Diante de uma grande quantidade de métodos e ferramentas disponíveis na Gestão da Qualidade e Gestão por Processos, o Trabalho Padronizado apresenta-se como uma ótima opção para ser implantado de início.
Nas organizações, os processos de melhoria, em geral, demandam mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais. No entanto, mesmo sendo um grande desafio para a gestão, é possível se preparar para enfrentar as dificuldades naturais do decurso.
Dessa forma, diante de uma grande quantidade de métodos e ferramentas disponíveis no estudo da Gestão da Qualidade e Gestão por Processos, poderá surgir um questionamento: Existe algum método ou ferramenta que deve ser implantado primeiro?
Há várias alternativas, mas a prática tem nos ensinado que se pode obter excelentes resultados começando pelo Trabalho Padronizado. É o método mais indicado nesse caso porque atinge todas as pessoas da organização, desenvolve a disciplina, a responsabilidade e o pensamento sistêmico. Para saber mais a respeito, siga com a leitura.
O Trabalho Padronizado é a melhor maneira de se realizar um conjunto de atividades em um determinado tempo visando resultados esperados. Ele é formalizado em um padrão que passa a ser referência para todos, desde a alta gestão até o mais simples colaborador.
Os padrões devem retratar a situação atual das atividades e serem permanentemente atualizados. Isto exige disciplina e esforço permanente para obter resultados e alcançar as metas da organização.
Podemos compreender o Trabalho Padronizado por uma sequência de passos, modo de realizar as tarefas, tempo de execução, especificações e quantificação dos estoques dos recursos e controles. Ele facilita a integração de todas as atividades.
Assim sendo, esse método facilita a capacitação e a substituição dos responsáveis pelas tarefas em casos de impedimentos.
O Trabalho Padronizado surgiu em 1760, logo após a revolução industrial, junto com a mecanização dos processos industriais, abandonando a produção artesanal que era predominante.
Em todos os segmentos produtivos encontramos o Trabalho Padronizado, desde o abate de frangos até a troca de pneus na Fórmula 1.
Antes de falarmos das vantagens de se implantar o Trabalho Padronizado, é preciso entender os riscos que o trabalho não padronizado pode trazer. Se você é gestor ou gestora, recomendamos especial atenção a essas armadilhas:
Alguns stakeholders que, de início, parecem não estar diretamente ligados aos processos da Gestão da Qualidade e Gestão por Processos, também podem ser impactados de forma bastante positiva na implantação Trabalho Padronizado.
Para os clientes da organização, o método visa entregar produtos que atendem especificações ou necessidades, cumprimento de prazos e preços atrativos, além de gerar encantamento e fidelização. Cliente encantado volta para fazer novos negócios com a organização e recomenda aos amigos.
Para os acionistas, o Trabalho Padronizado propõe-se a gerar resultados atrativos, ampliar a receita previsível, promover o crescimento da organização e criar e desenvolver a cultura da organização
Para que a organização alcance os objetivos pretendidos com a implantação do Trabalho Padronizado, é necessário que haja sério compromisso com questões fundamentais como:
Os colaboradores têm funções essenciais na implantação do Trabalho Padronizado e por isso, é necessário que a organização se comprometa também com a promoção desses quesitos:
Por fim, recomendamos esses pontos para a implantação do Trabalho Padronizado:
Este conteúdo foi útil para você? Aprenda mais sobre o assunto: a Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.
Conheça os cursos de Gestão de Projetos e Operações da Fundação Vanzolini.