Fundação Vanzolini

Inteligência Emocional: uma Soft Skill vital para Lideranças

10 de agosto de 2023 | 9min de leitura
Compartilhe:

Cada vez mais, as Soft Skills, ou competências comportamentais, são os principais requisitos em uma entrevista de emprego. Em alguns casos, elas já têm mais importância do que as competências técnicas para a posição disputada.

Com isso, este tema vem tendo grande destaque nas pautas de eventos corporativos. Um exemplo que podemos citar aconteceu no Fórum Econômico Mundial 2023, em que das 26 competências listadas para líderes do futuro, grande parte estão relacionadas às Soft Skills: como Liderança, Influência Social e Gestão de Pessoas.

Tendo em vista esse cenário, iremos abordar neste artigo como utilizar as competências comportamentais para um melhor gerenciamento de equipes. Boa leitura!

Liderança e Gestão de Pessoas

O que é Liderança?

A posição de um líder dentro de uma empresa é representada pelo profissional que lidará com o acompanhamento do clima organizacional. Possui um pensamento voltado para o futuro de cada colaborador, como também da empresa, onde sua maior responsabilidade é inspirar a todos e assim atingir os melhores resultados.

Existem variados estilos de liderança, sendo o melhor modo aquele que vai ao encontro das preferências do líder e os valores da empresa. Os estilos mais conhecidos são: Liderança Autocrática, Liderança Democrática, Liderança Assertiva, Liderança Motivacional e Liderança Técnica.

O que é Gestão de Pessoas?

Enquanto o líder planeja o futuro, o gestor dedica-se ao presente dos colaboradores. Está inserido no dia a dia da equipe, com o acompanhamento do fluxo de demandas.

Assim, é capaz de fornecer feedbacks, lidar com conflitos, entender as particularidades e características de cada profissional.

O Gestor de Pessoas está, inclusive, apto para identificar se na equipe há a necessidade de desenvolver habilidades ou competências em curto prazo. Para uma melhor desenvoltura na posição, é aconselhado o aperfeiçoamento de algumas Soft Skills, como a Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional para Gestores

A capacidade de identificar, compreender e administrar emoções, tanto as próprias como as das outras pessoas, é chamada de Inteligência Emocional. Desenvolver essa habilidade é benéfico não somente do ponto de vista pessoal, mas também para ajudar o profissional no ambiente de trabalho.

Pessoas inteligentes emocionalmente tendem a propor soluções para problemas mais rapidamente, por conta de seu controle emocional e empatia.

Por isso, aprender como equilibrar as suas emoções inicia-se desde a compreensão do funcionamento de estruturas cerebrais durante o ciclo emocional até técnicas para lidar com as emoções do outro.

O processo de aperfeiçoamento da Inteligência Emocional passa por algumas etapas. Veja a seguir!

Autoconhecimento

O primeiro passo para atingir o sucesso à frente de uma equipe é desenvolver o autoconhecimento. É saber reconhecer os próprios sentimentos e emoções que vêm à tona em diferentes situações. Além de entender quais são os pontos fortes e as áreas comportamentais a serem desenvolvidas.

Gestores que carecem de autoconsciência tendem a enfrentar uma alta rotatividade de liderados, devido às más decisões e atitudes inconsequentes.

Para isso, pequenos exercícios, como fechar os olhos e analisar como se sente, por exemplo, quando alguém discorda da sua opinião durante uma reunião, ou qual a sensação antes de um feedback complicado, são pequenas atitudes que dão início à compreensão de como os sentimentos afetam o dia a dia de trabalho e as relações interpessoais com o time.

Autocontrole

Após o desenvolvimento do autoconhecimento, os gestores passam a enfrentar um novo desafio: entender como lidar com sentimentos negativos, como estresse, frustração e ansiedade.

Apesar dessas emoções já estarem presentes em seu dia a dia no trabalho anteriormente, nesse momento torna-se uma nova dificuldade. Agora eles têm consciência sobre os efeitos que seus comportamentos podem causar no ambiente corporativo.

Para também evoluir nesse quesito, primeiramente eles precisam identificar quais são as principais causas que ativam essas emoções, para no passo seguinte entender como controlá-las.

Assim, o autoconhecimento expandido previamente o ajudará a saber como gerenciar os sentimentos para que eles não afetem suas decisões e relacionamentos.

Empatia

Outro ponto a ser desenvolvido para uma gestão eficaz é o entendimento da perspectiva individual de cada membro da equipe. A empatia é o principal comportamento para a aplicação dessa característica.

Com ela, o líder poderá ir além de somente perceber as emoções, angústias e necessidades de seus liderados. Será capaz de se colocar no lugar do próximo e visualizar as situações a partir da ótica das outras pessoas.

Assim, terá uma relação mais harmoniosa tanto com seus subordinados, como também com colegas de outros times e seus superiores.

