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Gamificação nas empresas: como desenvolver e engajar pessoas

9 de agosto de 2023 | 9min de leitura
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Os games saíram das salas das casas e invadiram as salas das empresas. As fases, os desafios e as recompensas têm feito cada vez mais parte da rotina corporativa. A gamificação chega às organizações como uma forte aliada no engajamento dos colaboradores.

Dentro dos escritórios, as estratégias dos jogos têm sido incorporadas ao dia a dia e têm sido usadas em processos de desenvolvimento de talentos, em treinamentos e atividades de capacitação profissional e pessoal.

Desse modo, temos a tecnologia e a estrutura dos games jogando a favor de gestores e organizações.

Quer saber mais sobre como a gamificação está presente nas empresas e como ela tem engajado mais e melhor os colaboradores? Então, siga com a leitura deste artigo que preparamos.

Organizações e a gamificação para desenvolver pessoas

Para começar nossa conversa sobre gamificação nas empresas, vamos entender um pouco do cenário atual.

Um estudo, publicado no ano passado, mostrou que quatro em cada dez organizações no Brasil utilizam treinamentos com gamificação para desenvolver funcionários.

Quem diz é a pesquisa realizada pela Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, e obtida com exclusividade pelo jornal Valor Econômico.

O estudo apontou ainda que 61% das organizações preferem programas de desenvolvimento personalizados. Desse total, 39% adotam a prática para todos os funcionários e, 21,6%, apenas para algumas funções.

Um outro estudo sobre gamificação, que nos ajuda a visualizar o contexto atual, é o relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, empresa de pesquisa de mercado que identifica oportunidades para fornecedores de tecnologia de aprendizagem.

Segundo o levantamento, a estimativa é de que a gamificação no ensino tenha um crescimento de 15,4% de 2019 a 2024.

Sendo assim, diante desse cenário promissor e da era digital, a gamificação ou gamification – se apresenta como uma prática tecnológica potente e cada vez mais presente em organizações e instituições de ensino, colaborando para a educação, o conhecimento e o desenvolvimento profissional.

Mas por que a gamificação é capaz de engajar e estimular mais as pessoas? Vamos responder a seguir. Veja só:

Como a gamificação é capaz de engajar os colaboradores?

Bem, vamos agora entender como a tecnologia da gamificação é capaz de estimular, potencializar e engajar os colaboradores dentro das empresas.

Para isso, temos de conhecer os elementos da gamificação, classificados por dois pesquisadores, Kevin Werbach e Dan Hunter, em três categorias: dinâmicas, mecânicas e componentes.

Nesse sentido, os elementos dinâmicos tratam das características mais básicas do game, como:

  1. Emoções: jogos podem criar diferentes tipos de emoções, especialmente a da diversão (reforço emocional que mantém as pessoas jogando);
  2. Narrativa: estrutura que torna o jogo coerente. A narrativa não tem que ser explícita, como uma história em um jogo. Ela pode ser implícita, na qual toda a experiência tem um propósito em si;
  3. Progressão: ideia de dar aos jogadores a sensação de avançar dentro do jogo;
  4. Relacionamentos: refere-se à interação entre os jogadores, seja entre amigos, companheiros ou adversários;
  5. Restrições: refere-se à limitação da liberdade dos jogadores dentro do jogo.

Já os elementos mecânicos estão relacionados às restrições do jogo e às orientações de ação dos participantes:

  1. Aquisição de recursos: o jogador pode coletar itens que o ajudam a atingir os objetivos;
  2. Avaliação (Feedback): a avaliação permite que os jogadores vejam como estão progredindo no jogo;
  3. Chance: os resultados de ação do jogador são aleatórios, para criar uma sensação de surpresa e incerteza;
  4. Cooperação e competição: cria-se um sentimento de vitória e derrota;
  5. Desafios: os objetivos que o jogo define para o jogador;
  6. Recompensas: o benefício que o jogador pode ganhar, a partir de uma conquista no jogo;
  7. Transações: significa compra, venda ou troca de algo com outros jogadores no jogo;
  8. Turnos: cada jogador tem seu próprio tempo e oportunidade para jogar. Jogos tradicionais, como jogos de cartas e jogos de tabuleiro, muitas vezes dependem de turnos para manter o equilíbrio no jogo, enquanto os jogos modernos de computador trabalham em tempo real;
  9. Vitória: o “estado” em que se define o ganhar o jogo.

Como terceiro elemento da gamificação, temos os componentes. Eles são aplicações específicas visualizadas e utilizadas na interface do jogo.

