Fundação Vanzolini

Como a Certificação AQUA impulsiona modelos de negócios sustentáveis

Postado em Certificação | 23 de outubro de 2023 | 8min de leitura
Compartilhe:

Obter uma certificação sustentável para um empreendimento, como a Certificação AQUA-HQE™, é essencial para impulsionar qualquer negócio nas construções civis.

Manter boas práticas ambientais permite que a empresa ganhe um bom destaque no mercado, já que os consumidores avaliam esse fator no momento da decisão de compra. A Certificação AQUA-HQE™ tem um desempenho prático real, e se destaca em comparação às demais certificações de sustentabilidade.

O movimento sustentável tem ganhado cada vez mais relevância na vida e nas escolhas das pessoas. O apelo que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traz para proteger o meio ambiente e o clima, e também para garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, já fazem parte do dia a dia das empresas e das pessoas.

Para que a empresa possa mostrar que está de acordo com as práticas sustentáveis desde sua construção, é essencial buscar as certificações sustentáveis ideais para o seu tipo de negócio. Acompanhe a leitura para entender melhor sobre a Certificação AQUA-HQE™.

Como obter certificações sustentáveis?

Para iniciar o processo de escolha de uma certificação de sustentabilidade em construções, é importante ter em mente que existem vários tipos de certificações. Portanto, é fundamental realizar uma análise do seu negócio para entender qual se adequa mais às suas atividades.

Ao realizar a escolha, é necessário avaliar o quanto a certificação está de acordo com as tendências mundiais. Dessa forma, analisar o quanto a certificação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com os conceitos ESG são questões fundamentais no processo decisório.

Durante a análise dos custos, atente também aos custos indiretos e aos benefícios e retornos que eles podem trazer. Em muitos casos, a adoção de uma certificação exigirá que a empresa realize mudanças em processos e, em alguns casos, na cultura da empresa.

O que é sustentabilidade na construção civil?

A sustentabilidade na construção requer que se adote uma visão global e multitemática, considerando a qualidade de vida, o desempenho econômico, governança e a redução dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida, incluindo as etapas de construção, uso e fim de vida dos empreendimentos.

Certificação AQUA-HQE™ é uma das principais certificações de construção sustentável. Foi lançada no ano de 2008 pela Fundação Vanzolini e segue trazendo eficiência no cuidado com o meio ambiente em construções brasileiras até os dias de hoje.

Certificação AQUA-HQE™ pode ser aplicada a edifícios, planejamento urbano e infraestruturas, em todas as fases do ciclo de vida – construção, renovação e uso.

A visão global e multitemática da Certificação AQUA-HQETM combina qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, desempenho econômico, gestão e governança, para uma vida sustentável consistente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os princípios ESG das Nações Unidas.

Mais de 230 mil projetos já foram certificados no mundo e, no Brasil, mais de 14 milhões de m² construídos já obtiveram a certificação AQUA-HQE™.

Quais os benefícios das certificações sustentáveis para a construção civil?

As certificações de construções sustentáveis representam um grande diferencial para o seu projeto, fortalecendo a credibilidade da empresa responsável pelas operações, além de atestar a responsabilidade social e ambiental do empreendimento.

De acordo com dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a construção civil é responsável globalmente por 30% da geração de lixo sólido, 20% do consumo de água e 35% de todo o consumo de energia, desde a extração das matérias primas, construção, uso e fim de vida dos empreendimentos.

Logo, as certificações sustentáveis são essenciais para a preservação do planeta, já que estabelecem normas que auxiliam na redução dos impactos negativos causados pelas obras no meio ambiente.

Como a certificação AQUA-HQE™ pode impulsionar negócios sustentáveis?

Certificação AQUA-HQE™ é capaz de impulsionar negócios sustentáveis de diversas formas, trazendo benefícios tanto ao empreendedor quanto ao consumidor. Confira a seguir algumas destas vantagens:

Valor agregado ao empreendimento

O principal benefício da Certificação AQUA-HQE™ é a garantia de um empreendimento de alta qualidade ambiental, auxiliando na conservação dos recursos naturais.