Comunicação Efetiva

As competências que listamos anteriormente estão bastante relacionadas à introspecção e análise das situações. Contudo, de nada adiantará entender o cenário e não conseguir se comunicar de forma eficiente com as pessoas.

Para uma comunicação efetiva, deve-se evitar que a mensagem compartilhada tenha algum tipo de ruído, como informações ambíguas e detalhes imprecisos, que possam gerar algum tipo de confusão na conversa.

Além disso, é importante sempre utilizar uma linguagem com tom e expressões adequadas ao ambiente e expressar as ideias e feedbacks de maneira clara e respeitosa.

Influência e Inspiração

Cultivar emoções positivas como bom humor, gratidão e otimismo podem influenciar e inspirar a equipe. Ter o domínio de seus próprios sentimentos trará ao líder uma nova habilidade de gestão. Saberá como ativar cada emoção no momento certo para motivar os colaboradores, promover um ambiente agradável, produtivo e em sinergia.

Quando a equipe se sente valorizada e motivada, dá o seu melhor e, assim, alcançar os objetivos corporativos torna-se uma missão mais simples.

Tomada de Decisão

Uma das grandes responsabilidades de um gestor é tomar algumas decisões que afetarão não só a ele, mas toda a equipe. Ao desenvolver a inteligência emocional, o líder tornará esses momentos menos desafiadores.

Será capaz de analisar com calma cada situação e, assim, sustentar um ponto de vista ético e equilibrado. Com isso, poderá amenizar o impacto que a sua escolha causará no bem-estar de todo o time.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia revelou que pessoas com alta inteligência emocional têm uma melhor habilidade em identificar as sensações de incerteza e ansiedade como sinais de perigo. Assim, suas escolhas evitam opções mais arriscadas para não despertar tais sentimentos.

Por outro lado, aqueles que possuem baixa inteligência emocional tendem a identificar essas respostas emocionais como uma forma de excitação ou euforia. Sendo, então, interpretados como sinais positivos. O que faz com que sejam mais impulsivos e escolham frequentemente essas situações.

Resolução de Conflitos

Gestores emocionalmente inteligentes tendem a lidar com conflitos de forma assertiva e eficaz. Buscam acalmar os ânimos dos envolvidos e ouvir atenciosamente cada uma das pessoas, em busca de uma solução rápida e benéfica para o time como um todo. Tendem a ter uma comunicação construtiva na mediação para que o incidente não contamine a boa relação entre os colaboradores.

Desenvolvimento Contínuo

Aprimorar os conhecimentos relacionados à Inteligência Emocional pode ser um processo doloroso ao despertar sensações que estavam adormecidas no meio da rotina.

Porém, com tudo o que vimos ao longo dos tópicos anteriores, fica claro que é um processo que trará muitos benefícios para o indivíduo e para o seu entorno.

Tornar-se uma pessoa inteligente emocionalmente é um processo longo e contínuo, visto que a sociedade passa constantemente por transformações comportamentais entre as gerações.

Além de potencializar a própria Inteligência Emocional, o papel de um excelente gestor é fomentar esses conhecimentos em sua equipe, por meio da implementação de treinamentos, workshops, cursos e sessões de coaching.

Exemplos de Líderes Inspiradores

Grandes empresas como Google e Johnson & Johnson são reconhecidas mundialmente por estimularem o desenvolvimento da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho, ao implementarem efetivamente programas de treinamento e desenvolvimento para seus gestores.

Outro exemplo mais específico que podemos citar é o de Satya Nadella, CEO da Microsoft, que além de liderar a implementação de grandes projetos na empresa, também ficou conhecido por sua abordagem centrada nas pessoas e por criar um ambiente de trabalho diversificado, inclusivo e colaborativo.

Quais os benefícios da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho?

De acordo com dados divulgados pela OMS, o Brasil tem a maior prevalência de ansiedade, com 9,3% da população sofrendo do transtorno. Em estudo divulgado pela Academy of Management Annals, 75% dos funcionários entrevistados relatam pelo menos um sintoma de uma doença mental.

Com isso, é possível entender que a Gestão de Pessoas vai além da supervisão e da implementação de pequenos auxílios ao colaborador. É necessário o desenvolvimento de uma liderança autoconsciente, que esteja preparada para construir um relacionamento saudável com suas equipes.

 

Este conteúdo foi útil para você? Aprenda mais sobre o assunto: a Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.

 

Conheça os cursos de Liderança e Gestão de Pessoas da Fundação Vanzolini.

Autoconhecimento, Liderança e Gestão de Pessoas
Inteligência Emocional: Como usar a razão para equilibrar a emoção
Introdução a Gestão de Equipes em Home Office
Liderança Assertiva: Um Estilo que Constrói Relações Maduras com Foco em Resultados
Liderança e Gestão de Pessoas
Liderança Feminina

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados