Fundação Vanzolini

Microlearning: Benefícios para a Educação Corporativa

14 de junho de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

A Educação Corporativa é uma estratégia que vem ganhando destaque entre as principais técnicas de crescimento para empresas. Consiste basicamente no ensino de habilidades e comportamentos específicos, por parte da empresa, aos funcionários.

Com isso, focar na trilha de aprendizado dos colaboradores, a longo prazo, refletirá no desenvolvimento da empresa como um todo e em sua maturidade no mercado.

Existem muitos modelos para a aplicação da Educação Corporativa, como o microlearning. Continue a leitura para saber mais.

 

O que é microlearning?

Palavra de origem inglesa, microlearning é traduzida para o português como microaprendizagem. É uma metodologia de aprendizado e desenvolvimento ágil, que busca conhecimento contínuo, planejado e segmentado, por meio de conteúdos em formatos de curta duração e alto foco no tema escolhido.

O microlearning é uma abordagem de aprendizado que oferece pequenas e breves doses de conteúdo. Tópicos complexos são divididos em módulos ou pequenas lições facilmente compreensíveis.

Cada unidade de microlearning normalmente aborda um objetivo de aprendizado específico e é projetada para ser consumida em um curto período de tempo.

O microlearning tem três pilares como base:

Foco – Entregar o conteúdo exato sobre o assunto selecionado;

Duração – Explicado de forma objetiva, consumindo o menor tempo;

Formato – Multiplataforma para se encaixar na rotina do usuário.

Baseando-se nesses pilares, o microlearning pode ser apresentado de diversas maneiras: por meio de vídeos, cursos com curta duração, podcasts, palestras e webinars, workshops online e muitas outras abordagens.

 

Benefícios do microlearning

Assim como os métodos tradicionais de ensino, também conhecidos como macrolearning, que possuem os benefícios de uma formação completa, com conteúdo amplo, o microlearning traz pontos positivos, tanto para as empresas quanto para os funcionários.

Por isso, o microlearning não foi criado para substituir o macrolearning, e sim para serem complementares.

Elencamos, a seguir, algumas das vantagens proporcionadas pelo microlearning, para lhe mostrar porque você deve implementá-lo em sua estratégia de Educação Corporativa.

 

Aprendizado Ágil

Conforme citamos anteriormente, o microlearning tem como principal característica o foco em determinado conteúdo, apresentado em formato de curta duração.

Com isso, o profissional ganha agilidade na aplicação dos conceitos aprendidos em seu dia a dia. Sem precisar esperar por longas etapas até a prática, ele consegue obter e perceber mais rapidamente os benefícios do que foi estudado.

 

Flexibilidade

A duração dos treinamentos também proporciona flexibilidade para encaixá-los na rotina do colaborador. É possível determinar pequenos momentos durante a carga horária de trabalho que sejam dedicados ao estudo, assim o desenvolvimento dos funcionários é feito sem comprometer suas demandas e o fluxo de trabalho da organização.

 

Redução de Custos

O investimento na aquisição de cada treinamento acaba sendo menor em comparação aos métodos tradicionais, possibilitando uma redução dos custos e ou a variedade de treinamentos proporcionados pela empresa.

Além disso, algumas organizações optam pelo desenvolvimento interno dos conteúdos, por isso ao utilizarem a objetividade e o dinamismo do método microlearning, acabam tendo uma economia de custos operacionais.

 

Impacto e Cultura

Ao identificar os resultados da aplicação dos conhecimentos aos processos do trabalho, o colaborador entende que o tempo gasto naquela atividade foi positivo.

Então, sente-se inspirado a buscar e a adquirir cada vez mais conhecimento. Quando esse engajamento é maximizado à maioria dos funcionários, cria-se uma nova cultura organizacional, onde o incentivo ao desenvolvimento profissional acarreta no crescimento da empresa.

 

Como aplicar o microlearning na sua empresa

São diversas as formas de inserir o microlearning à cultura de uma organização. Desde processos de onboarding para novos funcionários até mudanças no posicionamento da marca ou atualização de processos internos.

Vale destacar que, independentemente do momento escolhido, é importante adequar o formato e personalizar o foco do tema geral de acordo com o público que consumirá aquele conteúdo.

 

Microlearning na Vanzolini Play

Vanzolini Play é a nova plataforma de streaming da Fundação Vanzolini, que reúne mais de 30 cursos sobre Inovação, Novas Tecnologias para Negócios, Gestão de Pessoas e Soft Skills, Operações e Processos e Gestão de Projetos.

Os cursos oferecidos na Vanzolini Play estão divididos nas modalidades microlearning (cursos de 2 horas), introdução (cursos de 4 a 8 horas) e formação (cursos de 12 a 20 horas). Os assinantes têm acesso a todo o conteúdo para priorizar o que desejam aprender primeiro, estudando no seu tempo.

Ficou interessado(a)? Para saber mais sobre a plataforma de streaming da Fundação Vanzolini, clique em Vanzolini Play e comece a sua jornada.

 

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados