Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Dados: a mina de ouro para as empresas

Dados: a mina de ouro para as empresas

Já parou para pensar como os dados são parte da sua vida? Ou melhor, como você é fundamental como um dado? Suas informações pessoais, seus hábitos de compra, com quem você se relaciona e os assuntos que você se interessa são exemplos de dados cada vez mais utilizados pelas empresas e que são, muitas vezes, bases para decisões e mudanças no ambiente dos negócios adeptos ao data driven ou cultura de dados.

Antes de tudo, é necessário entender o que é um dado. Dado é todo material bruto recebido por uma empresa e que, normalmente, chega de maneira desorganizada e sem definição inicial sobre qual é sua utilidade. Com base na análise desse dado, chega-se à informação, que nada mais é do que o resultado obtido pela análise e tratamento dos dados recebidos. Com a informação em mãos, é possível que sejam traçadas metas para um negócio ou que sejam encontrados gargalos em alguma área de atuação.

Data driven

Para começar a entender a importância dos dados para as empresas, podemos pegar um exemplo simples de um comerciante com uma loja de bairro. Por ter um contato mais próximo ao cliente, ele sempre sabe quem agradará e, possivelmente, comprará um novo produto ofertado por ele. Ou seja, conhecer o comprador é fundamental para conseguir bons resultados. Hoje, com o avanço tecnológico e em empresas com uma cultura de dados implantada, essas informações tomam proporções inimagináveis, visto a quantidade recebida.

Segundo pesquisa da IDC patrocinada pela Tableau, gigante no ramo de dados, 83% dos CEOs entrevistados querem que suas organizações sejam mais impulsionadas pelos dados, sendo 10,7 vezes mais propensos a usar as informações para apoiar propostas e 8,1 vezes mais inclinados a utilizá-las no cotidiano.

É por meio de uma cultura de dados consolidada que as empresas podem personalizar as estratégias e oferecer uma experiência positiva com grandes chances de fidelização. Além disso, uma análise de dados pode ser o fator decisivo para a aposta ou desistência em novas áreas de negócio e, até mesmo, uma reformulação de determinado produto ou segmento.

Para entender mais sobre a importância desta área que cresce cada vez mais, assista ao webinar Oportunidades e Carreira na Área de Dados, promovido pela Fundação Vanzolini no dia 12 de maio. O evento reuniu nomes conhecidos na área de dados, como Jaime Muller, Country Manager da Tableau, Paulo Seixas, CEO e sócio fundador da UNI1500, e o diretor de Operações da Fundação Vanzolini, Roberto Marx, em um bate-papo informativo.

» Para saber mais sobre os webinars, acesse o site da Fundação Vanzolini.

»Para receber mensalmente o Boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×