Fundação Vanzolini

Gamificação na Educação: o aprendizado por meio dos jogos

4 de julho de 2023 | 6min de leitura
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Desafios, recompensas, pontuações, rankings e histórias. Elementos de jogos longe dos jogos e perto do aprendizado. Essa é a gamificação na educação, uma tecnologia que aplica recursos do mundo dos games no contexto educacional.

Dinâmica e ligada ao seu tempo, a educação permite incorporar ferramentas inovadoras à medida em que ocorrem as mudanças sociais.

Desse modo, a era digital, os novos modelos de comportamento e comunicação e os desafios impostos pelo atravessamento da pandemia mundial de Covid-19 foram desenhando novos caminhos para os processos de aprendizagem. E, entre eles, temos a gamificação na educação.

Quer saber como e por que ela foi incorporada ao ensino? Então, dê o play na leitura!

 

O que é gamificação?

Para começar, vamos compreender melhor o conceito de gamificação. A palavra gamificação se refere ao uso de recursos e técnicas de jogos e brincadeiras fora do seu contexto primordial, ou seja, aplicadas em outros ambientes, como o caso da educação.

Portanto, a gamificação é uma maneira de pensar que tem como base as ações presentes em um jogo, utilizando sistemáticas características. Como exemplo, podemos citar a resolução de problemas, passar de fases e ganhar pontos e prêmios.

Nesse sentido, os elementos que compõem um jogo são transportados para novos espaços, com o objetivo de despertar, dentro daquele novo espaço, o mesmo envolvimento e interesse que os games têm despertado nas pessoas.

Desse modo, teóricos do tema, como Hamari, Koivisto e Sarsa, compreendem que “a gamificação é um processo de melhoria de serviços, objetos ou ambientes com base em experiências de elementos de jogos e comportamento dos indivíduos”.

 

A gamificação na educação

Agora que sabemos um pouco mais sobre o conceito de gamificação, vamos colocá-lo dentro do ambiente educacional.

Se antes a ideia de jogar dentro de sala de aula não era muito bem-vinda, nos dias de hoje, diante das ampliações das ações pedagógicas, do contexto social e tecnológico e dos novos hábitos e práticas sociais, os games têm ocupado um lugar cativo.

De acordo com relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, empresa de pesquisa de mercado que identifica oportunidades para fornecedores de tecnologia de aprendizagem, a estimativa é de que a gamificação no ensino tenha um crescimento de 15,4% de 2019 a 2024.

Entre as razões para esse avanço está o fato da tecnologia de gamificação ter se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, além de facilitar a assimilação do conteúdo, tornando o aprendizado mais efetivo.

Mas como? Como os jogos podem estar presentes no processo de aprendizado? Como citamos acima, atualmente, os elementos dos jogos e a sua mecânica têm servido de ferramentas para criar espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e pelo entretenimento.

Desse modo, é por esses passos da gamificação na educação que a plataforma da Vanzolini Play caminha. Na Vanzolini Play, uma ferramenta de streaming para capacitação e evolução profissional, o aluno passa por níveis de evolução na carreira em uma empresa fictícia, a “PlayCorp”.

Ou seja, a Vanzolini Play conta com os recursos dos jogos – enfrentamento de problemas, soluções, bônus e premiações – para gerar mais estímulo e engajamento no momento da aprendizagem.

Portanto, com a gamificação, o aprendizado ganha novas roupagens e fica mais atraente e mais atrativo para o público atual, que demanda por novos meios e sentidos de conhecimento.

 

O poder dos jogos no jogo do aprendizado

Depois de compreender a gamificação e seu deslocamento para a educação, vamos saber o motivo pelo qual os recursos dos jogos podem ser aliados no aprendizado.

Segundo estudiosos da área, como Zichermann e Cunningham, “os mecanismos encontrados em jogos funcionam como um motor motivacional do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes”.

Em outras palavras, podemos olhar para as técnicas dos jogos como propulsoras de desejo e de vontade de realizar atividades e se superar em cada uma delas.

“Em mundo cada vez mais tecnológico e digital, o aprender precisa superar modelos tediosos e massacrantes e assumir contornos de algo prazeroso, estimulante e recompensador, sem perder em conteúdo e qualidade. Então, tornar a educação mais envolvente é um dos objetivos do uso da gamificação”, afirma o Gerente da Área de Educação da Fundação Vanzolini, Matheus Souza.

Por isso, a gamificação presente em plataformas de ensino, como a Vanzolini Play, inclui elementos e técnicas de jogos no mundo da educação, com o objetivo de engajar os alunos, motivá-los e tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz.

 

Em suma, vale destacar que a gamificação na educação significa:

  • Incorporação de elementos de jogos: como recompensas, desafios, níveis, pontuações, rankings e histórias. O uso desses recursos tem como finalidade motivar os alunos, criar um senso de progressão e tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente, divertida e empolgante.
  • Comunicação do desempenho: os sistemas de gamificação devem informar, continuamente, o desempenho do aluno, seu progresso e as possíveis áreas em que devem ser melhoradas.
  • Personalização das atividades: como cada aluno tem uma forma de aprender, com diferentes estilos e ritmos de progressão, é importante que os sistemas de gamificação se adaptem às necessidades individuais, oferecendo desafios e atividades personalizadas para cada perfil.
  • Situações reais: com a gamificação, é possível que os alunos apliquem os conhecimentos e habilidades em situações reais ou simuladas, esse recurso colabora para promover a transferência do saber para além do ambiente virtual.
  • Diversão e aprendizagem: com a gamificação na educação, diversão e aprendizado podem andar juntos, mas, para isso, é fundamental que os elementos de jogo estejam bem integrados ao conteúdo educacional, evitando distrações.
  • Acompanhamento e análise de dados: por meio das plataformas de gamificação, é possível coletar e analisar dados sobre o desempenho dos alunos e envolvimento deles com as atividades. As informações são importantes, pois geram um acompanhamento mais próximo e individualizado de cada aluno, além de permitir a identificação de áreas problemáticas.

 

Por fim, a gamificação na educação significa uma transformação na maneira de aprender, que chega para somar pontos.

 

Então, para saber mais sobre a Vanzolini Play, como ela funciona e como o conhecimento de qualidade pode estar acessível, por meio de uma jornada do herói – ou heroína:

 

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Até o próximo!

 

Fontes:

Metaari

Gamificação na educação

CNN Brasil