O certificado oferece a garantia de que o projeto será realizado visando os menores impactos possíveis no meio ambiente, promovendo maior qualidade de vida para a geração atual e as futuras.

Representa um grande diferencial no mercado

As organizações se beneficiam bastante em relação à diferenciação do portfólio, como  um melhor relacionamento com os órgãos ambientais e comunidades, além de também promover uma aceleração nas vendas.

Os consumidores estão prestando cada vez mais atenção na agenda ambiental das empresas, tornando essa temática um dos fatores principais para a decisão de compra.

Gera economia

De acordo com diversos empreendedores da área, um projeto realizado com a Certificação AQUA-HQE™  ainda costuma sair mais barato em comparação aos projetos que não possuem a certificação, pois é a única que requer um sistema de gestão do empreendimento, para garantir o planejamento, controle e monitoramento, desde as fases iniciais e ao longo de todo o ciclo, permitindo as escolhas mais sustentáveis e econômicas para o projeto e para o processo de execução.

Cases da Certificação AQUA-HQE™

Até o mês de setembro de 2023, a Fundação Vanzolini tinha o total de 927 edifícios certificados. Confira os dados:

  • 606https://vanzolini.org.br/certificacao/sustentabilidade-certificacao/aqua-hqe/ edifícios residenciais em construção;
  • 240 edifícios não residenciais em construção;
  • 81 edifícios não residenciais em operação;

Além disso, também foram certificados:

  • 10 bairros e loteamentos;
  • 1 bairro e loteamento em operação;
  • 2 infraestruturas portuárias;
  • 1 projeto de interiores;
  • 8 empreendedores AQUA;

Resultando em 16,3 milhões de m² certificados. Isso inclui edifícios residenciais e não residenciais, bairros e loteamentos e até mesmo infraestruturas portuárias.

Como obter a certificação AQUA-HQE™?

Para obter a Certificação AQUA-HQE™, os empreendimentos em construção e em operação devem passar por rigorosas auditorias periódicas, a fim de garantir o cumprimento de todas as normas.

Os empreendimentos são avaliados pelos parâmetros, considerando desempenho do edifício e critérios de gestão e governança. Isso garante melhor adequação entre cada critério diferente e o modelo de negócio.

Um dos segredos do sucesso em obter a certificação AQUA-HQE™ é começar cedo. Por exemplo, para empreendimentos no ciclo construção, a Certificação AQUA-HQE™ deve ser considerada logo no início do processo de desenvolvimento do projeto.

Conforme o projeto evolui, o empreendedor deve realizar uma autoavaliação dos requisitos. Essa autoavaliação é muito importante no processo de aprendizagem, aquisição do conhecimento e identificação de lacunas no projeto.

No final de cada etapa, a autoavaliação é submetida a auditorias de terceira parte independente, realizadas pela Fundação Vanzolini.

No caso dos edifícios em fase de construção, as análises passam por três etapas: fase pré-projeto, projeto e execução. Nos prédios em operação, podem ser realizadas de três a quatro auditorias, em ciclos de três a cinco anos.

AQUA-HQE™: garantindo a sustentabilidade do negócio

O movimento sustentável é irreversível e tem se refletido cada vez mais em políticas públicas, regulamentações, normas e nas necessidades e expectativas das pessoas.

Assim, na hora de escolher a certificação, escolha uma certificação que ajude sua empresa a estar na corrente principal da sustentabilidade e a prever as mudanças que vem por aí. É essencial que os negócios sigam as práticas ESG, promovendo maior responsabilidade social e ambiental.

Para garantir uma alta qualidade ambiental em construções, é fundamental dar início ao processo de obtenção da certificação AQUA-HQE™, para beneficiar tanto o empreendedor quanto os consumidores.

Notícias Relacionadas