Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Como fazer uma Liderança Assertiva com foco em resultado?

Como fazer uma Liderança Assertiva com foco em resultado?

Você sabe o que é uma Liderança Assertiva? Trata-se de um indivíduo que lidera com destreza, resolvendo os problemas e os desafios que aparecerem, sendo claro e objetivo naquilo que precisa ser feito, mas também que consegue criar vínculos com o restante da equipe, o que permite alcançar grandes resultados.

Isso é possível pois a equipe terá confiança, respeito e admiração em seu líder e fará tudo o que for necessário para honrar os compromissos com ele. Tenha uma boa leitura!

 

Como se faz uma liderança assertiva?

Para contar com credibilidade, o líder deve utilizar seu poder de influência, deixando ao mesmo tempo sua equipe apta a concordar ou discordar de suas ideias. Uma liderança assertiva faz com que os liderados se sintam livres para decidirem seus próprios métodos de trabalho, sem perder o enfoque nos objetivos a serem conquistados.

Resumidamente, um líder assertivo é aquele que age de maneira a honrar a sua essência e suas características únicas, que são também seus maiores diferenciais, sempre dando o exemplo e agindo da melhor maneira possível – e isso acaba contagiando toda a equipe.

Existem diversas maneiras de lidar com uma situação ou com desafios e o líder assertivo toma decisões certeiras em todas elas, sabendo também extrair o melhor de cada integrante de seu time, de forma que todos contribuam com o seu melhor.

A seguir, separamos algumas atitudes e características que um líder assertivo deve possuir:

 

Clareza na comunicação

Um líder assertivo não deve ter medo de se expressar e não fica dando voltas para emitir uma opinião. Isso é importante para a compreensão do que precisa ser feito e como deve ser feito.

 

Debater sem ser agressivo

No ambiente corporativo é preciso manter o equilíbrio para que as relações sigam intactas e o trabalho possa continuar. É importante conservar esse status, principalmente em discussões acaloradas ou ao discordar de algo que foi feito ou dito.

 

Solucionar problemas

A liderança assertiva deve agir pensando na solução de algum problema, sucesso de um projeto, entre outras missões.

Dessa forma, o líder assertivo não deve demonstrar preferências pessoais por nenhum integrante de sua equipe, mas sim focar no que é mais importante e que pode ser gerenciado para o sucesso da organização e de seus propósitos.

 

Delegar metas e funções

O líder assertivo deverá compartilhar metas e planos com sua equipe, de modo que todos procurem por soluções juntos. Isso acaba por desenvolver cada integrante, impulsionando suas habilidades, desenvolvendo novas, permitindo  que a equipe ganhe em termos de experiência.

 

Conhecer os liderados

Conhecer uma pessoa é fundamental para entender como ela pensa, suas intenções, maiores desafios, maiores facilidades, suas preferências, maneiras de se comunicar, etc.

Por isso, um líder assertivo deve conhecer traços de personalidade e características individuais de cada ser humano, de forma a estabelecer vínculos, conectando-se e, assim, conseguir extrair o máximo de sua equipe.

Quer saber, com mais profundidade, sobre o que é ser um Líder Assertivo, como reconhecê-lo e como se tornar um? Acesse o curso Liderança Assertiva: Um Estilo que Constrói Relações Maduras com Foco em Resultado, oferecido pela Fundação Vanzolini, para saber mais detalhes. Inscreva-se!

 

Nos vemos no próximo tema!

Cursos de Liderança da Fundação Vanzolini
ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×