vanzolini, dentre outros estabelecidos em norma:
Mais informações podem ser obtidas no site: www.inmetro.gov.br
20- Posso usar a marca de certificação no meu produto?
Não. Existem regras que devem ser seguidas no uso da Fundação Vanzolini e da marca de certificação. A Fundação Vanzolini define um procedimento que deve ser seguido pela organização certificada.
Neste manual, no capítulo 11, trata-se especificamente das regras para uso da marca. Consulte!
21- Sou obrigado a usar a marca da Fundação Vanzolini quando anunciar ao mercado minha certificação?
Ao contrário de alguns organismos de certificação, a Fundação Vanzolini não obriga que a organização utilize o selo da Fundação Vanzolini em suas propagandas, ainda que recomende fortemente sua aplicação. A organização é livre para comunicar a certificação, dentro de regras internacionais e nacionais vigentes. Contudo, é vedada a criação de selo ou marcas próprias para este fim, podendo incorrer em violação de marcas já registradas.
22- A Fundação Vanzolini pode fornecer consultoria para implementar o Sistema de Gestão da Qualidade?
Não. Conforme regras internacionais e regras éticas internas da Fundação Vanzolini, não existe a possibilidade de fornecimento de serviços de consultoria para implementação de qualquer norma que a Fundação Vanzolini certifique.
A Fundação Vanzolini também não recorre a subterfúgios para tal atividade como uso de organizações coligadas ou controladas.
A Fundação Vanzolini atua como parceira das organizações de consultoria, reconhecendo, incentivando e até atualizando-as; nunca atua como concorrente.
23- Quais são os critérios para escolher uma certificadora e avaliar as propostas?
Na sua escolha, leve em consideração (não necessariamente nesta ordem):
24- Posso utilizar o símbolo da ISO e o nome “ISO” estampado em meus produtos?
Não! O símbolo da ISO, e a marca “ISO” são marcas registradas que possuem regras próprias para a sua utilização. Por favor, verifiquem no link, informado abaixo, as regras de sua utilização, de forma a não incorrer em qualquer penalização:
http://www.iso.org/iso/home/name_and_logo.htm
25- No caso de outras dúvidas, a quem devo consultar?
Fale conosco pela área de Contatos ou nos e-mails listados no CAP.04 - Relacionamento, Contato, E-mail e Processos deste Manual do Cliente.
A Fundação Vanzolini, ao longo do processo de certificação, pode ter acesso às informações confidenciais relativas à organização (ex.: projetos, tecnologia, mercado de atuação, fornecedores, etc.) e aos seus processos produtivos e administrativos.
Todo o pessoal que trabalha na Diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini e também os auditores, que são profissionais contratados para um determinado serviço, assinam o código de conduta, que estabelece os procedimentos de trabalho, incluindo vários princípios relacionados ao sigilo, à confidencialidade e à ausência de conflito de interesse. A organização deve se comprometer também a adotar medidas que impeçam quaisquer ameaças à imparcialidade da equipe auditora.
As informações sobre a organização não são reveladas a terceiros sem o consentimento, por escrito, do cliente. Caso a lei exija que tais informações sejam dadas ao conhecimento de terceiros, o cliente é formalmente informado, conforme estabelecido na lei.
A organização deve informar ao organismo de certificação, sem demora, das questões que possam afetar a capacidade do sistema de gestão de continuar a atender aos requisitos da norma usada para certificação.
A organização deve concordar e franquear o mesmo acesso dado ao auditor da entidade certificadora à equipe avaliadora do organismo acreditador, caso seu processo seja amostrado para auditoria testemunha. Se mudanças ocorrerem, deve oferecer uma justificativa apropriada.
A organização deve demonstrar capacidade de resposta às reclamações sempre que acionada por partes interessadas ou organismo certificador.
Baixe aqui o Guia de Uso e Aplicação da Marca de Certificação.
As reclamações dos clientes da Fundação Vanzolini podem ser documentadas e encaminhadas através do questionário de avaliação entregue ao final de cada auditoria realizada, ou mediante qualquer outro meio.
Todas as reclamações são analisadas criticamente e são tomadas as devidas ações de melhoria e/ou ações corretivas.
Caso a organização não concorde com as deliberações da Fundação Vanzolini, ela poderá iniciar um processo de apelação, dirigido ao nível competente da Fundação Vanzolini.
Após análise, a decisão será informada à organização.
É possível, também, entrar em contato diretamente pelo e-mail saccert@vanzolini.org.br.
A Fundação Vanzolini possui regras claramente estabelecidas para suspensão ou cancelamento da certificação. Tais regras estão definidas nos contratos firmados entre as partes.
A qualquer momento a organização poderá solicitar a redução ou aumento do escopo de certificação, devendo contatar a área comercial da Fundação Vanzolini.
As inclusões ou exclusões de sites também podem ser realizadas durante a vigência do contrato, devendo a organização manifestar seu interesse junto à área comercial da Fundação Vanzolini.
Importante: Em caso de suspensão, cancelamento ou término do contrato de certificação com a Fundação Vanzolini, a organização deve retirar de sua propaganda, sitio na internet ou outro meio de comunicação que tenha utilizado a marca e referência à Fundação Vanzolini da certificação do seu Sistema de Gestão. O direito de uso da marca de certificação termina na não renovação contratual ou anulação da concessão dos Certificados da Fundação Vanzolini e IQNET.
Ao final da auditoria, o auditor líder apresentará à organização os comprovantes das despesas da equipe auditora, juntamente com o formulário “controle de despesas”, preenchido para aprovação. O valor total das despesas deverá ser reembolsado à Fundação Vanzolini que efetuará o reembolso ao auditor.
