Fundação Vanzolini

Os desafios da liderança em ambientes multigeracionais

30 de outubro de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

Conflitos de idade? Saiba quais desafios da liderança estão ligados ao ambiente multigeracional e aprenda mais do que lidar com eles: aprenda a saná-los!

Os desafios da liderança são inevitáveis, até porque, quanto maiores são as responsabilidades, maiores são os obstáculos. Porém, para a maioria das adversidades, há uma (ou mais) solução, inclusive as que envolvem conflitos entre gerações.

E acredite: caso seja um gestor, precisa sanar esse problema o quanto antes, pois uma equipe mal gerenciada acarreta em danos dos mais diversos e prejudicam desde a relação entre e equipe até o mau funcionamento da empresa.

Com certeza, seu objetivo não é nada disso, certo? Então, saiba quais são os desafios relacionados às diferentes etárias e como resolvê-los!

Quais são os desafios da liderança em uma equipe multigeracional?

Variedade no estilo de comunicação

Enquanto uma geração se comunicava por meio de cartas, telefone fixo, apenas pessoalmente e de forma muito mais demorada, a outra nasceu com celular nas mãos, mensagem de texto, e-mail, MSN e demais facilidades.

Além disso, não podemos esquecer da diferença de linguagem usada por ambas gerações. Uma, mais formal, com poucas (ou diferentes) gírias; a outra, com o vocabulário repleta de termos vindos das redes sociais, por exemplo.

Com isso, os problemas abaixo tornam-se comuns:

  • Erros de interpretação;
  • Problemas devido à preferência de meios de comunicação, quando os mais jovens gostam de resolver situações por WhatsApp, e os mais velhos, por e-mail, e assim por diante;
  • Demora na conversação por conta das dificuldades do uso da tecnologia e o uso dela em menos frequência;
  • Falta de comunicação assertiva.

Gestão de conflitos

As questões do tópico anterior podem, mais do que gostaríamos, gerar conflitos entre pessoas de diferentes idades. Isso porque, tudo pode acabar em mal-entendidos, conflitos e, assim, reforçar os estereótipos entre as gerações.

No mundo corporativo contemporâneo, as habilidades técnicas não são mais suficientes para definir um líder de sucesso. As soft skills na liderança, competências interpessoais e emocionais, têm se mostrado cruciais para uma liderança eficaz.

Motivação e engajamento

Motivar e engajar uma equipe multigeracional é um dos desafios da liderança, pois diferentes gerações são motivadas de formas diferentes. As gerações mais antigas buscam pela progressão de salário, enquanto as mais recentes, além disso, buscam por oportunidades em cargos mais altos.

Portanto, os líderes devem se apropriar de distintos métodos de engajamento e promoções, que sejam sempre justas e parciais.

Adaptação à tecnologia

Pessoas que não tiveram acesso à internet e ao celular durante sua infância ou adolescência costumam ser menos propensas a compreenderem o uso deles durante o trabalho.

Porém, além desses dois itens, há uma diversidade de tecnologias das quais os profissionais precisam para realizar atividades cotidianas na empresa. Essas, que, por outro lado, os mais jovens têm muita facilidade.

A disparidade de adaptação à tecnologia é um desafio a partir do momento em que pode haver desigualdade entre as gerações e uma ficar para trás em relação a outra, tendo seu trabalho prejudicado.

Desenvolvimento profissional

Outro desafio diz respeito ao desenvolvimento profissional, afinal, cada geração está em etapas diferentes de suas carreiras. E, apesar da maior experiência, colaboradores antigos também precisam de evolução, progressão e motivação.

Nesse caso, a liderança deve optar por diferentes estratégias de desenvolvimento profissional, pensando nas necessidades e especificidades da carreira de cada um, pois não dá para medi-los com a mesma régua.

5 Estratégias para lidar com conflitos geracionais

1. Promoção da diversidade e inclusão

Uma das principais soluções para os desafios da liderança é promover a diversidade e a inclusão na empresa. Como?

  • Desenvolvendo uma cultura embasada no respeito, na escuta e na resolução de problemas de forma empática e igualitária;
  • Priorizando a comunicação assertiva;
  • Criando programas de integração voltado às dificuldades de cada geração;
  • Estando atento aos conflitos e em suas soluções justas e parciais;
  • Ajustando abordagens.

Veja mais: Como fazer uma Liderança Assertiva com foco em resultado?

2. Ajuste de abordagens

Abordagens de comunicação, motivação e engajamento, desenvolvimento profissional e formas de trabalho devem ser diferenciadas e adaptadas conforme os comportamentos das diferentes gerações.

Mencionamos essas questões no tópico de desafios e elas devem ser vistas e exercidas por parâmetros distintos, pensando nas habilidades, dificuldades e momento da carreira das distintas fases de vida.

3. Desenvolver cultura respeitosa com foco em comunicação

A cultura da empresa deve, obrigatoriamente, ser focada no respeito às diferenças (todos, além da idade) e focar em comunicação clara, assertiva, direta, diversa e sem ruídos.

Isso porque, assim como vimos, as diferenças de comunicação entre as pessoas em diversas fases da vida é um problema muito comum entre as equipes de trabalho.

4. Priorizar a escuta e a empatia

Uma boa liderança é aquela que escuta tanto quanto orienta. Dessa forma, os gestores precisam estar atentos às possíveis reclamações, conflitos, ideias, sugestões, etc.

E, com elas, ser empático para absorvê-las, com o intuito de resolver as adversidades e ou colocar as recomendações e propostas em prática. Colocar-se no lugar do outro é um passo fundamental para tornar o ambiente de trabalho saudável.

5. Garantir a valorização de todos

Falando em adversidade, outro problema geracional comum é o sentimento de desvalorização, e ele pode vir de todas as gerações. Os colaboradores antigos podem sentir que estão perdendo espaço, assim como os mais novos sentem-se frustrados com as disparidades de salário, e por aí vai.

Por isso, os líderes devem garantir a valorização de todos, conforme seu desempenho, dedicação, resultados, e não conforme as idades.

Como aprimorar suas habilidades de liderança?

Agora que chegou até aqui, pode estar em dúvida sobre quais são as reais problemáticas geracionais da sua empresa e como colocar em prática as soluções vistas neste artigo, não é mesmo?

Então, saiba que o caminho mais fácil e eficiente é focar no seu próprio treinamento e desenvolvimento de liderança. Com aprimoramento, conseguirá planejar ações de acordo com seu estilo de liderança e manter um ótimo nível de desempenho entre seus colaboradores.

Evite o desgaste no relacionamento empresarial e a má qualidade na entrega dos serviços, superando os desafios da liderança e gestão de pessoas com eficácia.

Este conteúdo foi útil para você? Aprenda mais sobre o assunto: a Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.

Conheça os cursos de Liderança e Soft Skills da Fundação Vanzolini.

Autoconhecimento, Liderança e Gestão de Pessoas

Inteligência Emocional: Como usar a razão para equilibrar a emoção

Liderança Assertiva: Um Estilo que Constrói Relações Maduras com Foco em Resultados

Liderança e Gestão de Pessoas

Liderança Eficaz em Negócios Digitais

Liderança Feminina

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

Robert Half

Pulses

G1 Globo

Posts Relacionados