Fundação Vanzolini

Cibersegurança e o avanço contra os ataques cibernéticos

19 de maio de 2023 | 6min de leitura
Compartilhe:

Você sabia que o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos em 2020?

Segundo levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet, o número representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões. Quer saber mais sobre cibersegurança? Vem com a gente e boa leitura!

O que é cibersegurança?

Pode-se definir a cibersegurança como a prática de proteger ativos de informação de sistemas, computadores e servidores contra ameaças ou ataques maliciosos.

Devido à sua importância, a segurança cibernética deve ser implantada em vários níveis, desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final.

Cibersegurança ou segurança da informação?

Em termos conceituais, ainda há confusão entre cibersegurança e segurança da informação. A segurança cibernética ou cibersegurança protege o ciberespaço contra ameaças, enquanto a segurança da informação é a proteção de dados globais contra ameaças.

Os dois campos se relacionam por se concentrarem na proteção da confidencialidade, integridade e disponibilidade de informação sensível contra o acesso ou utilização não autorizada.

Como surgiu a cibersegurança?

As primeiras teorias de programas de computador marcam o começo da cibersegurança.

O primeiro estudo desse tópico foi publicado em 1949, por John von Neumann, conforme informações do Canal Tech. A pesquisa levantou a possibilidade de fortalecer a segurança nos computadores, embora ainda faltasse um bom tempo para chegar no ponto em que estamos hoje.

A segurança digital se tornou próxima àquela que conhecemos atualmente durante a década de 1970, com as primeiras tentativas de proteção criadas pela ARPA – Advanced Research Projects Agency – em conjunto com a Força Aérea dos EUA, na forma de protocolos de segurança para o sistema operacional Honeywell Multics.

O cenário de Guerra Fria e as tensões entre EUA e União Soviética também intensificaram as preocupações com espionagem digital.

Com isso, os primeiros antivírus começaram a ser disponibilizados em 1987, com foco especial na IBM, que disponibilizou sua solução de segurança contra software malicioso para o público.

Logo após, um ano depois, empresas como Avast e McAfee começaram a criar e distribuir suas próprias soluções.

Panorama dos ataques cibernéticos: importância da proteção

De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, realizada pela BugHunt, o panorama no país é alarmante:  26% das empresas brasileiras sofreram ataques cibernéticos nos últimos 12 meses. Phishing (28%), vírus (24%), ransomware (21%) e vishing (10%) foram as ocorrências mais reportadas no período.

Duas razões principais explicam a expansão dos crimes desse tipo. A primeira se relaciona com o número crescente de usuários conectados, que faz o campo de atuação dos criminosos se ampliar. Durante a quarentena, o tráfego mundial na internet subiu 20%, alcançando os níveis mais altos da história.

Já a segunda razão está relacionada ao home office, devido à grande quantidade de dados comerciais sigilosos e sensíveis que foram transferidos de computadores seguros para notebooks pessoais, muitas vezes desprotegidos, tornando mais fácil atacar os sistemas das empresas.

Em janeiro de 2021, foi revelado um dos maiores ataques virtuais dos últimos anos: o megavazamento de dados pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros (até mesmo de pessoas mortas). Com dados em mãos, criminosos virtuais podem abrir contas em bancos e aplicar diversos tipos de golpes.

Cerca de 16% das organizações no mundo detectaram comunicação com domínios associados a servidores de comando e controle (conhecido como C&C), indicando violações de rede durante o ano passado. É o que indica o novo relatório State of the Internet, da Akamai Technologies, que analisa o tráfego global de DNS (sistema de nomes de domínio), divulgado pelo CISO Advisor.

Mercado da cibersegurança em expansão: novas carreiras

A implementação de cibersegurança nas corporações é um desafio que necessita da colaboração dos funcionários. Mas como isso pode ser feito?

A pesquisa Global Digital Trust Insights Survey 2022 apontou que a segurança cibernética nunca esteve tão em destaque nas organizações como na atualidade. 83% das empresas brasileiras preveem um crescimento dos gastos nessa área ainda neste ano.

O percentual é maior do que a expectativa mundial, em que 69% das companhias esperam esse aumento. O estudo revelou ainda que 36% das empresas no Brasil buscam ter um crescimento no orçamento cibernético entre 6% e 10%, enquanto 33% preveem uma alta de 15% ou mais, de acordo com o Security Leaders.

E hoje o Brasil não possui sequer a metade da força de trabalho necessária na área de segurança cibernética, segundo a organização internacional de cibersegurança.

Já a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), divulgou um estudo apontando que, entre 2020 e 2024, deverão ser geradas mais de 350 mil novas vagas na área de Tecnologia da Informação (TI), sendo mais de 37 mil delas em Segurança da Informação.

O profissional de cibersegurança

Você sabe o que faz um profissional de cibersegurança? Ele é responsável por desenvolver e executar soluções para proteger a empresa contra ameaças virtuais e ataques de hackers criminosos.

Um especialista em cibersegurança tem diversas responsabilidades, entre elas:

  • Identificação de vulnerabilidades de redes e sistemas;
  • Resolução de problemas de segurança e rede;
  • Gestão e controle de medidas de segurança;
  • Avaliação de requisitos de segurança;
  • Supervisão de dispositivos de rede e sistemas de segurança.

Se você quer fazer parte da transformação digital e atuar nessa área, conheça nosso curso de Cibersegurança e seja um profissional estratégico de liderança no mercado.

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

microhard.com.br

portaldaindustria.com.br

powerdmarc.com

cisoadvisor.com.br

securityleaders.com.br

blog.bughunt.com.br

Posts Relacionados