Na lista abaixo estão os adendos específicos das seguintes normas:
Adendo ao CAP. 09 – PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES
1. O que é um Sistema de Gestão Ambiental?
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um conjunto estruturado de políticas, processos e práticas que uma organização implementa para gerenciar suas responsabilidades ambientais de forma eficaz. O objetivo de um SGA é melhorar o desempenho ambiental da organização, garantindo a conformidade com as regulamentações ambientais e promovendo a sustentabilidade.
O SGA é frequentemente baseado em normas internacionais, como a ISO 14001, que fornece uma estrutura para a gestão ambiental e é reconhecida globalmente. A adoção de um SGA pode resultar em benefícios como redução de custos operacionais, melhoria da imagem corporativa, conformidade regulatória, redução do passivo ambiental e contribuição para a sustentabilidade.
2. O que são aspectos ambientais significativos?
Aspectos ambientais significativos são elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que têm ou podem ter um impacto importante no meio ambiente. Identificar esses aspectos é um passo crucial no desenvolvimento e na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pois permite à organização focar seus esforços de gestão nos fatores que têm maior potencial de impacto ambiental.
A identificação dos aspectos ambientais significativos envolve a análise de diversas atividades da organização e a avaliação de como essas atividades interagem com o meio ambiente.
Os aspectos podem ser positivos ou negativos e podem incluir:
a) Emissões para o ar: Poluentes liberados na atmosfera, como gases de escape, vapores e poeiras.
b) Descargas para a água: Efluentes líquidos lançados em corpos d'água, como rios, lagos ou redes de esgoto.
c) Uso de recursos naturais: Consumo de água, energia, matérias-primas e outros recursos naturais.
d) Geração de resíduos: Produção de resíduos sólidos, perigosos e não perigosos, e sua disposição final.
e) Uso do solo: Impactos causados por mudanças no uso do solo, como construção de instalações, desmatamento ou agricultura.
f) Ruído e vibração: Emissão de ruídos e vibrações que podem afetar a qualidade de vida das comunidades vizinhas.
g) Impactos na biodiversidade: Efeitos sobre a flora e fauna locais, incluindo habitats naturais e espécies protegidas.
Após a identificação, os aspectos ambientais são avaliados quanto à sua significância, considerando critérios, por exemplo, como a magnitude do impacto, a frequência, a sensibilidade do meio ambiente afetado, requisitos legais aplicáveis e preocupações das partes interessadas.
Aspectos considerados significativos são aqueles que requerem uma gestão mais rigorosa e ações específicas para mitigação e controle. A gestão eficaz dos aspectos ambientais significativos é essencial para reduzir impactos negativos, melhorar o desempenho ambiental da organização e cumprir com a legislação ambiental vigente.
3. O que trata a norma ISO 14001:2015?
A ISO 14001 é uma norma internacional que especifica requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela fornece uma estrutura que as organizações podem seguir para melhorar seu desempenho ambiental, cumprir com obrigações legais e alcançar objetivos ambientais.
A norma é aplicável a qualquer organização, independentemente de seu tamanho, tipo ou natureza.
Aqui estão os principais elementos da ISO 14001:
a) Contexto da Organização: Entender o contexto externo e interno relevante para a sua missão e os impactos ambientais.
b) Liderança: Envolvimento da alta administração no SGA, estabelecimento de uma política ambiental e definição de responsabilidades e autoridades.
c) Planejamento: Identificação dos aspectos ambientais, avaliação de impactos significativos, análise de riscos e oportunidades, e definição de objetivos ambientais e planos de ação.
d) Suporte: Disponibilização de recursos, treinamento, comunicação, e controle de documentos e registros necessários para o SGA.
e) Operação: Implementação dos planos e controles operacionais para gerenciar os aspectos ambientais significativos e cumprir os objetivos estabelecidos.
f) Avaliação de Desempenho: Monitoramento, medição, análise e avaliação do desempenho ambiental, incluindo auditorias internas e revisão pela alta administração.
g) Melhoria: Ações para tratar não conformidades, implementar ações corretivas e promover a melhoria contínua do SGA.
A ISO 14001 é parte da família de normas ISO 14000, que aborda vários aspectos da gestão ambiental, fornecendo ferramentas práticas para organizações de todos os tipos e tamanhos que buscam gerenciar suas responsabilidades ambientais.
4. Quais são os benefícios de uma certificação do Sistema de Gestão Ambiental?
Uma organização que busca a certificação deve demonstrar a conformidade com todos os requisitos da norma por meio de auditorias externas. A certificação ISO 14001 realizada por organismos de certificação acreditados, independentes e reconhecidos costuma trazer os seguintes benefícios:
a) Maior Aderência à Conformidade Legal: Ajuda a garantir que a organização cumpra todas as regulamentações ambientais aplicáveis.
b) Redução de Custos: Pode levar à redução do consumo de recursos e à minimização de resíduos, resultando em economia de custos.
c) Melhoria da Imagem Corporativa: Demonstra o compromisso da organização com a gestão ambiental, o que pode melhorar sua reputação e relações com partes interessadas.
d) Gestão de Riscos: Melhora a capacidade de identificar e gerenciar riscos ambientais.
e) Sustentabilidade: Contribui para o desenvolvimento sustentável, reduzindo impactos ambientais negativos.
f) Redução do Passivo Ambiental: Uma maior aderência à conformidade legal e uma maior capacidade de identificar e gerenciar aspectos ambientais reduz os riscos de autuação ou de interrupção das atividades por conta de violação de normas ambientais.
