Fundação Vanzolini

O que é lifelong learning e por que aplicá-la à sua carreira

1 de junho de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

Nós, humanos, estamos em constante busca por evolução. Queremos aprender novas habilidades, desbravar diferentes áreas do conhecimento e refrescar nosso repertório de ideias e conceitos.

Além disso, nossa capacidade de aprender é nata. E em um mundo que vive em transformação acelerada, focar-nos na aprendizagem contínua não só nos ajuda a manter a mente ativa, como também a acelerar o desenvolvimento profissional que bem sabemos que não pode deixar de ser estimulado nunca.

Pensando em pautar a importância desse tipo de aprendizagem, reunimos neste artigo algumas informações relevantes sobre o conceito de lifelong learning e explicamos como você pode colocá-lo em prática. Confira!

 

O que é lifelong learning?

Traduzido ao pé da letra, o conceito de lifelong learning poderia ser considerado como “aprendizagem ao longo da vida”, já que se refere à ideia de que aprender não deveria ser uma atividade limitada somente à fase escolar ou universitária, mas sim um processo que ocorre durante a vida inteira, desde a infância até a terceira idade.

Se formos traduzi-lo de maneira que a abordagem faça sentido na prática, entretanto, podemos dizer que o lifelong learning nada mais é do que uma “educação continuada” que não se limita apenas a conhecimentos, como também a habilidades e competências adquiridos em diferentes estágios da vida.

Embora o lifelong learning seja um conceito antigo, foi nos últimos anos que ganhou popularidade em escala global. Isso se dá, em grande parte, ao advento do e-learning e à lacuna de profissionais capazes de exercer multitarefas no ambiente de trabalho, agora que as principais indústrias requerem uma gama de habilidades que vão além do que se aprende na universidade.

 

Por que aplicar o lifelong learning na sua carreira?

Em 2016, o Fórum Econômico Mundial destacou o reskilling como uma necessidade para garantir empregabilidade.

O termo, derivado da palavra inglesa “skill“, refere-se à aquisição e ao desenvolvimento contínuo de habilidades — o que, no mercado de trabalho, faz-se necessário tanto para quem busca uma recolocação e precisa se atualizar, quanto para os profissionais atuantes que desejam continuar crescendo na indústria.

Essa prática pode ser exercida de maneira dinâmica e efetiva por meio do lifelong learning, que possibilita a requalificação do profissional, colocando-o à frente na corrida por novas oportunidades de emprego, pela busca por promoções a cargos de liderança, e dando a ele as ferramentas necessárias para também crescer enquanto empreendedor.

Portanto, não importa qual é o seu objetivo profissional: investir na educação continuada, certamente, é uma estratégia assertiva para a sua carreira.

 

A Vanzolini Play e o lifelong learning

Você já sabe que a Fundação Vanzolini está no mercado há mais de 55 anos, oferecendo educação de qualidade para profissionais e empresas que desejam se destacar na indústria.

Mas, agora, para facilitar seu processo de educação continuada, temos uma novidade: em breve, lançaremos a Vanzolini Play, a plataforma de streaming da Fundação Vanzolini.

Por meio dela, você terá acesso a cursos de diversas áreas, tais como Gestão de Pessoas e Soft Skills, Gestão de Projetos, Inovação, Novas Tecnologias para Negócios, Operações e Processos, e muito mais! Tudo isso, em um só lugar.

Dia 15/06, às 19h, você poderá conhecer todos os benefícios e funcionalidades da plataforma em nosso webinar de lançamento, com a participação de grandes convidados. Não perca!

Inscreva-se para o webinar e saiba tudo sobre a Vanzolini Play em primeira mão.

 

Esse conteúdo foi útil para você? A Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas para você ampliar o seu repertórios transformar a sua carreira.

 

Quer receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado?

INSCREVA-SE AQUI

Posts Relacionados