Fundação Vanzolini

Investir no futuro: a importância da capacitação profissional

13 de dezembro de 2023 | 6min de leitura
Compartilhe:

Para se destacar no mercado de trabalho, não há fórmula mágica, nem pronta. É dedicação, atualização, aprendizado e suor. Em um mundo competitivo, para alcançar lugares e objetivos na carreira, é essencial se debruçar em conhecimento especializado e manter as habilidades atualizadas.

É aí que a capacitação profissional desempenha um papel fundamental. Assim, o objetivo deste artigo é explorar por que a capacitação profissional é importante e como ela pode gerar resultados tangíveis para pessoas e empresas.

Por meio de cursos de especialização e treinamentos práticos, a capacitação profissional é um meio capaz de oferecer oportunidades de aprimoramento de habilidades específicas e de conhecimento atualizado em seu campo de atuação.

Com isso, os profissionais podem se manter atualizados com as últimas tendências em inovações e ferramentas tecnológicas, além das melhores práticas de gestão, proporcionando uma vantagem competitiva considerável.

Além disso, a capacitação profissional pode ser a ponte para integrar uma série de benefícios tangíveis: desde  melhores oportunidades de emprego e crescimento profissional, até salários mais altos. Os profissionais que investem de forma consciente em seu desenvolvimento contínuo tendem a contar com resultado positivo e até mesmo imediato desse movimento de melhoria.

Então, independentemente da sua área de atuação, a capacitação profissional é um passo essencial para acompanhar as demandas em constante transformação e evolução no mundo do trabalho.

Portanto, se você deseja se destacar, impulsionar sua carreira e alcançar o sucesso, a capacitação profissional é a chave para alcançar seus objetivos. Veja a seguir algumas possibilidades de aprimoramento e mãos à obra!

Falta de profissionais capacitados

De acordo com a última “Pesquisa de Escassez de Talentos 2023”, elaborada pelo ManPowerGroup, 80% dos empregadores brasileiros reportaram dificuldade em encontrar os talentos que precisaram em 2023.

No mundo, aproximadamente quatro em cada cinco empregadores relatam dificuldade para encontrar os talentos de que precisaram neste ano.

Segundo o relatório, a taxa de crescimento foi de dois pontos percentuais, em relação ao ano anterior, e mais do que o dobro do nível registrado em 2013. Estamos vivendo o nível mais alto de escassez de talentos dos últimos 17 anos.

Entre os motivos relacionados à falta de profissionais capacitados está, justamente, a falta de investimento em programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades.

Por isso, a capacitação profissional se torna cada vez mais um trunfo, um diferencial no mercado que anseia por pessoas qualificadas, com conhecimentos técnicos e habilidades humanas em dia.

O que a capacitação profissional pode fazer para sua carreira?

Bem, depois de entender o atual cenário de talentos no Brasil e no mundo, vamos olhar mais de perto como o investimento em uma capacitação profissional pode colaborar para o sucesso e a diferença na sua carreira.

Entrar em contato e dominar novas ferramentas e tecnologias

Vivemos na era digital, assim, ter conhecimento e domínio das inovações que fazem parte da sua área de atuação é um passo à frente e tanto!

Dessa maneira, os cursos de capacitação que abordam e apresentam ferramentas tecnológicas modernas são um investimento importante, pois permitem que o profissional esteja em contato com as novidades, além de poder implementá-las em seu dia a dia.

Um exemplo é a área de Cibersegurança tendo a Inteligência Artificial como aliada. Um curso de capacitação, voltado aos profissionais de Tecnologia da Informação ou aos responsáveis pela segurança digital de uma organização, é um meio de aproximar e apresentar novas soluções, que podem agregar  valor à carreira e também melhorar o desempenho da função.

Gerir com mais humanidade e engajamento

No caso de cargos de gestão, a capacitação profissional é uma importante ferramenta na conquista de melhores formas de condução junto ao time, com um olhar para o presente e para as novas demandas do mundo do trabalho e das pessoas que trabalham.

Um curso de formação em Liderança e Gestão de Pessoas contribui para o enriquecimento das relações, para o autoconhecimento e reconhecimento pessoal, como impulsionadores de engajamento e produtividade.

Além do mais, as capacitações voltadas para gestão de pessoas contribuem para a melhora  na comunicação, ajudando não apenas no relacionamento com as pessoas em nível profissional e pessoal, mas também na execução de projetos com eficiência.

É sabido que, à medida que você se expressa com clareza e objetividade, a possibilidade de ser compreendido é muito maior, evitando-se ruídos na informação. Assim, temos mais produtividade, mais chances de um bom andamento dos trabalhos e da interação entre as pessoas da equipe.

Gerir com mais qualidade e eficiência

A melhoria na gestão de processos também está ligada à capacitação profissional. Isso porque com o aprendizado constante de ferramentas e metodologias – como Lean Seis Sigma – o profissional tem nas mãos recursos importantes para gerir processos com mais qualidade e eficiência.

Um curso de gestão de qualidade e ou de gestão por processos são capazes de contribuir com mais conhecimento, visão de negócio e estratégia. Tudo isso favorece o profissional que se destaca no mercado.

Ter projetos mais bem-sucedidos

Quando se trata de pensar e executar um projeto, independentemente da área, um curso de Gestão de Projetos pode capacitar profissionais para aplicar e gerenciar escopos, custos e prazos, além de gerir e controlar a qualidade.

Dessa maneira, por meio da capacitação, do acesso às ferramentas, métodos e teorias, é possível ter projetos mais bem-sucedidos, alcançar visibilidade e reconhecimento por parte da organização.

Capacitação para melhor ação!

Então, agora que você sabe de algumas das vantagens e das possibilidades de capacitação profissional, procure sempre se atualizar. Não deixe de estar bem informado sobre as principais tendências da sua carreira, por meio de fontes confiáveis.

Além disso, participe de palestras, seminários e webinars. Esteja em contato com os principais nomes da sua área, ouvindo e trocando com eles.

Para a falta de tempo, lembre-se de que é possível investir na capacitação profissional por meio de cursos on-line, remotos, disponíveis a qualquer hora e dia.

Por fim, conte com os cursos de capacitação e formação profissional da Fundação Vanzolini e dê o impulso que falta na sua carreira!

Para receber o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado

INSCREVA-SE AQUI

Fonte:

https://blog.manpowergroup.com.br/pesquisa-escassez-de-talentos-2023

Posts Relacionados