Adendo ao CAP.05 - ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
– Item 12 do quadro:
Fase 1- É obrigatória a realização de Consulta às partes interessadas. Para isso, a organização deve disponibilizar a relação das partes interessadas com os contatos. O auditor líder deve conduzir a consulta antes da auditoria fase 2.
ADENDO ESPECÍFICO AO MANUAL DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE PARA VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INVENTÁRIOS DE GASES DE EFEITO ESTUFA (ISO 14064 – OVV – GHG/GEE)
1. DECLARAÇÕES DE GEE
1.1. Para Declarações de GEE das organizações, a Fundação Vanzolini realiza:
1.1.1. Verificação de Inventário Organizacional de GEE conforme ABNT NBR ISO 14064-1
1.1.2. Verificação de Inventário Organizacional de GEE conforme Programa Brasileiro GHG Protocol para Registro Público das Emissões e outros usos (ex.: CDP Climate Change, Selo Paraná, etc.)
1.1.3. Verificação de projetos de GEE conforme ABNT NBR ISO 14064-2
1.1.4. Validação de projetos de GEE conforme ABNT NBR ISO 14064-2
1.1.5. Emissão de Declarações de GEE conforme ABNT NBR ISO 14064-3
1.2. Após a validação ou verificação, a Fundação Vanzolini emite a Declaração de Validação ou Verificação e/ou Certificados.
2. EQUIPE DE VALIDADORES OU VERIFICADORES
2.1. A Fundação Vanzolini possui uma equipe de validadores ou verificadores constituída por profissionais com experiência comprovada e formação técnica em práticas de validação ou verificação. Todos seus validadores ou verificadores são graduados e são qualificados mediante avaliações.
2.2. Antes da elaboração de uma proposta comercial, a Diretoria de Certificação, efetua a análise crítica da solicitação do cliente, garantindo, desta forma, que os validadores ou verificadores que serão alocados para realizar os eventos de validação ou verificação possuam a competência necessária.
2.3. Após o agendamento das validações ou verificações e antes da realização dos eventos “in loco”, a Fundação Vanzolini, disponibiliza o Currículo do validador ou verificador, o qual apresenta a sua competência e experiência. Caso exista algum impedimento por parte da organização com relação a algum participante da equipe de validadores ou verificadores alocada, a organização deverá se manifestar, com a possibilidade, mediante análise e comprovação da procedência da restrição, alterar a equipe de validadores ou verificadores.
2.4. A Fundação Vanzolini promove uma série de atividades com os validadores ou verificadores, de forma a garantir o mais alto padrão de qualidade em sua prestação de serviço. Dentre algumas destas atividades, pode-se citar: Treinamentos específicos; Planejamento de competências para os validadores ou verificadores; Monitoramento das atividades da equipe de validadores ou verificadores, por intermédio do “Questionário de Avaliação de Auditoria nos clientes”, bem como monitoramento do processo de validação ou verificação pela Comissão Técnica independente.
3. DIMENSIONAMENTO DA VALIDAÇÃO OU VERIFICAÇÃO
3.1. O dimensionamento da validação ou verificação atende às Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol que pode ser visualizado na íntegra no site http://www.ghgprotocolbrasil.com.br/especificacoes-de-verificacao
4. DEFINIÇÕES: NÃO CONFORMIDADE MAIOR, NÃO CONFORMIDADE MENOR E OPORTUNIDADE DE MELHORIA
4.1. A não conformidade ocorre quando erros ou omissões identificadas afetam a materialidade da Declaração de GEE da organização, de maneira a afetar o usuário pretendido.
4.1.1. Não Conformidade Maior: Não conformidade que afeta a capacidade da Declaração de GEE da Organização Inventariante e seu sistema de informações de GEE de atingir os resultados pretendidos. Não conformidades poderiam ser classificadas como maiores nas seguintes circunstâncias: se houver uma dúvida significativa e evidenciada sobre a existência de um efetivo controle de processo, ou de que produtos ou serviços atendem aos requisitos especificados; ou um número de não conformidades menores associadas ao mesmo requisito ou assunto poderia demonstrar uma falha sistêmica e assim constituir uma não conformidade maior.
4.1.2. Não Conformidade Menor: Não conformidade que não afeta a capacidade da Declaração de GEE da Organização Inventariante e seu sistema de informações de GEE de atingir os resultados pretendidos.
4.2. A equipe de validadores ou verificadores pode identificar e registrar oportunidades de melhoria, exceto se isso for proibido pelo Procedimento Específico da norma de referência.
4.2.1. Oportunidade de Melhoria: Desvio isolado, comprovadamente não generalizado, que não possui relevância ou impacto sobre a capacidade da Declaração de GEE da Organização Inventariante e seu sistema de informações de GEE em alcançar os objetivos traçados na norma de referência.Vulnerabilidade do sistema de informações de GEE, que evidencia a possibilidade de uma não conformidade futura.
4.3. Uma discrepância ou agrupamento de discrepâncias em uma Declaração de GEE é considerada material, baseada no nível de confiança acordado.
5. REGRAS PARA O USO DA MARCA
5.1. Além das regras de uso da marca no Manual do Cliente e no contrato, a Organização cujo Sistema de Gestão de informações de GEE possui os Certificados emitidos pela Fundação Vanzolini e IQNet está autorizada a usar a marca de certificação da Fundação Vanzolini/IQNet (selo), observando-se que as declarações da certificação devem indicar que os produtos referidos são procedentes de uma organização cujo Sistema de Gestão de informações de GEE foi certificado pela Fundação Vanzolini e IQNet e não podem ser utilizadas nos produtos e em suas embalagens e devem conter a referência a identificação da organização certificada.
