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Gestão de Operações em cursos operacionais

18 de junho de 2024 | 6min de leitura
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Gestão de Operações em cursos operacionais: o que fazemos para aumentar a satisfação dos nossos alunos e alunas?

O que são cursos operacionais? 

Cursos operacionais são treinamentos específicos voltados para profissionais de uma empresa ou setor, com o objetivo de desenvolver habilidades técnicas essenciais para a execução de atividades ou funções específicas. 

Esses cursos combinam conhecimentos teóricos e práticos, além de avaliações para cada módulo, garantindo a compreensão e aplicação dos conteúdos apresentados.

O público-alvo desses cursos inclui profissionais que desejam aperfeiçoar suas competências e alcançar promoções e reconhecimento profissional. Além disso, são ideais para pessoas que buscam novas oportunidades de trabalho ou recolocação no mercado.

Para otimizar processos em cursos operacionais e melhorar a eficiência, qualidade e resultados do ensino, a Fundação Vanzolini segue certas estratégias. Siga com a leitura para conhecê-las.

Oito passos para otimizar processos: Gestão de Operações em cursos operacionais

Conheça as oito principais:

1.     Análise dos processos existentes

O primeiro passo de otimização consiste na identificação e mapeamento dos processos atuais do curso, isto é, a realização de um raio-x das operações em questão. Nesse caso, deve-se avaliar a eficiência de cada processo, identificar problemáticas, desperdícios de tempo e recursos, assim como áreas de melhoria.

A grade curricular, por exemplo, é uma etapa na qual a avaliação constante torna-se indispensável, por conta da importância de manter o curso atualizado e relevante.

Já imaginou um curso de informática que ensina os alunos a mexerem no Paint em vez do Excel? Ou um curso no qual 100% das operações são feitas presencialmente, do atendimento às matrículas?

Atualmente, não é viável e não faz tanto sentido, certo? Então! A análise dos processos serve justamente para otimizar as operações e torná-las práticas, eficazes e atender às demandas atuais.

2.     Definição de objetivos claros

Estabelecer metas específicas a serem alcançadas auxilia na tomada de decisões assertivas e eficientes.

Nessa etapa, os gestores devem avaliar quais são os pontos com demandas urgentes de melhoria: seria a taxa de conclusão? A satisfação do aluno? A qualidade do aprendizado? E assim por diante.

Na definição de metas, vale considerar a análise dos processos, explicada no tópico acima, e propor objetivos para cada um deles, objetivando a melhoria do curso em questão.

Essa é uma dica de ouro naqueles momentos em que não se sabe por onde começar e o que priorizar como objetivo.

3.     Implementação de tecnologia adequada

Instituições desatualizadas quanto aos processos de otimização tecnológica naturalmente ficam para trás. Isso porque processos repetitivos, demorados, complicados e burocráticos atrasam o andamento do aprendizado e a experiência do usuário, ou seja, do aluno.

Atualmente, as Gestões de Operações devem, por exemplo, utilizar sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) para facilitar a administração do curso, distribuição de materiais, interação entre alunos e professores e avaliação do desempenho.

A automatização de inscrições, a geração de relatórios e o feedback aos alunos são alguns dos procedimentos facilitados por ferramentas, bem como diversos outros. Use a tecnologia a seu favor! 

4.     Personalização do ensino

Em 2023, o Ministério da Educação revelou, por meio de pesquisa, o aumento de 189,1% nos cursos de Ensino à Distância (EaD) nos últimos quatro anos, revelando que métodos educacionais mudam constantemente devido às novas configurações sociais e tecnológicas.

Pensando nisso, é fundamental que as instituições adotem métodos de ensino personalizados, considerando as necessidades individuais dos alunos, mas, para isso, os coordenadores devem saber quais são essas carências.

Nesse caso, recomenda-se a análise de dados para entender melhor o progresso dos alunos e adaptar o ensino de acordo com suas habilidades e interesses.

5.     Capacitação e suporte aos instrutores

Professores são a base do ensino. Sem eles, todas as automatizações não serão relevantes no que mais importa: a qualidade de ensino. No entanto, para um aprendizado verdadeiramente efetivo, os docentes devem ser qualificados.

Oferecer treinamento regular aos instrutores sobre as melhores práticas de ensino, uso de tecnologia educacional e gestão de sala de aula são alternativas de ações eficazes.

Além disso, também é importante que esses treinamentos sejam regulares e que haja suporte contínuo aos docentes, afinal, desafios pedagógicos e atualizações de práticas, ferramentas e conteúdos estão sempre em vigor.

6.     Feedback

O feedback não deve ser negligenciado na gestão de operações, pois a prática representa o termômetro da opinião dos alunos sobre o curso e as gestões operacionais.

Desse modo, os gestores podem realizar avaliações regularmente, para identificar o nível de satisfação dos estudantes, bem como as áreas de melhoria, para assim, efetuar as medidas cabíveis. Os indicadores de desempenho são os melhores meios para isso.

7.     Colaboração e parcerias

Parcerias são bem-vindas para enriquecer o conteúdo do curso e melhorar a experiência de ensino do aluno. Empresas especialistas da área podem oferecer oportunidades de ensino práticas ou, quem sabe, oportunidades de emprego.

Palestras com CEOs, visitas às corporações e demais atividades colaborativas são fontes de aprendizados e possibilidades proveitosas aos alunos, portanto, incentivar colaborações e parcerias deve estar entre as prioridades da coordenação pedagógica. 

8.     Avaliação de resultados

Gestão operacional sem avaliação dos resultados é desperdício de potencial e atraso de sucesso. O planejamento e a execução de ações, assim como as citadas até o momento, são fundamentais, e medir o desempenho delas é indispensável.

Então, após todas as execuções, deve-se medir regularmente o desempenho do curso em relação aos objetivos estabelecidos. O que está dando certo? O que não está? O que pode ser melhorado? Quais objetivos foram alcançados?

Os questionamentos servem como uma peneira para dar continuidade aos êxitos e para ajustar estratégias ineficazes.

A Gestão de Operações não é uma tarefa fácil, mas é fundamental fazê-la corretamente, para que o curso, ou as empresas em geral, sejam competentes em seus propósitos.

Sabendo dessa importância, a Vanzolini criou o MBA em Gestão Ágil, Inovação e Liderança, uma qualificação para quem tem interesse em liderar ambientes empresariais dinâmicos e digitalizados e querem ser destaques em suas áreas. Clique no link e conheça nosso programa!

Conheça também os cursos de Operações e Processos da Fundação Vanzolini.

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Fontes:

correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2023/10/5132899-cursos-de-graduacao-ead-aumentam-189-em-quatro-anos-e-qualidade-preocupa-mec.html

blog.caju.com.br/cultura-organizacional/otimizacao-processos-internos/

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