Fundação Vanzolini

Cursos In Company: criados exclusivamente para sua empresa

13 de maio de 2024 | 7min de leitura
Compartilhe:

Os cursos In Company propõem a exclusividade de um programa desenvolvido com base nas necessidades específicas da sua empresa

O potencial de uma empresa está diretamente relacionado ao potencial de seus profissionais. Uma empresa só é possível com a presença de pessoas qualificadas, que fazem com que a organização ganhe em qualidade, produtividade e competitividade.

Sem os profissionais atuando com excelência, dificilmente uma organização se mantém saudável e próspera no mercado.

Desse modo, para garantir a capacitação contínua de seus colaboradores e a expansão dos negócios, as empresas podem contar com os cursos In Company.

Nessa modalidade de aprendizado, o grande diferencial está no fato de ser desenhado com exclusividade para atender às demandas de cada momento e de cada tipo de organização.

Quer saber mais? Então siga a leitura!

Conhecimento exclusivo e mais eficiência na solução de problemas

Diante das novas configurações no mundo do trabalho, das novas demandas da era digital e dos novos desafios do mercado, contar com profissionais alinhados e atualizados é essencial para a prosperidade dos negócios.

Desse modo, por meio dos cursos e treinamentos In Company, é possível contar com conteúdos desenvolvidos sob medida e de forma exclusiva para as necessidades específicas de cada organização, considerando seu momento, seu porte e os problemas a serem solucionados internamente.

A partir disso, desse aprendizado mais direcionado e focado, os resultados esperados tendem a ser mais rápidos e as demandas atendidas de maneira mais ágil.

Portanto, os cursos In Company podem ser considerados como um método eficiente de aprendizagem, para desenvolver pessoas e empresas.

Cursos e treinamentos In Company para manter e atrair talentos

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que 79% dos profissionais de aprendizagem e desenvolvimento classificam a qualificação do quadro de funcionários como uma medida mais vantajosa em relação à contratação de novos colaboradores, sem que haja real necessidade para isso.

Ainda de acordo com os entrevistados pela plataforma, qualificar alguém da casa é uma via de mão dupla, que beneficia tanto a pessoa quanto a empresa. 

Nesse sentido, além de valorizar o pessoal que já faz parte da organização, a qualificação é um processo mais prático e menos oneroso do que novas contratações, poupando recursos para as empresas.

Mas, vale ressaltar que o investimento no ensino corporativo, voltado para o time, também é um ponto positivo quando se quer atrair talentos. Ao oferecer educação, conhecimento e possibilidade de crescimento na carreira, a empresa demonstra a valorização do seu pessoal, o que gera interesse por parte de novos profissionais.

Fazer parte de uma empresa que valoriza e oferece capacitação interna está, inclusive, entre os principais requisitos dos talentos atuais.

De acordo com levantamentos e pesquisas do ManpowerGroup Brasil, até 2025, a geração Z será 25% da força de trabalho global, o que representa o futuro das empresas. Desse modo, investir no desenvolvimento desses talentos é essencial, seja por meio de treinamentos corporativos, cursos de especialização ou benefícios para incentivar os estudos e o aprimoramento.

Para a empresa de recrutamento, o investimento em capacitação é uma iniciativa de retorno, pois os colaboradores têm a capacidade de melhorar o desempenho e aprender novas técnicas que serão aplicadas no cotidiano do trabalho, além de desenvolverem o chamado lifelong learning (educação e capacitação constantes).

As vantagens dos programas de treinamento personalizados

Como vimos acima, investir em cursos In Company é uma prática importante, capaz de gerar valor para os negócios e para as pessoas. Portanto, como vantagens dessa modalidade de aprendizado personalizado, podemos destacar:

  • Maior assertividade e eficiência;
  • Maior valorização do pessoal da casa;
  • Maior manutenção e atração de talentos;
  • Melhor desempenho por parte dos colaboradores.

