Fundação Vanzolini

A importância da Liderança Inspiradora para obter resultados

16 de novembro de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

O principal ativo de uma organização são as pessoas. Por isso, cada vez mais as empresas têm investido em culturas corporativas que estimulem o bem-estar de seus funcionários. Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais, em comparação com os demais.

Para obter resultados como estes, a liderança carrega um papel extremamente importante: a inspiração de suas equipes. A chance de um funcionário se comprometer com uma liderança inspiracional é de 73%, mas, sem isso, cai para 9%, aponta pesquisa da Gallup (empresa de pesquisa norte-americana).

Como vimos, a responsabilidade de um líder vai além do gerenciamento de tarefas e processos, ou da administração das pessoas. Embora estas estejam no seu escopo de funções, a habilidade de inspirar suas equipes o torna capaz de atingir resultados ainda melhores. Veja a seguir como desenvolver uma Liderança Inspiradora!

Características de um Líder Inspirador

Um líder inspirador é capaz de motivar e influenciar positivamente sua equipe. Carrega em seu discurso e atitudes um propósito ou ideal, que é capaz de incentivá-las a usar o máximo de suas capacidades para superar os desafios e atingir os objetivos. As particularidades desse perfil de liderança podem ser desenvolvidas. Então, para te ajudar nesse processo, elencamos as principais características necessárias para a Liderança Inspiradora.

Compromisso

O primeiro passo para inspirar uma equipe é ter valores éticos e a cultura organizacional muito bem definidos. É preciso estar muito claro para o líder quais são os seus objetivos e quais ações são necessárias para atingi-los. Assim, é possível dividir as responsabilidades com cada membro da equipe. Além disso, o líder deve ser um exemplo a ser seguido. Seu comprometimento precisa transparecer por meio das próprias atitudes.

Empatia

A capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecendo suas necessidades, limitações e capacidades é essencial para a construção de uma liderança humana e próxima. As pessoas tendem a se sentir motivadas a trabalhar, quando se sentem compreendidas.

Confiança

Esse aspecto possui dois benefícios: a confiança em si mesmo e a confiança na equipe. A autoconfiança em suas decisões trará ao líder uma posição de credibilidade, o que, por consequência, refletirá na disposição da equipe em ser liderada por aquela pessoa. Construindo, assim, um relacionamento muito mais efetivo. O outro ponto está na confiança do líder em delegar as responsabilidades aos seus subordinados, sem construir entraves no processo, em uma tentativa de maior controle. Quando há uma confiança mútua na equipe, o engajamento tende a ser maior em direção aos objetivos traçados no início.

Comunicação

No entanto, a principal habilidade para colocar todas as outras características em prática é ter uma boa comunicação. É necessário saber como passar as ideias, ordens e tarefas sem criar ruídos e sentimentos equivocados. Quando o funcionário entende seu propósito, se sente valorizado, pertencente e confiante, ele sente que vale a pena dedicar-se ao máximo no trabalho.

Benefícios da Liderança Inspiradora para a empresa

O reflexo positivo para os funcionários são inúmeros e, acredite, para a empresa também. Confira a seguir:

  • Times inspirados são duas vezes mais produtivos do que times só satisfeitos, segundo uma pesquisa da consultoria Bain, realizada em parceria com a Economist Intelligence Unit;
  • Uma liderança inspiradora atrai e retém talentos na organização;
  • A redução na rotatividade de funcionários economiza recursos na busca e treinamento de novos colaboradores;
  • Líderes inspiradores encorajam a criatividade e a busca por soluções inovadoras;
  • Uma forma de economizar com aumentos de salários é investir na cultura da empresa, de acordo com a revista MIT Sloan (revista baseada em pesquisa e plataforma digital para executivos), a cultura pode ser até 10,4 vezes mais importante do que a remuneração que uma organização oferece;
  • Um clima organizacional positivo promove a colaboração e o trabalho em equipe.

2 exemplos de Líderes Inspiradores

Luiza Trajano

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano é filha de uma das fundadoras do império varejista. Ainda enquanto era apenas uma pequena loja no interior de São Paulo, Luiza trabalhou em diversos cargos e pode aprender tudo sobre a essência da marca. Enquanto liderança, foi responsável pelo reposicionamento de marca até chegar na Magalu que conhecemos hoje. Assumiu uma postura de líder inspiradora. Sua trajetória proporcionou o desenvolvimento de uma comunicação aberta e empática, tanto com os clientes como com os trabalhadores. Valorizando o aprendizado, envolvimento e motivação de todos.

Bill Gates

Fundador da Microsoft, podemos dizer que o Bill Gates é uma inspiração de liderança não somente por esse grande feito. Ele dedica boa parte do seu tempo e dos seus esforços a projetos filantrópicos, sobretudo pautados em questões como saúde, educação e sustentabilidade. Essa atitude faz com que ele seja uma inspiração para seus liderados por meio do exemplo. Segundo o empresário, o sucesso vem por oferecer as ferramentas adequadas e também por proporcionar um ambiente em que as pessoas se orgulhem de fazer parte.

O impacto duradouro da Liderança Inspiradora

Ser um líder inspirador vai além de ter uma equipe produtiva ou proporcionar uma rotina de tarefas organizada. Suas atitudes refletem no ambiente de trabalho e, por consequência, no bem-estar pessoal de cada uma das pessoas. Quando pensamos em estratégias a longo prazo para administração das empresas, investir em cultura organizacional é a melhor opção, assim, incentivar a Liderança Inspiradora faz parte do caminho para o sucesso. Quando os líderes abraçam a missão de inspirar, desbloqueiam o potencial máximo dos colaboradores, tornando-os mais produtivos, criativos e comprometidos. Esses líderes não apenas alcançam metas, como também deixam um legado de positividade, crescimento e desenvolvimento.

Capacitação para Líderes

Para colocar em prática tudo o que apresentamos anteriormente, é preciso investir no treinamento e desenvolvimento dessa mentalidade. Cursos de Autoconhecimento e também de Liderança e Gestão de Pessoas são ótimas alternativas para iniciar o processo de transformação organizacional. Além disso, os Treinamentos In Company são ideais para as empresas que desejam um conteúdo personalizado ao seu dia a dia, levando em conta os desafios da própria equipe.

Este conteúdo foi útil para você? Aprenda mais sobre o assunto: a Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório e transformar sua carreira.

Conheça os cursos de Liderança e Soft Skills da Fundação Vanzolini.

Autoconhecimento, Liderança e Gestão de Pessoas

Inteligência Emocional: Como usar a razão para equilibrar a emoção

Liderança Assertiva: Um Estilo que Constrói Relações Maduras com Foco em Resultados

Liderança e Gestão de Pessoas

Liderança Eficaz em Negócios Digitais

Liderança Feminina

ENTRE EM CONTATO