Fundação Vanzolini

Certificação

Primeira no Brasil a certificar Sistemas de Gestão da Qualidade

A história da Fundação Vanzolini, como entidade certificadora, começou a ser concebida em 1988. Ao retornar de uma viagem à Inglaterra, o professor do Departamento de Engenharia de Produção, da USP, José Joaquim do Amaral Ferreira, atual presidente do Conselho Curador da Fundação, trouxe a ideia de que a entidade poderia aplicar no Brasil, a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade da série ISO 9000.

Naquela época, as empresas brasileiras tinham dificuldade em exportar produtos por não seguirem especificações técnicas de qualidade, em gestão e produtos. Além de um contexto favorável, o professor sabia do interesse do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em fazer com que a certificação de qualidade para empresas começasse a acontecer no Brasil.

Dessa maneira, decidiu abrir um projeto interno na Fundação Vanzolini. Com o sistema pronto, foi submetido à avaliação do Inmetro que, de imediato, o aprovou e credenciou a Fundação Vanzolini como entidade número 1 no Brasil, apta a certificar Sistemas de Gestão da Qualidade da série ISO 9000.

Em 1990, a Fundação Vanzolini concedeu a primeira certificação ISO 9001 à empresa Cimento Serrana.

Para ser competitiva a Fundação Vanzolini buscou parcerias externas e conseguiu trazer para o Brasil a Quality Management Institute (QMI). Também se associou a grandes redes internacionais, a Independent International Organisation for Certification (IIOC), que representava as certificadoras comerciais; e a The International Certification Network (IQNET), que abrange as certificadoras europeias, com um perfil parecido com o da Fundação Vanzolini.

Desde então, o pilar de Certificação tem se dedicado a aperfeiçoar e manter o nível de excelência nas áreas da Construção Civil, Saúde, Segurança da Informação, Sustentabilidade, Automobilismo, Alimentação e da Gestão da Qualidade.

Compromissos da Alta Administração

O objetivo principal dos serviços de avaliação da conformidade (certificação, inspeção, validação e verificação), realizados pela Fundação Vanzolini, é proporcionar confiança a todas as partes interessadas de que determinado sistema de gestão, produto (termo que inclui serviço ou processo), alegação de uma organização ou candidato a uma certificação de pessoa atende aos requisitos especificados. A confiança que a Fundação Vanzolini fornece está baseada na aplicação de diversos princípios, tais como o uso de processos documentados, a apresentação justa, a imparcialidade, a competência, a responsabilidade, a transparência, a confidencialidade, a capacidade de resposta à reclamação, a apresentação justa, a ausência de conflitos de interesses, a abordagem baseada em riscos, dentre outros.

Além dos princípios citados acima, a Fundação Vanzolini mantém os seus serviços acessíveis a todas as organizações e pessoas, independentemente do porte, setor ou capacidade financeira, cujos sistemas de gestão, produtos, alegações ou certificação profissional se enquadrem na lista de escopos acreditados e ou credenciados, na competência técnica disponível e na capacidade de desenvolvimento de novos serviços de avaliação da conformidade.

Dentre as partes com interesse na avaliação da conformidade, certificação, inspeção, validação, verificação e certificação profissional realizada pela Fundação Vanzolini, incluem-se:

a) Clientes (organizações ou pessoas que possuem certificados emitidos pela Fundação Vanzolini);
b) Clientes das organizações e pessoas certificadas;
c) Governo;
d) Organizações não governamentais;
e) Auditores, avaliadores ou inspetores;
f) Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica;
g) Professores da Universidade de São Paulo;
h)Universidade de São Paulo;
i) Colaboradores;
j) Acreditadores, credenciadores e proprietários de programas;
k) Consultores;
l) Organismos de normalização;
m) Organismos acreditadores internacionais: IQNET, ISQua, IATF, HQE, APMG, dentre outros;
n) Consumidores.

A Fundação Vanzolini se compromete, na pessoa do seu Diretor de Certificação, a organizar e conduzir os trabalhos de avaliação da conformidade, certificação, inspeção, verificação, validação e certificação profissional de forma imparcial, independente do controle daqueles que tenham direto interesse comercial e de quaisquer outros conflitos de interesse nos objetos da avaliação de conformidade, sem restringir ou condicionar as associações, organizações ou grupos, o acesso a serviços da Fundação Vanzolini, bem como atuar segundo os requisitos normativos aplicáveis.

Para garantir a operação de maneira consistente, a alta administração, representada pelo Diretor de Certificação compromete-se a desenvolver e implantar um sistema de gestão de acordo com os requisitos das normas ABNT NBR 17021-1, ABNT NBR ISO/IEC 17020, ABNT NBR ISO/IEC 17024, ABNT NBR ISO/IEC 17029 e ABNT NBR ISO/IEC 17065, para garantir a eficácia em atingir um atendimento consistente de seus requisitos.

Na eventual suspensão, redução ou cancelamento de uma acreditação ou credenciamento, a Fundação Vanzolini se compromete a informar esta condição e as consequências associadas aos clientes afetados, sem demora indevida, por meio de comunicação formal (e-mail, carta registrada ou outro meio pertinente). Compromete-se, também, a identificar e aplicar meios de remediar o impacto nas organizações clientes nos escopos relacionados com a referida acreditação ou credenciamento, executando a transferência do processo de avaliação da conformidade para algum outro organismo acreditado ou credenciado, de escolha da organização ou pessoa cliente.

A Fundação Vanzolini também assume o compromisso de permitir o acesso a todas as organizações acreditadoras e das que fornecem reconhecimento acerca das certificações e avaliações da conformidade realizadas pela Fundação Vanzolini,incluindo a Cgcre do Inmetro, IQNET (The International Certification Network), IATF (International Automotive Task Force), RMC (Registrar Management Committee), AAQG (Americas Aerospace Quality Group), ISQua (The International Society for Quality HealthCare), ONA (Organização Nacional de Acreditação), ANP (Agência Nacional do Petróleo), Secretaria Previdência ou outras para as quais a Fundação Vanzolini vier a solicitar acreditação ou reconhecimento.

Missão, visão e valores

Missão

Disseminar os conhecimentos correlatos à engenharia de produção e melhorar a eficácia do processo de desenvolvimento sustentável do país, incorporando uma abordagem sistêmica, integrada e eficiente de gestão de recursos junto a empresas e instituições, por meio dos serviços de avaliação da conformidade.

Visão

Ser o organismo de certificação brasileiro de referência.

Valores

• Independência;
• Imparcialidade;
• Competência técnica;
• Espírito cooperativo;
• Transparência;
• Confidencialidade;
• Vanguarda conceitual e tecnológica.

Política da Qualidade

Prestar serviços de avaliação da conformidade e correlatos, gerenciando os riscos inerentes ao negócio, fortalecendo a imagem e contribuindo para o atingimento dos objetivos estatutários e continuidade dos negócios da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
Os pilares de sustentação desta política são:

  • Fornecer serviços de avaliação e certificação da conformidade com total
    imparcialidade, independência, ética, agregando valor às partes interessadas;
  •  Inovar e contribuir para o desenvolvimento sustentável e disseminação de boas práticas de Governança, Ambientais e Sociais (ESG);
  • Atender os requisitos legais, normativos, regras, critérios, boas práticas e
    guias aplicáveis às atividades de avaliação e certificação da conformidade;
  • Formar continuadamente funcionários e colaboradores, desenvolvendo as competências necessárias às demandas do mercado e às boas práticas de conduta;
  • Melhorar continuadamente o desempenho e os resultados da unidade de
    negócio certificação.