Liderança assertiva eficaz: conheça os princípios e os benefícios de liderar uma equipe de alta performance
Primeiramente, o que é liderança assertiva? Devemos destacá-la como uma estratégia e uma metodologia de liderança, que consiste na espinha dorsal de qualquer ambiente de trabalho próspero.
Um líder estratégico, que pratica os princípios da assertividade, deve impulsionar a produtividade e a inovação e também cultivar um clima organizacional saudável e motivador.
Diferentemente de um chefe, cujo papel é dar ordens e cobrar produtividade a qualquer custo, o líder assertivo segue um modelo que combina firmeza, empatia, habilidades de comunicação e incentivo à equipe.
Neste texto, exploramos os princípios fundamentais dessa abordagem e seus benefícios. Vamos conhecê-los? A partir desse modelo, alcance metas e promova um ambiente de trabalho saudável e produtivo!
Assim como toda metodologia, a liderança assertiva segue determinados fundamentos, os quais determinam os seus valores e, consequentemente, o seu sucesso.
Nesse contexto, os princípios da assertividade no comando de uma equipe são:
Você entraria a bordo de um avião conduzido por um piloto sem um plano de voo claro, sem metas definidas e sem conhecimento sobre as rotas aéreas? Não, certo? Afinal, as chances de alcançar o destino desejado seriam mínimas, sem contar os perigos maiores.
O mesmo acontece quando se lidera uma equipe corporativa sem clareza de visão e objetivos, quando não se sabe onde quer chegar e o que fazer para alcançar o sucesso.
Por sua vez, um líder assertivo possui uma visão clara do destino e comunica essa visão de forma precisa e inspiradora, alinhando a equipe aos objetivos da empresa e direcionando-a ao ‘destino’ dos propósitos.
Quantas vezes, no seu ambiente de trabalho, houve desentendimentos por mensagens mal interpretadas, burburinhos desnecessários ou complicações na execução de tarefas? A falta de comunicação, ou a comunicação incorreta, é o principal motivo para tais episódios.
Portanto, as barreiras comunicativas não só impedem que pessoas de diferentes países trabalhem juntas sem as ferramentas adequadas, mas também podem prejudicar uma corporação quando indivíduos que falam o mesmo idioma falham na comunicação.
Por isso, um líder eficaz se comunica abertamente, ouvindo atentamente as preocupações da equipe, dando feedbacks construtivos e estimulando um ambiente de trabalho onde as ideias são valorizadas e os problemas são resolvidos de maneira eficiente e respeitosa.
Na liderança assertiva, o líder não apenas delega tarefas, mas também capacita sua equipe, dando a eles autonomia e responsabilidade. Pouco adianta pedir o cumprimento de atividades sem que os colaboradores tenham as habilidades necessárias para desempenhá-las, concorda?
Ao dar as ferramentas necessárias para desenvolver aptidões, o líder, além de promover o crescimento individual dos membros da equipe, a partir de qualificações e senso de confiança, ainda fortalece o comprometimento com os objetivos e o sucesso das operações.
Para desenvolver a equipe e instruí-la exclusivamente com as capacitações voltadas às atividades e missões da empresa, o líder deve oferecer Treinamentos In Company.
Para saber mais, leia: Treinamentos In Company: Invista no futuro de sua empresa
Pensamento estratégico e planejamento: duas ações indispensáveis na liderança eficaz, isso porque, em um ambiente de trabalho dinâmico, decisões rápidas e assertivas são essenciais para evitar a paralisia da análise e as más consequências de uma decisão incorreta.
Um líder assertivo consegue tomar decisões com confiança, baseadas em informações sólidas, além de considerar o impacto em toda a equipe e em como elas afetarão o andamento das atividades. Com as escolhas certas, mantém-se o progresso em direção aos objetivos e, sobre isso, temos mais uma dica de artigo: Definindo a tomada de decisão na liderança
Uma liderança assertiva inspira confiança e respeito, levando a uma equipe mais engajada e motivada. Em equipes com líderes unicamente autoritários e inflexíveis, a motivação e o engajamento dos colaboradores se perde e, no lugar deles, entram a apatia, o desinteresse, o receio e o afastamento.
Enquanto isso, líderes assertivos coordenam um time sempre impulsionado, instigado e estimulado a fazer a diferença e a trazer resultados positivos à empresa. Como bônus, a retenção de profissionais aumenta, o que é um benefício bastante interessante e positivo.
Leia mais em: A importância da Liderança inspiradora para obter resultados
Ao promover a comunicação aberta, líderes assertivos facilitam a resolução de conflitos de forma construtiva, antes que eles se tornem problemáticos e, às vezes, insolúveis.
Infelizmente, os conflitos fazem parte das operações de uma instituição. No entanto, é de responsabilidade do líder torná-los menos recorrentes e de menores proporções. Além disso, quando os problemas aparecem, um líder preparado transforma-os em verdadeiras fontes de aprendizado!
Leia mais em: Resolução de conflitos na empresa: cinco estratégias de mediação
Por meio de tudo o que citamos até aqui, cria-se uma cultura organizacional sólida e positiva, ou seja, um ambiente de trabalho eficiente e inclusivo, em que os membros da equipe se sentem valorizados e apoiados.
O resultado disso tudo? Uma corporação com foco em resultado, e, mais do que isso, uma empresa que os alcança e não somente os almeja.
Por fim, para tirar a liderança assertiva da teoria e colocá-la em prática, permita-se conhecer nosso curso MBA em Gestão Ágil, Inovação e Liderança.
Nos módulos, o MBA foca em conteúdo de gestão ágil, liderança e inovação, em disciplinas como:
Prepare-se para ser um líder respeitado e, acima de tudo, por liderar uma equipe de alto desempenho. Conheça os cursos de Gestão de Pessoas da Fundação Vanzolini.
Até o próximo!
Fontes:
blog.solides.com.br/o-comportamento-de-um-bom-lider/
www.hipnose.com.br/blog/nao-categorizado/lideranca-assertiva