5.2. Modelo de declaração que pode ser utilizada: “Este produto foi fabricado pela organização (identificar a organização) cuja Declaração de Emissões de GEE é certificado pela Fundação Vanzolini, com referência na NBR ISO 14064:2007”. O Termo “fabricado”, para organizações de serviço, pode ser adaptado aos termos utilizados no segmento da organização.
5.3. Como meio de melhor elucidar a marca de certificação da Fundação Vanzolini/IQNet para indicar quando um produto foi feito sob um sistema de gestão de informações de GEE, a tabela abaixo indica as permissões, e restrições, de uso da marca de certificação fornecida da Fundação Vanzolini e no uso de declarações usadas para a divulgação da certificação:
No produto e na sua embalagem | Em recipientes maiores, etc. usados para o transporte de produtos, veículos de transporte | Em panfletos, WebSites, etc. para divulgação da certificação, desde que dentro do escopo coberto pela mesma | ||
Uso da Marca | Sem declaração | Não permitido | Não permitido | Permitido |
Com declaração | Não permitido | Não permitido | Permitido | |
Uso somente da declaração | Não permitido | Permitido | Permitido |
6. PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQÜENTES
6.1. Quando eu devo solicitar a Pré-Validação ou verificação? Após a implementação do Sistema de Gestão ou Sistema de informações de GEE, a organização deverá realizar pelo menos um ciclo de validações ou verificações internas e análise crítica pela alta direção para solicitar a Pré-Validação ou verificação.
6.2. Para que serve a Pré-Validação ou verificação? Serve para realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos de não certificação por problemas de adequação das normas e programas de GEE. Estas análises prévias são as chamadas Pré-Validações ou verificações.
6.2.1. A pré-validação ou verificação tem como objetivo analisar criticamente a adequação do sistema de de informações de GEE e a Declaração de GEE da organização inventariante, ou o projeto de GEE. Isso significa que os procedimentos e documentação (inclusive documentações legais) serão verificados em relação a sua adequação à norma de referência.
6.3. Como é feita a Pré-Validação ou verificação? Este é o primeiro contato da equipe de validadores ou verificadores com os responsáveis da Organização que pretende se certificar e serve para aproximar as duas instituições, a Organização e a Certificadora, diminuindo a ansiedade da organização. Na pré-validação ou verificação são seguidos todas as etapas da validação ou verificação de certificação: reunião de abertura, investigação, relato das não-conformidades e reunião de encerramento. Caso a Organização opte, o validador ou verificador da validação ou verificação de certificação poderá ser o mesmo da pré-validação ou verificação.
6.3.1 Ao final da pré-validação ou verificação, a organização recebe um relatório contendo todos os itens que devem ser corrigidos, identificados na amostragem realizada na pré-validação ou verificação.
6.4. Qual é o prazo padrão entre a pré-validação ou verificação e a validação ou verificação de certificação fase 1 e fase 2? Não existem prazos formais definidos. A data da validação ou verificação de certificação fase 1 normalmente é agendada na continuação dos trabalhos desenvolvidos pela pré-validação ou verificação. Se a pré-validação ou verificação e a validação ou verificação de certificação fase 1 não detectaram problemas graves demonstrando que o sistema está implementado, a validação ou verificação de certificação fase 2 pode ser realizada a qualquer momento, necessitando apenas a confirmação da disponibilização de validadores ou verificadores que possam auditar este tipo de negócio. Se, ao contrário, a pré-validação ou verificação detectar muitos problemas que precisam de mais tempo para serem corrigidos, cabe apenas à organização definir o prazo necessário para estar preparado para a validação ou verificação de certificação fase 2. Recomenda-se o prazo de um mês entre a validação ou verificação fase 1 e a validação ou verificação de certificação fase 2.
6.5 No meu orçamento consta uma pré-validação ou verificação de um dia. Eu acho que é pouco. Posso solicitar mais um ou dois dias de pré-validação ou verificação? Sim. A carga horária definida no orçamento é a mínima necessária para avaliar os itens principais da norma. Caso a organização deseje uma análise mais aprofundada, a carga horária da pré-validação ou verificação pode ser aumentada. Haverá um aumento proporcional no preço do evento.
6.6. Posso optar por não realizar a pré-validação ou verificação? Sim. A Fundação Vanzolini recomenda fortemente a realização da pré-validação ou verificação, porém, se a organização tem muita segurança na adequação e conformidade de seu sistema de gestão, não há problema algum em realizar a validação ou verificação de certificação fase 1 sem a Pré-validação ou Pré-verificação.
6.7. O que é a validação ou verificação de certificação fase 1? A validação ou verificação de certificação fase 1 é uma atividade que tem como uma das principais funções:
6.7.1. verificar a documentação referente à Declaração de GEE;
6.7.2. avaliar a localização da organização e as condições específicas do local e avaliar com o pessoal da organização o grau de preparação para a validação ou verificação fase 2;
6.7.3. analisar a situação e a compreensão da organização quanto aos requisitos da norma, em especial com relação às informações de GEE, checagem rotineira interna e análise crítica do sistema de informações de GEE;
6.7.4. coletar informações necessárias em relação ao escopo do sistemade informações de GEE,
6.7.5. analisar a alocação de recursos para a Fase 2 e ajustar com a organização os detalhes da validação ou verificação Fase 2.