Ou seja, trata-se do nível mais concreto dos elementos de jogos:

  1. Bens virtuais: itens dentro do jogo que os jogadores podem coletar e usar de forma virtual e não real, mas que ainda têm valor para o jogador. Os jogadores podem pagar pelos itens com uma moeda do jogo ou com dinheiro real;
  2. Boss: um desafio geralmente difícil no final de um nível, que deve ser derrotado, a fim de avançar no jogo;
  3. Coleções: formadas por itens acumulados dentro do jogo. Emblemas e medalhas são frequentemente parte de coleções;
  4. Combate: disputa que ocorre para que o jogador derrote oponentes em uma luta;
  5. Conquistas: recompensas que o jogador recebe por fazer um conjunto de atividades específicas;
  6. Conteúdos desbloqueáveis: a possibilidade de desbloquear e acessar certos conteúdos no jogo se os pré-requisitos forem preenchidos. O jogador precisa fazer algo específico para ser capaz de desbloquear o conteúdo;
  7. Emblemas e ou medalhas: representação visual das realizações dentro do jogo;
  8. Gráfico Social: capacidade de ver amigos que também estão no jogo e ser capaz de interagir com eles. Um gráfico social torna o jogo uma extensão de sua experiência de rede social;
  9. Missão: similar a “conquistas” é uma noção de jogo de que o jogador deve fazer executar algumas atividades que são especificamente definidas dentro da estrutura do jogo;
  10. Níveis: representação numérica da evolução do jogador. O nível do jogador aumenta à medida que o jogador se torna melhor no jogo;
  11. Pontos: ações no jogo que atribuem pontos;
  12. Presentes: a possibilidade de distribuir ao jogador coisas como itens ou moeda virtual para outros jogadores;
  13. Ranking: lista jogadores que apresentam as maiores pontuações/conquistas/itens em um jogo;
  14. Times: possibilidade de jogar com outras pessoas com mesmo objetivo.

(fonte: Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência)

Portanto, são esses elementos presentes nos games que são capazes de contribuir para o estímulo, a participação e o envolvimento dos colaboradores em treinamento e processos de aprendizado nas empresas.

São os recursos do entretenimento, do desejo de desafio e de superação que movem as pessoas a se engajarem mais nas atividades propostas por meio da gamificação.

Aquilo que antes poderia parecer monótono e sem graça ganha novos desenhos por meio da tecnologia dos games nas organizações.

Como as empresas podem usar a gamificação?

Depois de conhecer os elementos da gamificação, vamos ver como essa tecnologia pode ser usada de forma estratégica nas empresas. Em geral, os recursos dos jogos podem ser aplicados nas atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Então, em vez de criar suas capacitações usando uma roupagem antiquada, obsoleta, com aulas expositivas e uma prova final, por exemplo, as organizações têm apostado na gamificação para tornar os processos de aprendizagem mais atraentes.

Nesse sentido, os teóricos do tema, Hamari, Koivisto e Sarsa, compreendem que “a gamificação é um processo de melhoria de serviços, objetos ou ambientes com base em experiências de elementos de jogos e comportamento dos indivíduos”.

Por isso, a estrutura de jogos a serviço da organização serve para despertar a curiosidade, gerar estímulos e incentivar uma ação mais proativa entre os colaboradores.

Um exemplo pode ser dos treinamentos separados em fases, repletas de tarefas, que rendem recompensas virtuais ou materiais aos participantes ou ao time, à medida em que são superadas.

Benefícios da gamificação nas organizações

Com a aplicação da gamificação, gestores e empresas podem ter como benefícios:

  • Aumento dos sentimentos de motivação, conquista e confiança;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior nível de engajamento nas atividades do dia a dia;
  • Melhoria na comunicação entre as pessoas do time;
  • Maior motivação para cumprir metas;
  • Desenvolvimento de soft skills, como criatividade, assertividade e resiliência;
  • Estímulo para uma competição saudável;
  • Possibilidade de mensurar o desempenho dos participantes;
  • Entrega de feedbacks instantâneos, trazendo estímulo constante de melhorias.

Em suma, a gamificação nas empresas tem se destacado como uma aliada potente, comumente aplicada em plataformas de aprendizagem on-line, como é o caso da Vanzolini Play,  que oferece cursos de capacitação profissional para empresas ou profissionais que buscam melhorar a carreira.

Com base na estrutura dos games, a nova plataforma de streaming da Fundação Vanzolini conta com um mecanismo que estimula, incentiva e colabora para um aprendizado com maior engajamento.

Gamificação para crescer na carreira

Para finalizar nosso artigo sobre gamificação nas organizações, vale destacar que o acesso ao aprendizado por meio dos elementos dos jogos pode ser um caminho de expansão na carreira, de forma mais prazerosa e inovadora.

Como falamos acima, a Vanzolini Play é a nova plataforma de streaming da Fundação Vanzolini, que reúne mais de 30 cursos sobre Inovação, Novas Tecnologias para Negócios, Gestão de Pessoas e Soft Skills, Operações e Processos e Gestão de Projetos.

Outro ponto relevante é que os cursos oferecidos na Vanzolini Play estão divididos nas modalidades microlearning (cursos de 2 horas), introdução (cursos de 4 a 8 horas) e formação (cursos de 12 a 20 horas). Desse modo, é possível ter acesso a todo o conteúdo para priorizar o que deseja aprender primeiro, organizando e estudando de forma personalizada.

Então, se ficou interessado em saber mais sobre a plataforma de streaming da Fundação Vanzolini, acesse o Vanzolini Play e comece a sua jornada para crescer na carreira!

Esperamos que o conteúdo compartilhado aqui tenha sido útil para você.

Nos vemos nas próximas fases!

Até mais :)

 

Fontes:

Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência.

Valor Econômico

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