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Como alcançar uma gestão de operações produtiva?

20 de julho de 2023 | 8min de leitura
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A gestão de operações produtiva é responsável por todo o processo de criação e entrega de bens e serviços. O seu foco é eficiência, redução de desperdícios e melhorias da produtividade.

Qualquer negócio precisa garantir que seus produtos sejam fabricados com rapidez e eficiência, ou que seus serviços se destaquem em meio à concorrência. Por isso, é fundamental empregar uma boa gestão de operações produtiva.

Porém, administrar empresas e pessoas é um trabalho difícil e exigente. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é preciso unir conhecimento, tecnologia e bons profissionais capacitados.

Quer saber como alcançar a produtividade na gestão da sua empresa? Continue a leitura.

O que é a gestão de operações?

A gestão de operações é o processo de projetar, controlar e melhorar os sistemas que criam e entregam os produtos e serviços de uma empresa.

Envolve o gerenciamento de todos os aspectos do processo de produção, desde a seleção de fornecedores, fornecimento de materiais e insumos até a fabricação de produtos e sua distribuição aos clientes.

Por trás disso tudo, estão os gerentes de operações. Eles são responsáveis por garantir que todo o processo de produção ocorra de forma racional e eficiente, enquanto atende aos padrões de qualidade e às expectativas dos clientes.

No atual ambiente de negócios, a gestão de operações é uma parte essencial de qualquer organização. A capacidade de uma empresa de se validar e competir no mercado depende muito de sua habilidade de gerenciar suas operações de forma eficaz.

Portanto, a gestão de operações produtiva tem por objetivo criar o mais alto nível de eficiência e produtividade numa organização. Preocupa-se em converter materiais e mão de obra em bens e serviços da forma mais rápida e barata possível.

Principais funções da gestão de operações

As principais funções do gerenciamento de operações são: criar um plano de produção, supervisionar todo o processo e gerenciar o estoque.

Como você pode ver até aqui, o objetivo da gestão de operações produtiva é garantir que os produtos e serviços sejam entregues de forma eficiente e eficaz.

Há cinco funções principais do gerenciamento de operações:

Previsão da demanda e planejamento dos níveis de produção

São duas das funções mais importantes do gerenciamento de operações. Os níveis de produção devem ser planejados para atender à demanda do cliente, além disso,  a previsão ajuda os gerentes a tomarem decisões assertivas sobre a quantidade de produto a ser produzida.

Projetando fluxos de processo eficientes

Os processos devem ser projetados de forma eficiente para minimizar o desperdício, racionalizar os custos e maximizar os lucros.

Isso pode ser feito por meio de indicadores de desempenho, dimensionamento da equipe, mapeamento de processos e análise de dados para identificar as áreas de melhoria.

Garantir o controle de qualidade

A gestão de qualidade é essencial para garantir que os produtos atendam às expectativas dos clientes. Dessa forma, é possível obter escalabilidade dos produtos e fidelização dos consumidores.

Agendamento de trabalhadores e recursos

Os gerentes de operações programam trabalhadores e recursos para otimizar os níveis de produção e reduzir a ociosidade. Eles também desenvolvem planos para lidar com absenteísmo e atrasos.

Gerenciar os níveis de inventário

O estoque é o ativo mais importante de qualquer empresa e de uma gestão de operações produtiva. É responsabilidade da empresa gerenciar adequadamente seu estoque, que abrange seleção de fornecedores, pedidos, armazenamento e uso de matérias-primas, produtos e outros insumos.

Existem várias outras funções da gestão de operações, mas essas são algumas das mais comuns. Os gerentes de operações geralmente precisam conciliar todas essas funções e muito mais para garantir que a empresa funcione sem problemas e com eficiência.

Produtividade e gestão de operações: qual a relação?

Possuir uma cultura da qualidade geralmente é uma das principais metas da gestão de operações. Ambas são fundamentais para que as empresas aumentem os lucros e a eficiência.

Toda produção pode ser medida em termos de unidades, receita de vendas ou proporção entre saída e  entrada. A produtividade é uma forma de medir a eficiência com que uma organização produz bens ou serviços.