6.8. Quem faz parte da equipe de validadores ou verificadores? A equipe de validadores ou verificadores normalmente é formada por um ou mais validadores ou verificadores. Estes validadores ou verificadores são profissionais com experiência em validações ou verificações e conhecimento no ramo de atividade da organização. Normas internacionais adotadas pela Fundação Vanzolini garantem que o validador ou verificador possui conhecimento do ramo do negócio a ser auditado.
6.9. Se o validador ou verificador não encontrar desvios na Pré-Validação ou verificação, já posso receber o certificado? Não. A Pré-Validação ou verificação tem objetivo distinto da validação ou verificação de certificação. A Pré-Validação ou verificação tem como objetivo verificar se a organização atende a alguns requisitos principais do sistema deinformações de GEE, esta validação ou verificação não tem a abrangência de amostragem necessária para confirmar a implementação completa de todos os requisitos da norma NBR ISO 14064 Gases de Efeito Estufa e Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol.
6.9.1. A verificação da implementação dos requisitos das normas e programas, e das disposições planejadas é feita em parte na Validação ou verificação de Certificação Fase 1 ( aprox. 20 %) e em parte na Validação ou verificação de Certificação Fase 2 (aprox. 80%), que não podem ser dispensadas de forma alguma.
6.10. Como saberei que áreas serão avaliadas? Após o recebimento dos documentos solicitados, a equipe de validadores ou verificadores elabora um plano de validação ou verificação contendo os processos a serem auditados e horários que serão avaliados. O plano é enviado com 7 dias de antecedência, para que a organização possa se preparar para receber a equipe.
6.11. Por que devem ocorrer validações ou verificações de supervisão (acompanhamento) nas instalações da empresa? A finalidade das validações ou verificações de supervisão é garantir que o sistema de gestão certificado continua atendendo aos requisitos da norma ISO 14064 Gases de Efeito Estufa e as disposições planejadas. As validações ou verificações de supervisão devem ser realizadas no mínimo uma vez por ano. A data das validações ou verificações de supervisão não deve ultrapassar 12 meses, a partir da data de concessão do certificado. Para verificação da Declaração do Inventário de GEE sem a certificação ISO 14064 Gases de Efeito Estufa, o prazo é anual.
6.12. Posso ter acesso ao currículo do validador ou verificador? Sim. Ao receber o plano de validação ou verificação o nome dos validadores ou verificadores é informado ao cliente. Basta consultar o endereço eletrônico citado na folha de rosto do plano de validação ou verificação para que a organização possa acessar os currículos dos validadores ou verificadores.
6.13. Quais são os possíveis resultados de uma validação ou verificação de certificação fase 2? A equipe de validadores ou verificadores, com base nas constatações da validação ou verificação, pode tomar as seguintes decisões:
6.13.1 Recomendação da certificação ( quando não for encontradas não conformidades e as discrepâncias encontradas não alterarem a Declaração de GEE);
6.13.2 Recomendação da certificação com validação ou verificação de “follow up” (“in loco” ou “documental”) para resolução das não conformidades menores críticas;
6.13.3 Recomendação da certificação com validação ou verificação “extra” nos requisitos considerados críticos;
6.13.4 Não recomendação da certificação.
6.14. Para a recomendação da certificação, é necessária uma validação ou verificação documental ou “in-loco” para fechar as não conformidades menores? Em resumo, posso ser certificado com não conformidades menores cujas ações de correção ainda não estejam finalizadas? Desde que não existam não conformidades maiores detectadas pela equipe de validadores ou verificadores, é possível obter a certificação com não conformidades menores ainda sem as ações de correção implantadas, desde que as discrepâncias encontradas não altere a Declaração de GEE da organização. A Fundação Vanzolini aceita para as não conformidades menores um plano de ação corretiva, não incorrendo em custos extras para o cliente.
6.14.1. Na validação ou verificação seguinte será verificado o tratamento das não conformidades menores. Este é um ponto importante que diferencia a metodologia da Fundação Vanzolini em relação às demais certificadoras.
6.14.2. Para verificação da Declaração do Inventário de GEE sem a certificação ISO 14064 Gases de Efeito Estufa, a Declaração de Verificação só será emitida após as correções de discrepâncias encontradas que altere a Declaração de GEE da organização.
6.15. O que é a recertificação? Ela é obrigatória? Antes do término da validade do Certificado da organização, o sistema de informações de GEE necessita ser reavaliado de forma completa, para que a certificação seja renovada. Esse evento é chamado de “validação ou verificação de recertificação”. Conforme regras do IAF – International Accreditation Forum, a validação ou verificação de recertificação é obrigatória, assim como as regras definidas nacionalmente pela Cgcre, se a organização pretende continuar certificada.
6.16. O que é a Comissão Técnica? A Comissão Técnica é um grupo de pessoas devidamente qualificadas e independentes, que tem como função avaliar todo o trabalho da equipe de validadores ou verificadores e confirmar ou não a conclusão das validação ou verificaçãos emitidas pela equipe de validadores ou verificadores. São objetivos da Comissão Técnica: garantir a confiabilidade, imparcialidade e qualidade de todo o processo.
6.17. Essa Comissão se reúne de quanto em quanto tempo? Onde? A Comissão Técnica apresenta rapidez e agilidade nas suas decisões, analisando os relatórios de validação ou verificação, semanalmente, nas instalações da Fundação Vanzolini.
6.18. O que é IQNET e o que significa o certificado IQNET? A IQNET é uma rede internacional de entidades certificadoras, estabelecida na Suíça com a participação de certificadoras no mundo inteiro. As certificadoras que fazem parte da rede da IQNET respondem por aproximadamente 30% dos certificados emitidos no mundo. A Fundação Vanzolini é membro pleno da IQNET e é o único organismo de certificação brasileiro escolhido para fazer parte desta entidade. Um certificado IQNET significa um reconhecimento mundial, pois as principais certificadoras do mundo fazem parte da IQNET e podem, caso seja necessário, emitir certificados conjuntos com base na análise feita pela Fundação Vanzolini no Brasil.
