Etiquetas pretas, anunciando promoções da Black Friday, começam a pipocar por aí e a data – uma das mais importantes do varejo – é esperada com ansiedade e expectativa por consumidores e marcas.
No entanto, para que a Black Friday seja, de fato, um sucesso para o negócio, é preciso que haja, além da estratégia de venda, um olhar atento para a gestão de pessoas e estoque. Isso porque, toda a logística de produtos e de talentos precisa estar alinhada para atender à demanda e oferecer uma entrega satisfatória.
Outro ponto importante é o pós-venda na Black Friday. Como os dados coletados vão contribuir para o negócio? Como estender as estratégias da data para longo prazo?
A Black Friday é muito mais do que um dia, então, para saber como ela impacta na gestão empresarial e quais iniciativas são importantes, acompanhe este artigo que preparamos!
Para começar, vamos saber como surgiu a Black Friday. A data tem sua origem nos Estados Unidos e, por lá, acontece na sexta-feira seguinte a um dos feriados mais importantes dos norte-americanos: o Dia de Ação de Graças, que ocorre sempre na última quinta-feira do mês de novembro.
No Brasil, a Black Friday começou a acontecer em 2010 e, na época, um dos pioneiros foi o site Busca Descontos, que colocou em sua plataforma diversos e-commerces com descontos jamais vistos por aqui.
Desde então, logo no começo do mês de novembro, já é possível se deparar com produtos e serviços com preços especiais nas etiquetas pretas de lojas físicas e virtuais.
Este ano, o dia da Black Friday é 24 de novembro e a expectativa é alta. A Neotrust, empresa especializada em análise de dados de e-commerce, diz que o cenário para a Black Friday de 2023, no Brasil, é positivo e projeta um aumento de 12,6% nas vendas em comparação com o ano anterior.
Ainda de acordo com a Neotrust, em 2023, o ticket médio deve chegar a R$ 473, 00, valor que representa uma aproximação do maior patamar histórico já registrado (R$ 475,00, no segundo trimestre de 2021).
Portanto, com indicadores que mostram que os consumidores estão dispostos a investir mais em suas compras durante a Black Friday, é preciso estar atento à gestão do negócio, para não perder a oportunidade.
Veja, a seguir, os principais pontos para ficar de olho e se preparar melhor:
Para aproveitar a Black Friday e todas as oportunidades que ela pode render para a empresa, é importante pensar em todo o processo com antecedência – e não somente no dia – e ter um planejamento estratégico.
Para isso, é fundamental definir objetivos claros, como metas de vendas, conquista de novos clientes, lançamento de produtos ou até mesmo a melhoria da reputação da marca.
Uma maneira de realizar o planejamento de forma mais fidedigna e eficiente é ter conhecimento e domínio de ferramentas de gestão de projetos.
Além disso, estar ciente sobre como ocorrem as operações e saber gerir processos é importante para que o planejamento estratégico integre toda cadeia produtiva.
Como falamos acima, é preciso um planejamento de toda a cadeia produtiva para aproveitar ao máximo a Black Friday. Por isso, fazer o gerenciamento do estoque e da logística é outra medida fundamental.
Este talvez seja um dos maiores desafios da Black Friday: garantir que haja produtos suficientes para atender à demanda, sem, no entanto, ter sobra e superestocagem, levando a prejuízos após o período.
Assim, fazer o controle do estoque com o registro de dados, movimentação e fluxo de vendas são ações fundamentais para uma reposição inteligente.
Para isso, o conhecimento em cadeia de suprimento, logística e gestão por indicadores e desempenho é um diferencial significativo, que impacta diretamente nos resultados.
Olha quem aparece aqui para reforçar o que dissemos logo antes: os dados, indicadores preciosos no mundo atual e digital. Antes, durante e depois da Black Friday, os dados são fortes aliados.
Então, é fundamental contar com profissionais e ferramentas que saibam analisar e interpretar dados da Black Friday, para, assim, poder entender o desempenho das vendas e identificar oportunidades de melhoria.
Para uma Black Friday de sucesso, os talentos são imprescindíveis. Não somente nesta época, é claro, mas para que uma marca tenha competitividade e bom resultado, ela precisa contar com profissionais qualificados e com uma gestão de equipe humana, atenta, eficiente e disponível.
Entre as atividades que se destacam na gestão de pessoas na Black Friday, podemos destacar:
Vale destacar que o papel da liderança em situações extraordinárias, como é o caso da Black Friday, ganha ainda mais relevância e se torna essencial para um time integrado e engajado.
Por fim, para que a Black Friday seja mais do que um dia de promoções, pensar em estratégias de longo prazo é extrair ao máximo das oportunidades da data.
Uma maneira de traçar um planejamento estendido é olhar para o pós Black Friday e analisar dados, desempenho e métricas. Ver o que deu certo e o que não teve uma performance tão boa. Tudo isso pode ser feito com o auxílio da tecnologia de gestão de processos e resultados.
Outro ponto importante é reunir a equipe para discutir as impressões, trocar experiências e identificar possibilidades de melhoria para outras campanhas ou para o próximo ano de Black Friday. Juntos, a vivência ganha mais força e sentido.
Portanto, com a bagagem de gestão empresarial bem completa, a Black Friday tende a render não só lucros, como novos aprendizados, mais engajamento e mais competitividade.
Para conquistar os conhecimentos necessários e desenvolver as habilidades fundamentais para uma gestão empresarial eficiente, sustentável e de impacto positivo, conte com os cursos de formação da Fundação Vanzolini.
Com excelência, há 50 anos oferece cursos nas áreas de liderança, gestão de pessoas e projetos, além de formações específicas voltadas às ferramentas e tecnologias mais modernas de gestão de qualidade e processos.
Então, se você deseja alcançar novos patamares na carreira e fazer a diferença no mercado de trabalho e nos negócios, acesse o nosso site e confira nossa grade. A Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área de gestão para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.
Conheça os cursos da Fundação Vanzolini.
Fontes: