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Data driven e produtividade: como construir essa experiência

3 de março de 2023 | 7min de leitura
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Com a cultura data driven, você toma decisões com base em dados e não em instinto. Isso pode ajudá-lo a ser mais estratégico e eficiente e, finalmente, a obter melhores resultados.

 

A cultura data driven vem se destacando nos atuais investimentos em Tecnologia da Informação das empresas. Foi relatado pela IDC, ou International Data Corporation, que 47% a mais de financiamento foi destinado a essas áreas.

E, ainda, entre as empresas que aplicam o Business Intelligence, 20 a 30% dos tomadores de decisão relatam sustentar suas ações de gestão com base em dados, conforme pesquisa da Gartner e Forrester.

Quando bem feita, a tomada de decisão baseada em dados pode ajudar a empresa a melhorar sua produtividade, otimizar suas operações e expandir seus negócios.

Neste artigo, exploraremos o que é a cultura data driven e como ela pode ser usada para melhorar a produtividade e tomada de decisões nos negócios.

 

O que é data driven

Data driven é o processo de usar dados para impulsionar decisões de negócios. Isso pode ser feito analisando dados para ver padrões e tendências e, em seguida, usando esses insights para tomar decisões melhores.

A tomada de decisão baseada em dados está se tornando cada vez mais importante à medida que as empresas têm mais informações disponíveis para acessar.

Com as ferramentas e os processos certos, as empresas podem usar estratégia data driven nos negócios para melhorar suas operações e tomar decisões que levem a maiores lucros.

Em um contexto de negócios, a cultura data driven pode se aplicar a qualquer coisa, desde campanhas de marketing até desenvolvimento de produtos. A chave é ter bons dados, nos quais você possa confiar.

Existem algumas maneiras diferentes de abordar a tomada de decisão baseada em dados. Uma delas é usar a análise de dados para procurar padrões e tendências que possam ajudar na orientação.

Outra é usar o teste A/B, que envolve experimentar opções diferentes e, então, comparar os resultados para ver qual delas tem melhor desempenho.

O importante é estar sempre coletando dados e avaliando-os constantemente para que você possa identificar o melhor para sua empresa.

 

A cultura data driven ajuda na produtividade?

A cultura data driven é aquela em que as decisões são baseadas em dados e análises, em vez de palpites ou intuições. Essa abordagem pode ajudar as organizações a serem mais produtivas, pois permite que elas tomem decisões mais bem informadas.

Além disso, a gestão baseada em dados pode ajudar a melhorar sua produtividade, eficácia e precisão. Ao entender quais informações coletar e como usá-las, você pode fazer melhores escolhas sobre o trabalho.

Os dados podem ajudar as organizações a identificar áreas que estão se saindo bem e áreas que precisam melhorar. Também pode ajudá-las a definir prioridades e alocar recursos de forma eficaz.

Uma cultura orientada por dados pode ser benéfica tanto para indivíduos quanto para organizações. Os indivíduos podem usar esse conhecimento para fazer melhores escolhas sobre seu próprio trabalho, e as organizações podem usar os dados para orientar sua gestão.

 

Por que aplicar data driven nos negócios?

As empresas que baseiam suas decisões em dados têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas do que aquelas que não o fazem.

A cultura data driven permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado ou às necessidades dos clientes.

Logo, ao basear as decisões em dados, as empresas podem evitar desperdiçar tempo e dinheiro em atividades que não produzem resultados. Consequentemente há uma melhoria geral no desempenho.

No geral, essa cultura de dados é benéfica para os negócios porque gera produtividade, maior compreensão dos clientes e um marketing mais eficaz. Ela é importante e essencial para entender o negócio e seus clientes.

Os dados podem ser usados ​​como aliados poderosos na solução de problemas, o que se torna imperativo para uma tomada de decisão rápida, algo extremamente necessário no mundo atual.

Cada vez mais as empresas atuam aproveitando os dados obtidos dos clientes enquanto navegam nas lojas na web, coletam informações por aplicativos e redes sociais, que fornecem informações sobre o que as pessoas desejam consumir.

 

Como implementar essa cultura na minha empresa

Data driven se tornou uma espécie de palavra da moda no mundo dos negócios – e por um bom motivo. Ele ajuda as organizações a evitar erros dispendiosos e a fazer escolhas assertivas.

Mas como você pode criar uma cultura data driven em sua empresa? Basicamente, há algumas coisas importantes que você precisa fazer para implementá-la:

 

Colete dados de qualidade

Essa é a base de tudo. Se você não tiver dados de alta qualidade, não poderá tomar boas decisões. Certifique-se de que você está coletando informações precisas de todas as fontes relevantes.

 

Torne os dados acessíveis

Depois de ter dados de qualidade, você precisa garantir que eles estejam acessíveis às pessoas que precisam deles. Isso pode significar criar um repositório central onde todos possam acessar as informações, como um armazenamento em nuvem.

 

Garanta a segurança dos dados

Não basta coletar bons dados, é preciso assegurar que eles não sejam corrompidos ou adulterados. Certifique-se de ter mecanismos para garantir a segurança e qualidade dos dados, como auditorias e verificações regulares.

 

Tome decisões com base em evidências

Use dados para informar seu processo de tomada de decisão, em vez de confiar na intuição ou nas melhores suposições. Isso ajudará você a melhorar a precisão de suas decisões e evitar possíveis preconceitos.

 

Monitore os resultados

Após implementar uma decisão com base em dados, monitore os resultados de perto para ver se ela teve o efeito desejado. Caso contrário, considere modificar sua abordagem ou coletar diferentes tipos de informações.

 

Principais benefícios de um processo guiado por dados

Empresas de sucesso usam a cultura data driven para orientar a produtividade e tomada de decisões. Entre elas se destacam o Spotify, Netflix, Disney, Itaú e Marvel.

Um case de destaque no Brasil é o Grupo Pão de Açúcar, que usa os dados sobre os padrões de compra dos consumidores para oferecer melhores produtos, descontos e fidelizar seus consumidores.

Há muitos benefícios em usar uma abordagem baseada em data driven, incluindo:

  • Melhor tomada de decisão: como as decisões são baseadas em fatos e não em suposições, elas têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas;
  • Maior transparência: os dados permitem que as empresas acompanhem o progresso e identifiquem áreas de melhoria;
  • Maior satisfação do cliente: entendendo o que os clientes querem e precisam, as empresas podem oferecer melhores produtos e serviços;
  • Maior eficiência: os processos baseados em dados geralmente são mais eficientes do que aqueles baseados na intuição ou na experiência;
  • Maior agilidade: o data driven permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças no mercado ou às necessidades dos clientes;
  • Melhor uso dos recursos: ao basear as decisões em dados, as empresas podem evitar desperdiçar tempo e dinheiro em atividades que não produzem resultados.

Com tantos benefícios e diante do aumento crescente dos investimentos das empresas em tecnologias da informação, profissionais especialistas em data driven são cada vez mais requisitados.

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Até a próxima!

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