6.19. O que significa acreditação junto à Cgcre? Ter a acreditação junto à Cgcre significa que existem os seguintes controles sobre a atuação da Fundação Vanzolini, dentre outros estabelecidos em norma:
6.19.1. Verificação contínua da capacitação das equipes de validadores ou verificadores por meio de validações ou verificações periódicas;
6.19.2. Verificação contínua do cumprimento do dimensionamento mínimo para as validações ou verificações, conforme regras definidas pelo IAF;
6.19.3. Verificação contínua sobre a isenção e postura ética do organismo certificador.
6.19.4. Mais informações podem ser obtidas no site: www.inmetro.gov.br
6.20. Posso usar a marca de certificação no meu produto? Não. Existem regras que devem ser seguidas no uso do selo da Fundação Vanzolini e da marca de certificação. A Fundação Vanzolini define um procedimento que deve ser seguido pela organização certificada. Por exemplo, é proibido o uso da ISO 14064 na embalagem primária.
6.21. Sou obrigado a usar a marca da Fundação Vanzolini quando anunciar ao mercado minha certificação? Ao contrário de alguns organismos de certificação, a Fundação Vanzolini não obriga que a organização utilize o selo da Fundação Vanzolini em suas propagandas. A organização é livre para usar a certificação ISO 14064 como entender, dentro de regras internacionais e nacionais, comunicadas pela Fundação Vanzolini.
6.22. A Fundação Vanzolini pode fornecer consultoria para implementar o sistema de gestão? Não. Conforme regras internacionais e regras éticas internas da Fundação Vanzolini, não existe a possibilidade de fornecimento de serviços de consultoria para implementação da ISO 14064 ou qualquer outra norma que a Fundação Vanzolini certifique. A Fundação Vanzolini também não recorre a subterfúgios para tal atividade como, por exemplo, uso de organizações coligadas ou controladas. A Fundação Vanzolini atua como parceira das organizações de consultoria, reconhecendo, incentivando e até atualizando-os; nunca atua como concorrente.
Adendo ao CAP.01 - INSTITUCIONAL DA FUNDAÇÃO VANZOLINI
RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL
...
O requerente desta certificação pode optativamente solicitar a acreditação da APMG International (https://apmg-international.com/pt-br) e ter sua empresa publicada no seu site internacional, bem como utilizar o correspondente selo de certificação, visto que a Fundação Vanzolini é RCB - organismo de certificação reconhecido pela APMG.
18 - Existe Certificação com reconhecimento internacional?
Sim. Apesar de uma certificadora sempre operar dentro de um ou mais sistemas nacionais de certificação que regulam as atividades dos organismos de certificação (chamados acreditadores): nos Estados Unidos é o ANAB (American Society for Quality National Acreditation Board LLC) , na Holanda é o RVA, no Brasil é o Cgcre, a Fundação Vanzolini além de ter seus certificados emitidos dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (tendo como acreditador a Cgcre que possui acordos de reconhecimento mútuo com seus pares em outros países, o que faz com que os certificados emitidos sejam reconhecidas internacionalmente).
A Fundação Vanzolini ainda oferece o reconhecimento internacional através da emissão de um certificado pela IQNet International Certification Network, com quem mantém acordo operacional que se estende a todas as entidades internacionais ligadas a IQNet em mais de 37 países. As organizações e países cobertos pela IQNet estão disponibilizados no site da IQNet, a saber: http://www.iqnet-certification.com/ dentro da área “All IQNet Partners”.
A Fundação Vanzolini é RCB (Organismo de Certificação Reconhecido) pela APMG International Group (https://apmg-international.com/pt-br), com sede em Londres, acreditada pela United Kingdom Accreditation Service (UKAS) e aprovado pelo International Accreditation Forum (IAF). Esta certificação é opcional e o requerente que a solicitar terá sua certificação publicada no site internacional da APMG, bem como lhe será peritido utilizar o correspondente selo de certificação, aumentando sua visibilidade.
Adendo ao CAP. 12 - REGRAS PARA O USO DA MARCA
Adendo ao CAP.05 - ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
– Item 12 do quadro:
Fase 1- É obrigatória a realização de Consulta às partes interessadas. Para isso, a organização deve disponibilizar a relação das partes interessadas com os contatos. O auditor líder deve conduzir a consulta antes da auditoria fase 2.
Adendo ao CAP. 09 – PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES
Adendo ao CAP. 09 – PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES
Adendo ao CAP. 09 – PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES
Adendo ao CAP. 09 – PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES
1. O que é um Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional?
Um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) é um conjunto estruturado de políticas, procedimentos e práticas que uma organização implementa para assegurar a proteção da saúde e segurança dos seus trabalhadores.
O objetivo do SGSSO é criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenir acidentes e doenças ocupacionais, e promover o bem-estar dos funcionários.
Um SGSSO pode ser baseado em normas internacionais, como a ISO 45001, que especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional.
A ISO 45001 fornece uma estrutura para que as organizações gerenciem riscos e melhorem continuamente seu desempenho em segurança e saúde no trabalho.