Mas os cursos In Company são voltados para quais portes de empresa? É possível contar com essa modalidade e seus benefícios em organizações de pequeno e médio porte? Vamos te responder a seguir, continue com a gente!

Cursos In Company em grandes empresas

Vamos começar com as grandes empresas, nas quais a capacitação In Company já está se tornando algo mais presente e habitual.

No caso de organizações de grande porte, por conta do número de colaboradores, os cursos ou treinamentos in company, muito provavelmente, serão aplicados por área. Dificilmente um encontro será capaz de reunir todos os profissionais da empresa de uma única vez. 

Assim, as capacitações costumam ser realizadas de maneira setorizada, a partir das necessidades específicas de cada time ou setor. E, como falamos antes, esse foco contribui e muito para resultados mais positivos e ações mais assertivas.

Cursos In Company em Pequenas e Médias Empresas (PME)

Chegamos às pequenas e médias empresas, nas quais a cultura do ensino corporativo ainda não está tão disseminada, mas nas quais é possível realizá-los com a mesma eficiência e exclusividade.

Nesse sentido, o fato de ser menor, com pessoal mais reduzido, pode colaborar para maior engajamento tanto da própria empresa – para fazer o investimento – quanto dos profissionais que podem ter maior facilidade na absorção do conteúdo e na sua utilização prática, uma característica marcante nos cursos in company.

E, caso a questão financeira seja um problema para as pequenas e médias empresas, vale destacar que, com o auxílio da tecnologia, instituições que oferecem o conteúdo de cursos In Company EAD, pela internet, podem dispor de um orçamento mais próximo da realidade dos negócios.

Quais os impactos dos cursos In Company no desempenho e na produtividade dos colaboradores?

Seja uma grande ou uma pequena empresa, fato é que os impactos gerados pelos cursos in company são positivos, e a inclusão de uma cultura de aprendizado gera valor para pessoas e organizações.

Uma pesquisa da McKinsey & Company mostrou que empresas que investem no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores têm um desempenho até 45% superior em relação às que não têm essa prática educacional.

Um outro estudo do LinkedIn Learning revelou que 94% dos colaboradores têm maior propensão a permanecer em uma empresa que investe em seu desenvolvimento profissional.

Com profissionais mais satisfeitos e seguros em relação ao local onde estão, há maior produtividade, interesse e desejo de permanecer ali. A confiança é um valor importante e decisivo para um negócio prosperar.

Casos bem-sucedidos de empresas e os cursos In-Company

Para finalizar nosso artigo sobre cursos In Company e a exclusividade no ensino como mola propulsora de soluções, ideias e transformações, vamos citar três casos reais de empresas que fazem investimentos na capacitação contínua de seus colaboradores.

A primeira é a empresa Elektro, que conta com a “Educação Corporativa Elektro”, uma área exclusiva para aprimorar as habilidades dos colaboradores. Além dessa iniciativa, a empresa mantém outros programas que visam impulsionar novos líderes e a definir competências profissionais.

Outro exemplo é a Caterpillar que, em sua fábrica, possui um Centro de Treinamento e Desenvolvimento, no qual oferece – aos mais de 4 mil colaboradores – cursos e programas voltados para a segurança e redução de riscos no trabalho.

Temos ainda a Kimberly-Clark, que mantém um investimento constante na captação de talentos e nos programas de desenvolvimento profissional.

Esses são três exemplos que estão presentes no Great Place to Work, ranking das melhores empresas para se trabalhar, mostrando que a educação corporativa é uma estratégia importante para engajar pessoas.

Então, se você deseja oferecer cursos in company, com conteúdo exclusivo, para capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores, conte com a Fundação Vanzolini e suas possibilidades de ensino corporativo.

Lembre-se que o treinamento visa aperfeiçoar os profissionais para as tarefas do dia a dia e prepará-los para novos desafios, melhorando o desempenho e aumentando a produtividade da empresa.

ENTRE EM CONTATO

Até o próximo!

Fontes:

LinkedIn

UOL Tech

UFMG

Mundo RH

Posts Relacionados