Fundação Vanzolini

Sustentabilidade na gestão: desafios e oportunidades

19 de setembro de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

Uma gestão sustentável diz respeito a boas práticas de empresas que se preocupam com seus impactos no meio ambiente, na sociedade e nas demais esferas que influenciam.

Essas ações não devem ser somente pautadas nas leis e nas regras impostas, mas devem ser genuínas e proativas, pois, além de garantir a perenidade do planeta, acarretam inúmeros benefícios para as organizações, inclusive na lucratividade.

Vamos falar mais sobre os desafios e oportunidades de se promover a sustentabilidade na gestão de operações nas empresas. Desejamos uma boa leitura!

Principais desafios para gestão sustentável

Para começar a trabalhar a sustentabilidade em uma organização, primeiramente, é fundamental compreender o atual posicionamento de uma empresa. Deve-se analisar a cadeia de produção, seus impactos ao meio ambiente, à sociedade e aos demais stakeholders que influencia.

Dessa forma, é possível ter insights sobre como criar um sistema produtivo sustentável e como mantê-lo.

Compreender a proporção de responsabilidade

Uma empresa tem uma responsabilidade proporcional aos impactos e influências que gera no ambiente. Quando estamos falando de uma grande empresa, ela terá mais responsabilidades do que uma empresa de menor porte.

Grandes corporações devem assumir planos de ação mais elaborados, para que gerenciem e amenizem as consequências de suas ações para o meio ambiente de forma assertiva. Porém pequenas e médias empresas também podem e devem elaborar boas ações estratégicas nesse sentido.

Implementar uma cultura organizacional com foco em sustentabilidade

Uma empresa nada mais é do que a soma dos esforços de seus colaboradores e de todas as outras partes envolvidas. Dessa forma, faz-se necessário que todos estejam conscientes e envolvidos na intenção de construir uma organização mais sustentável.

É importante estabelecer regras e hábitos simples, mas que caminhem nesse sentido, por exemplo: uso de copos, papéis e canetas não descartáveis, conscientização sobre uso correto de água e luz etc.

É fundamental que esses hábitos não se restrinjam ao trabalho no escritório, mas que também sejam transferidos para as casas dos colaboradores.

Assim, a empresa estará ajudando a transformar a abordagem e consciência das pessoas com relação à sustentabilidade e influenciando seus hábitos, o que é muito relevante.

As perspectivas para o futuro no quesito sustentabilidade

Um estudo realizado pelo Instituto FSB e publicado no site da Exame entrevistou mais de 400 CEOs e empresários para avaliar o nível de maturidade das empresas brasileiras na gestão da sustentabilidade.

A pesquisa constatou que, embora 80% dos executivos entendam que questões sociais são importantes e presentes na estratégia de negócios, somente 22% gerenciam e acompanham temas de ESG (Environmental, Social and Governance), em português: Meio ambiente, social e de governança.

Segundo Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, o assunto sustentabilidade vem ganhando destaque em todo o mundo, no entanto, as empresas ainda têm um longo caminho a percorrer para implementar e gerenciar, de forma assertiva e eficaz, as práticas socioambientais.

Um dos desafios é partir do discurso e consciência para a prática efetiva e implementação de medidas que façam a diferença nesse sentido, Tokarski afirma.

O estudo levantou também que 60% das empresas entrevistadas não possuem nenhuma estratégia de sustentabilidade e que somente um terço dos empresários diz que o nível de importância atribuído à agenda sustentável é alto.

Segundo Danilo Maeda, Head da Beon, consultoria de ESG do grupo FSB, o estudo demonstra que existe um descompasso em relação à conscientização/intenção e a ação, de fato.

De acordo com o executivo, embora muitas organizações possuam iniciativas, poucas elaboram estratégias integradas e direcionadas, que possam, de fato, fazer a diferença em prol de um mundo mais verde.

E você, o que acha disso? Percebeu a importância da sustentabilidade para as empresas? Quer saber mais sobre o assunto? A Fundação Vanzolini oferece um curso Introdução à Sustentabilidade em Gestão de Operações, com 4h de duração, EaD gravado, para você assistir quando e onde quiser.

ENTRE EM CONTATO

Até a próxima!

Para receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado
INSCREVA-SE AQUI

Posts Relacionados