Ao melhorar a produtividade, uma organização pode disponibilizar mais produtos ou serviços aos clientes e, simultaneamente, diminuir a quantidade de tempo, dinheiro e recursos necessários para produzi-los.

Há muitas maneiras de promover a produtividade, como reduzir o desperdício, agilizar processos, melhorar o controle de qualidade e aumentar a automação. E, ainda, motivar os funcionários e criar um ambiente de trabalho positivo.

Ao aplicar ferramentas, como a metodologia Six Sigma ou eventos Kaizen, as empresas podem se esforçar constantemente para encontrar novas maneiras de melhorar seus níveis de produtividade.

É evidente que a gestão de operações desempenha um papel crucial na produtividade. Portanto, as organizações devem dar a devida importância a essa área e investir no treinamento de seus gerentes de operações, para poderem liderar o aumento da produtividade.

Perfil para um gestor de operações

Uma carreira em gerenciamento de operações e processos pode ser desafiadora e gratificante. Os gestores de operações são responsáveis por garantir que todos os aspectos do negócio funcionem de forma eficiente.

Para serem eficazes nessa função, os gestores de operações precisam de fortes habilidades organizacionais e de planejamento, bem como excelentes soft skills interpessoais e de comunicação.

Eles devem conseguir trabalhar sob pressão e com prazos apertados, muitas vezes lidando com problemas inesperados à medida que eles surgem. Um bom conhecimento dos sistemas de software relevantes também é importante.

Os requisitos de educação e treinamento para essa carreira variam consoante a posição específica e o empregador. No entanto, a maioria dos cargos exigirá pelo menos um diploma de bacharel em administração ou áreas afins.

Alguns empregadores também podem exigir a certificação como a que oferecemos aqui na Fundação Vanzolini. A formação é para quem deseja aprimorar seus conhecimentos.

Gestão de operações é um curso rápido e prático, com duração de 49 horas, e aplicável a profissionais de qualquer formação que queiram seguir a carreira em gerenciamento.

Ele fornece instruções desafiadoras nas principais áreas de gestão de operações, por meio de um ambiente virtual com aulas ao vivo.

Esse curso cobre os fundamentos teóricos da logística, gestão ágil, ferramentas enxutas e gestão estratégica de operações. Ele também apresenta aplicações práticas derivadas desses temas.

Benefícios da gestão de operações para a empresa

As operações produtivas de uma empresa são a chave para seu sucesso. Ao gerenciar de forma eficaz, uma empresa pode melhorar seu desempenho geral e competitividade.

Há muitos benefícios ao fazer isso, incluindo:

Melhor qualidade de produtos e serviços:

Ao gerenciar as operações produtivas de forma eficaz, uma empresa pode garantir que seus produtos e serviços atendam aos mais altos padrões. Isso pode levar a uma maior satisfação e fidelidade do cliente, bem como ao aumento das vendas.

Custos reduzidos:

O gerenciamento adequado das operações produtivas pode ajudar a empresa a reduzir o desperdício e despesas desnecessárias. Isso pode levar a uma economia significativa de custos, o que pode melhorar os resultados financeiros.

Maior eficiência:

Quando as operações produtivas são gerenciadas de forma eficaz, isso leva a uma maior eficiência em toda a empresa. Isso pode resultar em tempos de resposta mais rápidos para os clientes, ciclos de produção mais curtos e melhor uso dos recursos.

Qualidade aprimorada:

As operações produtivas bem gerenciadas tendem a ter menos defeitos e erros. Isso pode levar à melhoria da qualidade dos produtos e serviços da empresa, o que pode satisfazer os clientes e resultar na repetição de negócios.

Maior moral:

Os funcionários que fazem parte de operações produtivas e bem gerenciadas geralmente têm maior moral. Eles podem sentir uma maior sensação de realização e satisfação com o trabalho, o que pode levar a um melhor desempenho no trabalho, menos absenteísmo e turnover.

A gestão de operações é uma parte vital de qualquer negócio e os responsáveis devem garantir que tudo corra bem e com eficiência. Para isso, você deve ser um profissional preparado.

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