Fundação Vanzolini

Definindo a tomada de decisão na liderança

13 de setembro de 2023 | 8min de leitura
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Saiba mais sobre a estrutura de tomada de decisão e entenda como você pode evoluir na sua carreira ao fazer um curso de liderança e gestão de pessoas

 

As habilidades necessárias para lidar com as adversidades do mundo corporativo de forma eficaz podem ser assimiladas com sucesso, por meio da ampliação do seu repertório, com um bom curso de liderança e gestão de pessoas.

Se você lida com pessoas, sabe muito bem que os conflitos sempre surgem, afinal, as divergências fazem parte da humanidade, não há como se desviar disso.

O que você precisa é saber lidar com esses conflitos de maneira inteligente e mediadora, a fim de chegar a uma solução conciliadora, se possível.

Neste artigo, você compreenderá que a tomada de decisão não é algo que se resolve apertando um botão, mas que existe um caminho a ser percorrido. Aprecie a leitura!

 

Como tomar a decisão certa?

Primeiramente, precisamos expressar que a “decisão certa” é aquela que for mais adequada ao momento e ao contexto, e você lidará com os dados que tiver em mãos.

Na gestão de pessoas, uma decisão que solucionou um certo problema hoje pode não funcionar para uma outra situação amanhã, pois cada ocorrência é única e deve ser analisada fria e separadamente.

Questões importantes que você não pode ignorar no momento de tomar uma decisão são:

  • Como a minha decisão vai impactar o trabalho dos colegas?
  • A minha decisão corresponde aos valores da empresa?
  • Estou sendo ético ao tomar essa decisão?
  • De que forma essa decisão melhora a produtividade?

Estruturando a tomada de decisões na liderança, você chegará a uma conclusão ponderada sobre a solução para o problema à sua frente.

 

As cinco abordagens para resolução de conflitos

Os conflitos fazem parte da natureza humana e as pessoas são controversas entre si e consigo mesmas, isso não se pode mudar. Sendo assim, como lidar com os conflitos da maneira certa?

Saiba que existem estratégias práticas de inteligência emocional para resolver situações conflituosas no ambiente de trabalho e você pode aprender cada uma delas por meio de um curso de liderança e gestão de pessoas!

Um detalhe importante sobre as cinco abordagens para resolução de conflitos é que não existe a melhor nem a pior abordagem. Todas podem ser utilizadas e gerar resultados, dependendo das circunstâncias e do contexto.

Abaixo, vamos entender melhor algumas dessas estratégias!

 

Competição

Apesar da falta de cooperação da abordagem competitiva, ela se faz necessária em alguns momentos extremos que demandam uma tomada de decisão rápida.

Em situações emergenciais, nas quais não há tempo para troca de opiniões, é justificável uma certa competição, em que o líder, que detém mais poder, faz prevalecer a sua ideia.

A competição não é o estilo mais construtivo de abordagem e deve-se utilizá-la só em ocasiões mais urgentes. Em contrapartida, ela exercita a busca pela assertividade e ajuda a lidar melhor com a pressão.

 

Acomodação

Esse estilo é totalmente oposto à competição. Ao invés de defender os próprios interesses, são colocados, em primeiro lugar, os interesses da outra parte.

Trata-se de uma abordagem construtiva, altruísta e generosa, que busca deixar de lado a vaidade e priorizar a manutenção da harmonia e do bom relacionamento.

 

Afastamento

O afastamento é uma retirada estratégica diante de um conflito pouco significativo, que poderá desaparecer sozinho, ou também uma situação acalorada, que exige que se esfrie a cabeça para resolver em outro momento.

Inassertiva e não cooperativa, essa abordagem pode ser usada quando for útil manter a neutralidade, sem precisar de um grande esforço para tentar satisfazer os próprios interesses.

 

Acordo

Como o nome sugere, o acordo é quando há um favorecimento mútuo na decisão. Ambas as partes analisam o problema e chegam à conclusão de que os prejuízos seriam maiores sem o acordo.

Uma parte cede algo, desde que receba outra coisa em troca da outra parte. Trata-se de uma tentativa de satisfazer parcialmente os dois lados, de forma conveniente e produtiva.

 

Colaboração

A colaboração é resultado de um aprofundamento maior na solução do problema em questão, visando encontrar um caminho que satisfaça plenamente as duas partes.

Funciona muito bem em um contexto em que haja confiança mútua entre os indivíduos, quando suas habilidades se complementam e a união é mais benéfica do que prejudicial.

 

Como a Comunicação Não-Violenta pode reduzir os conflitos?

Conforme você pôde perceber, os conflitos sempre vão existir, mas o que pode ser mudado é a forma como se lida com eles, variando de acordo com as circunstâncias.

Uma estratégia excelente para tentar minimizar os conflitos e seus efeitos negativos é aplicar técnicas de Comunicação Não-Violenta (CNV).

Basicamente, essa metodologia é uma estratégia psicológica para melhorar a comunicação interpessoal, tornando-a mais empática, acolhedora e compreensiva, o que melhora drasticamente o clima organizacional da empresa.

Sob essa perspectiva, a ideia é elaborar os pensamentos e as emoções para evitar reações intempestivas com os outros, afinal, isso pode provocar tensões e uma visão distorcida da realidade.

A CNV possui base em quatro princípios, sendo eles:

  • Observação: primeiramente, observa-se sem julgamento a mensagem recebida, seja verbal ou não, a fim de analisar se ela acrescenta algo positivo ou negativo;
  • Sentimentos: essa etapa busca compreender o que se sente diante da situação e tentar diferenciar sentimentos de pensamentos e interpretações;
  • Necessidades: identificado o sentimento causado, é hora de se permitir ser vulnerável para expressar as suas necessidades diante do sentimento e da situação em si;
  • Pedidos: de maneira clara e objetiva, deve-se dirigir à outra pessoa sempre com pedidos e não com ordens autoritárias, utilizando linguagem positiva.

Seguindo esses princípios e estruturando a tomada de decisões na liderança, os conflitos interpessoais podem ser drasticamente reduzidos, tendo em vista que muitos são causados por reações impulsivas e falta de interpretação de informações.

 

Por que fazer um curso de liderança e gestão de pessoas?

É no curso de liderança e gestão de pessoas que você aprenderá o conhecimento necessário para lidar com a sua equipe de maneira assertiva.

Por ser uma demanda complexa, trabalhar diretamente com pessoas é um grande desafio e requer muito preparo teórico e prático para poder exercer a liderança de maneira humana.

O que difere o bom do mau líder é a forma de se relacionar com os colegas. Ele pode estar à frente, mas não está acima deles.

Por isso, o respeito desse profissional pelos demais deve ser o maior exemplo de empatia e humanidade para toda a população da empresa.

No curso, você perceberá como as pessoas são distintas entre si e terá ferramentas apropriadas para lidar com cada uma delas, evitando conflitos ao máximo!

 

Curso de liderança e gestão de pessoas da Fundação Vanzolini

Esperamos que você tenha compreendido como é complexa a função de lidar com pessoas e tomar decisões assertivas, evidenciando a importância de passar pelo curso de liderança e gestão de pessoas.

Antes de serem chamados de colegas, deve-se entender que a equipe é composta por seres humanos, que possuem sentimentos, necessidades e formas diferentes de pensar.

A capacitação é uma ponte para lidar melhor com as relações interpessoais e também consigo, ocasionando ganhos significativos para todas as partes!

Invista em conhecimento e aprenda mais sobre este assunto. A Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.

 

Conheça os cursos de Liderança e Gestão de Pessoas da Fundação Vanzolini.

 

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