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Desafios da gestão de operações e práticas que podem ajudar

6 de outubro de 2023 | 7min de leitura
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Marcas que desejam ser bem-sucedidas devem estar preparadas para lidar com os vários desafios da gestão de operações, inerentes a suas atividades.

O mercado é uma força dinâmica e, para se adequar à evolução das relações comerciais, ter a percepção de investir em gestão de operações é sinônimo de prosperar diante da concorrência.

Se você quer saber mais sobre como tornar sua empresa mais competitiva e superar os diversos obstáculos da gestão de operações, continue a leitura!

O que é a gestão de operações?

Quando se almeja robustez para lidar com os desafios da gestão de operações numa equipe, devemos primeiramente entender o que é, de fato, essa gestão.

Em definição, a gestão de operações consiste numa estratégia, em que o objetivo é otimizar os processos internos da empresa, para aumentar os lucros e entregar serviços de maior qualidade ao cliente.

Tal estratégia deve estar fundamentada nos pilares do planejamento, da execução e do monitoramento de toda a sequência de ações.

Seja qual for o ramo de atividade, toda empresa pode – e deve – implementar alguma metodologia de gestão, como indicadores de desempenho e lucratividade.

Nesse sentido, os gestores de pessoal têm a importante função de analisar os indicadores de produtividade de cada setor e trabalhar para melhorá-los cada vez mais.

Quais desafios na gestão de operações devem ser esperados?

Um sistema de gestão operacional traz muitos pontos positivos a longo prazo, mas sua implementação certamente virá com alguns desafios a serem superados.

Tendo isso em mente, deve-se esperar lidar com algumas situações, como:

  • Buscar autonomia nos setores: garantir que cada departamento esteja apto a executar sozinho suas ações de maneira eficaz.
  • Operação em capacidade máxima: manter o alto desempenho não é tarefa fácil, lidar com as oscilações é um desafio em todas as empresas.
  • Integração setorial: um ponto extremamente importante é a busca da comunicação entre os setores e a direção. Uma rede funcional de informações é fundamental.

A equipe conseguirá vencer essas dificuldades iniciais com um trabalho conjunto de todos, além de muita persistência. A ideia é uma mudança cultural nos padrões de trabalho.

Naturalmente, transformações podem ser dolorosas em vários sentidos. Pode haver resistência dos colaboradores a algumas adaptações, bem como da diretoria a realizar alguns investimentos nessa área.

Mas, uma vez que todos visualizarem os amplos benefícios da otimização dos processos internos e abraçarem a ideia, muitos frutos serão colhidos.

Benefícios da gestão de operações

A organização que investir numa boa gestão de operações terá um sistema muito eficiente, gerador de uma série de benefícios, dentre eles:

  • Redução de custos: com um olhar analítico, os gestores podem identificar desperdícios de recursos e agir para cessá-los.
  • Otimização do tempo: a gestão possibilita enxugamento de tudo aquilo que consome tempo sem necessidade.
  • Aumento da produtividade: com a otimização geral das atividades, consegue-se uma produtividade maior e mais eficiente.
  • Melhor índice de satisfação do cliente: fruto de todo um processo, com utilização máxima do potencial da empresa, pode-se entregar produtos e serviços de maior qualidade aos consumidores.
  • Melhora do clima organizacional: os colaboradores terão melhor utilização de seu potencial, ocasionando engajamento e satisfação com o trabalho.

É importante destacar este último ponto, a respeito da satisfação interna da empresa. Por meio da boa gestão de operações, os funcionários terão suas atividades otimizadas.

Com a redução de desperdícios e a utilização mais eficaz do tempo, a equipe poderá produzir mais e com mais qualidade em menos horas de trabalho.

Marcas consolidadas no mercado como a Google, por exemplo, lidam muito bem com os desafios da gestão de operações e têm sua produtividade aumentada com jornadas diárias mais flexíveis.

Práticas facilitadoras para desenvolvimento dessas operações

Existem algumas ferramentas para controle de qualidade e procedimentos que têm por finalidade facilitar os processos e auxiliar o enfrentamento dos desafios da gestão de operações. Vejamos alguns deles.

5W2H

Metodologia baseada em um questionário, no qual as perguntas têm por objetivo identificar pontos fundamentais para determinada operação ou situação, seja ela qual for.

A sigla em inglês reúne justamente as questões levantadas a respeito da ação discutida, Cinco perguntas com a letra W e duas com a letra H, são elas:

  • What (o que será feito?);
  • Why (por que será feito?);
  • Where (onde será feito?);
  • When (quando será feito?);
  • Who (por quem será feito?);
  • How (como será feito?);
  • How much (quanto custará?).

O 5W2H é um poderoso aliado para visualizar, de modo simplificado, aquilo que se deseja executar. Muito útil para o planejamento das atividades.

Just In Time

Essa é uma filosofia de gestão surgida com o fenômeno toyotista, após a crise de 1929. A ideia central é uma operação enxuta.

Nesse conceito, busca-se produzir apenas para atender à demanda atual, evitando grandes estoques e otimizando o recebimento de insumos para fabricação dos bens.

Procura-se trabalhar com aquilo que está sendo exigido pelo mercado no momento. Baseado nessa necessidade, planeja-se toda a cadeia produtiva, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega final ao consumidor.

Esse método pode ajudar a reduzir custos operacionais, evitar desperdício de tempo e também de recursos materiais. Mais um ótimo artifício para lidar com os desafios da gestão de operações.

Capacitação profissional

Empresas só funcionam por meio da colaboração de pessoas. Por isso, os empregados podem ser chamados também de colaboradores! O trabalho não é possível sem uma equipe bem preparada.

A capacitação das pessoas traz vantagens a toda a cadeia produtiva da organização. O ideal é que todos entendam que o bom treinamento é um investimento e não um gasto desnecessário.

Uma equipe devidamente apta a realizar as funções propostas trabalhará dentro do tempo adequado, com economia dos recursos da empresa e maior produtividade.

Sem dúvida alguma, o gasto que se tem ao investir em capacitação é muito menor do que todo o prejuízo a longo prazo sem pessoas capacitadas

Importância da capacitação para gestão de operações

Com base em todos os pontos apresentados, pudemos observar algumas formas de superar os inevitáveis desafios da gestão de operações nas empresas.

Todo custo com capacitação, implementação de sistemas e análises deve ser recebido como um investimento muito rentável a médio e longo prazo.

Vale muito mais a pena ter a mente aberta e reestruturar sua empresa com conceitos modernos de otimização do que ter inúmeros gastos, tapando gargalos de desperdício.

Saiba mais em:

Como alcançar uma gestão de operações produtiva?

Tipos de gestão de operações aplicáveis aos seus negócios

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