2. O que é a identificação de perigos e riscos em um SGSSO?
A identificação de perigos e a avaliação de riscos são processos fundamentais em um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). Eles são essenciais para a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Identificação de Perigos, onde “Perigo” é qualquer fonte, situação ou ato com o potencial de causar danos, como lesões ou doenças aos trabalhadores, danos à propriedade ou interrupção no local de trabalho. A identificação de perigos envolve a detecção de todas as possíveis fontes de danos no ambiente de trabalho.
Esse processo pode incluir:
a) Inspeções no Local de Trabalho: Realização de inspeções regulares para identificar condições inseguras, como equipamentos defeituosos, substâncias perigosas, ou práticas de trabalho arriscadas.
b) Análise de Tarefas: Avaliação detalhada das tarefas realizadas pelos trabalhadores para identificar possíveis perigos associados a cada etapa do processo de trabalho.
c) Histórico de Acidentes e Incidentes: Revisão de registros de acidentes e quase-acidentes para identificar padrões ou recorrências de perigos.
d) Consultas aos Funcionários: Envolvimento dos trabalhadores na identificação de perigos, pois eles frequentemente têm um entendimento prático dos riscos associados às suas tarefas diárias.
e) Documentação e Normas: Revisão de fichas de segurança de materiais, manuais de equipamentos e regulamentações para identificar perigos conhecidos.
Avaliação de Riscos, onde “Risco” é a combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso e a gravidade das consequências desse evento. A avaliação de riscos envolve a análise e a classificação dos perigos identificados para determinar quais apresentam os maiores riscos e devem ser priorizados para controle.
O processo geralmente inclui:
a) Avaliação da Probabilidade: Determinação da frequência com que um perigo pode resultar em um incidente ou danos. Isso pode ser baseado em dados históricos, observações ou julgamento profissional.
b) Avaliação da Gravidade: Determinação do impacto potencial de um incidente se o perigo se materializar, considerando lesões, doenças, danos materiais e interrupção das operações.
c) Classificação dos Riscos: Combinando a probabilidade e a gravidade para priorizar os riscos. Muitas vezes, é utilizado uma matriz de risco, onde os riscos são classificados como altos, médios ou baixos.
d) Documentação: Registro dos resultados da avaliação de riscos, incluindo os métodos de avaliação utilizados e as justificativas para as classificações atribuídas.
Gestão dos Riscos Identificados, uma vez identificados e avaliados, os riscos devem ser gerenciados por meio de medidas de controle apropriadas.
Essas medidas podem incluir:
a) Eliminação: Remover completamente o perigo do ambiente de trabalho.
b) Substituição: Substituir um perigo por uma alternativa menos perigosa.
c) Controles de Engenharia: Implementar barreiras físicas, ou alterações no local de trabalho para reduzir a exposição ao perigo, ou implementar Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
d) Controles Administrativos: Implementar políticas, procedimentos, treinamentos e supervisão para reduzir o risco.
e) Equipamentos de Proteção Individual (EPI): Utilizar EPIs para proteger os trabalhadores quando outros controles não são suficientes.
A identificação de perigos e a avaliação de riscos são processos contínuos e dinâmicos. Eles devem ser revisados regularmente e atualizados conforme necessário, especialmente quando ocorrerem mudanças nas operações, introdução de novos processos ou após incidentes significativos. Isso assegura que o SGSSO permaneça eficaz na proteção da saúde e segurança dos trabalhadores.
3. O que trata a norma ISO 45001:2018?
A ISO 45001:2018 é uma norma internacional que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). Ela foi desenvolvida para ajudar as organizações a melhorar a segurança dos trabalhadores, reduzir os riscos no local de trabalho e criar melhores condições de trabalho, de forma global e consistente.
Principais Aspectos da ISO 45001:
a) Entendimento da Organização e do Seu Contexto: Análise de fatores internos e externos que podem afetar a capacidade da organização de alcançar os resultados desejados para o SGSSO.
b) Partes Interessadas: Identificação das partes interessadas relevantes e suas necessidades e expectativas.
c) Liderança e Participação dos Trabalhadores: - A alta administração deve demonstrar liderança e comprometimento com o SGSSO, estabelecendo uma política clara e objetivos para a segurança e saúde ocupacional.
d) Política de Segurança e Saúde Ocupacional: Definição e comunicação de uma política que reflete o compromisso com a prevenção de lesões e doenças ocupacionais.
e) Consulta e Participação dos Trabalhadores: Envolvimento dos trabalhadores e seus representantes na tomada de decisões relacionadas à segurança e saúde ocupacional.
f) Ações para Abordar Riscos e Oportunidades: Identificação de perigos, avaliação de riscos e oportunidades, e determinação das ações necessárias para gerenciá-los.
g) Objetivos de Segurança e Saúde Ocupacional: Definição de objetivos mensuráveis e planos para alcançá-los.
h) Recursos: Garantia de que recursos adequados estão disponíveis para a implementação e manutenção do SGSSO.
i) Competência e Conscientização: Garantia de que os trabalhadores são competentes e conscientes de suas responsabilidades e dos riscos associados às suas atividades.
j) Comunicação: Implementação de processos eficazes de comunicação interna e externa relacionados ao SGSSO.
k) Informações Documentadas: Manutenção de documentação adequada para o SGSSO.
l) Planejamento e Controle Operacional: Implementação de controles para gerenciar os riscos identificados.
m) Preparação e Resposta a Emergências: Planejamento e implementação de processos para responder a emergências potenciais.
n) Avaliação de Desempenho: Acompanhamento do desempenho do SGSSO, incluindo a realização de auditorias internas.
o) Revisão pela Direção: Avaliação regular do SGSSO pela alta administração para assegurar sua adequação, suficiência e eficácia.
p) Incidentes, Não Conformidades e Ações Corretivas: Tratamento de incidentes e não conformidades, e implementação de ações corretivas para prevenir recorrências.
q) Melhoria Contínua: Compromisso com a melhoria contínua do SGSSO
A ISO 45001 substitui a OHSAS 18001 e é compatível com outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001 (qualidade) e a ISO 14001 (meio ambiente), facilitando a integração dos sistemas de gestão dentro de uma organização.
4. Quais são os benefícios de uma certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional?
Uma organização que busca a certificação deve demonstrar a conformidade com todos os requisitos da norma por meio de auditorias externas, que costuma trazer os seguintes benefícios:
a) Redução de Acidentes e Doenças: Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro.
b) Conformidade Legal: Ajuda a garantir que a organização cumpra todas as regulamentações e leis de segurança e saúde ocupacional aplicáveis.
c) Melhoria do Desempenho Organizacional: Aumento da produtividade e redução de custos associados a acidentes e doenças, como faltas e indenizações.
d) Engajamento e Moral dos Funcionários: Melhoria do moral e satisfação dos funcionários, que se sentem valorizados e seguros.
e) Reputação: Demonstração do compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, melhorando a imagem corporativa.
f) Redução do Passivo Trabalhista: Uma maior aderência à conformidade legal e uma maior capacidade de identificar e gerenciar perigos e riscos à segurança e saúde do trabalhador reduz os riscos de autuação ou de interrupção das atividades por conta de violação de normas legais.
A implementação eficaz de um SGSSO requer o compromisso da alta administração, a participação ativa de todos os funcionários e uma abordagem sistemática para gestão de riscos e a melhoria contínua.
IMPORTANTE: Em consonância com o que estabelece a norma IAF MD:22, uma empresa com seu SGSSO certificado deve informar, sem demora, ao Organismo de Certificação toda ocorrência de um grave incidente, ou violação de norma legal, que exija o envolvimento da autoridade competente.
– Item 8 do quadro:
Informar, em cada evento de auditoria, a relação fiel de todas as obras em andamento nos escopos pretendidos, elegíveis para auditoria, de acordo com o regimento do SiAC. Estas informações devem ser enviadas pela empresa em formulário específico (F.003 ou F.0517 da FCAV), que contém todas as orientações necessárias para seu preenchimento.
- Item 12 do quadro:
Obrigatória também para auditoria de mudança do nível B para o A. – SiAC)
O dimensionamento definido para as auditorias está conforme o estabelecido no Regimento Específico da especialidade técnica de execução de obras do PBQP-H/SiAC.
4- Qual é o prazo padrão entre a pré-auditoria e a auditoria de certificação fase 1 e fase 2?
O Regimento Específico (ET – Execução de Obras) do PBQP-H / SiAC recomenda que o intervalo de tempo entre as auditorias das fases 1 e 2 não seja superior a três meses.
11- Por que devem ocorrer auditorias de supervisão (acompanhamento) nas instalações da empresa?
As auditorias de supervisão devem ser realizadas no mínimo uma vez por ano. A data das auditorias de supervisão não deve ultrapassar 12 meses, a partir da data de concessão do certificado.
Acréscimo SiAC: Caso a exigência citada acima não seja cumprida, a empresa deve ser submetida à auditoria com o dimensionamento do tempo total em número de dias de uma auditoria de recertificação, dentro do prazo máximo de 60 (sessenta) dias da data prevista originalmente, mantendo-se o ciclo de certificação vigente, conforme estabelecido no Regimento Geral do SiAC.
28 - Posso fazer auditoria sem obra?
SIM. Nos artigos 7º, 8º e 9º do Regimento Específico do SiAC da Especialidade Técnica de Execução de Obras estão previstas três situações de excepcionalidades para as quais são autorizadas auditorias sem obra.
Quando a empresa se encontrar em quaisquer das situações citadas acima ela deve comunicar o fato à FCAV no momento do agendamento da auditoria (geralmente com 90 dias de antecedência), que fornecerá todas as informações necessárias para a realização da auditoria dentro do que está previsto no regimento mencionado anteriormente.
Nota: Para clientes SIAC, o reconhecimento IQNet não é aplicável.
3. As declarações da certificação devem indicar que os produtos (obra ou empreendimento) referidos são procedentes de uma organização cujo Sistema de Gestão da Qualidade foi certificado pela Fundação Vanzolini e conter a identificação da organização certificada.
Quadro geral do uso da marca
Nos Tapumes | Em Panfletos e outros materiais publicitários | Placa da Obra | ||
Uso da Marca | Sem Declaração | Permitido | Permitido | Permitido * 1 |
Com Declaração | Permitido | Permitido | Permitido * 1 | |
Uso somente da declaração | Permitido | Permitido | --xx-- |
*1 Esta deverá conter o(s) nome (s) engenheiro (s) responsável (is) da obra. A logomarca do PBQP-H deverá respeitar as diretrizes de utilização definidas no “Guia de Identidade Visual do PBQP-H” ou documento que o substitua disponível no site do programa - https://pbqp-h.mdr.gov.br/biblioteca/guia-de-identidade-visual-do-pbqp-h/
A identificação da certificação deve ser acompanhada da declaração: Sistema de Gestão da Qualidade Certificado pela Fundação Vanzolini.
Modelo de declaração que pode ser utilizada
“Esta obra (empreendimento, edifício, etc.) foi construída pela organização (identificar a organização) cujo sistema de gestão da qualidade é certificado pela Fundação Vanzolini, de acordo com referencial normativo do PBQP-H/SiAC: (**) Edificações.”
De acordo com a versão do P.233.