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Indicadores e ferramentas de controle e gestão de qualidade

19 de janeiro de 2023 | 7min de leitura
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O controle e gestão de qualidade buscam manter um alto padrão de trabalho prestado por colaboradores, fornecedores e processos. Também alinha os atributos dos produtos, serviços e ambiente de trabalho da empresa.

Afinal, todo negócio visa proporcionar benefícios aos stakeholders, como aumento dos lucros, diminuição da rotatividade e melhor comprometimento dos funcionários. Para isso, algumas ferramentas são necessárias.

Pensando nisso, elaboramos este artigo que analisa algumas ferramentas disponíveis para implementar um controle e gestão de qualidade eficaz. Tenha uma boa leitura!

 

Controle e gestão de qualidade: por onde começar?

Gerenciar a qualidade é uma tarefa importante, pois ela envolve vários conceitos, métodos e ferramentas. Tanto que em um ambiente de negócios você pode ter encontrado os termos gestão e controle de qualidade diversas vezes.

Esses dois termos são, muitas vezes, usados de forma conjunta. Ambas as palavras se referem ao mesmo conceito: avaliar a qualidade geral de um produto, por isso eles são intercambiáveis. No entanto, devem ser diferenciados. Confira:

 

Controle de qualidade

O controle de qualidade é o processo de garantir que um produto, ao ser finalizado, atenda a certos requisitos mínimos de qualidade. Ele é parte integrante da gestão de qualidade.

Isso envolve verificar a qualidade geral e a consistência de um produto depois que todos os processos de produção foram concluídos e os materiais usados ​​para criá-lo foram examinados.

Fazer esse controle ajuda as empresas a se diferenciarem dos concorrentes, demonstrando que seus produtos atendem aos padrões do mercado.

É visto como uma das vantagens competitivas imprescindíveis para as empresas, devido à sua importância em ambientes de grande concorrência.

 

Gestão de Qualidade

A gestão da qualidade garante que todos os processos e pessoas estejam alinhados e padronizados para atender às expectativas do mercado e aos requisitos legais e éticos estipulados para cada setor.

O objetivo desse alinhamento é garantir que os produtos e serviços da empresa atendam a padrões de qualidade, como as normas ISO 9001, por exemplo.

Na prática, a gestão da qualidade é uma abordagem voltada para planejar, gerenciar e controlar um processo, a fim de fornecer a melhor qualidade com o menor custo, pensando sempre na satisfação do usuário final.

De modo geral, enquanto a gestão planeja e direciona o trabalho e os colaboradores, o processo de controle garante produtos de qualidade, inspecionando a produção para garantir que os padrões sejam atendidos.

 

Ferramentas que podem te ajudar

Todo negócio que quer ser bem-sucedido precisa alinhar seus processos e estabelecer padrões em seus produtos e serviços. Além disso, deve monitorar e testar a qualidade do que está sendo produzido.

Dessa forma, é preciso determinar quais ferramentas são relevantes, por meio de uma análise profunda dos processos. Confira algumas ferramentas que podem ajudar:

 

MASP: Metodologia para análise e solução de problemas

O MASP significa Método de Análise para Solução de Problemas, que envolve identificar e eliminar as causas de problemas que não correspondem com as expectativas.

Para melhorar continuamente a qualidade de seus processos e produtos, a metodologia, surgida no Japão, padroniza os processos para evitar a repetição de problemas.

Essa é uma ferramenta voltada para a melhoria contínua dos processos. Aplicando essa metodologia a problemas específicos da sua empresa, você pode prevenir ou corrigir falhas nas operações e processos.

Essa metodologia envolve oito etapas ordenadas:

  1. Identificação;
  2. Observação;
  3. Análise;
  4. Plano De Ação;
  5. Ação;
  6. Verificação;
  7. Padronização;
  8. Conclusão.

Com um planejamento adequado e a aplicação da metodologia, é possível identificar problemas, investigar causas, desenvolver soluções e acompanhar resultados. Também é possível padronizar procedimentos, criar relatórios de conclusão e produzir monitoramento de métricas.

 

Fluxograma

Um fluxograma mapeia a progressão de um processo do começo ao fim, com pontos de decisão marcados ao longo do caminho. Os gestores costumam usar essa ferramenta para determinar onde os processos de trabalho falham.

Etapas redundantes ou desnecessárias em um processo de controle e gestão de qualidade podem ser encontradas usando essa ferramenta. Uma vez que essas etapas são eliminadas, o processo pode ser mais eficiente.

Os fluxogramas fornecem informações sobre a estrutura de um processo e podem revelar problemas críticos em seu interior. Isso permite à equipe agir com eficiência para resolver os problemas.

 

Diagrama de Ishikawa

Nomeado em homenagem ao químico japonês Kaoru Ishikawa, o diagrama de Ishikawa mostra a relação entre os efeitos ou problemas e suas causas em um gráfico com setas diagonais, em uma forma distintiva de “espinha de peixe”.

Para compreender um problema ou situação, é necessário identificar todas as suas possíveis causas e relações. Por isso, os diagramas de Ishikawa são usados ​​como parte da gestão da qualidade.

Ao analisar um problema que envolve muitas causas potenciais, os diagramas de Ishikawa facilitam a identificação das correlações entre elas. Isso ocorre porque a ferramenta deixa claro que todos os aspectos do problema estão conectados.

Criar um diagrama de Ishikawa dentro de uma equipe aumenta a transparência e ajuda todos os envolvidos a entenderem melhor os diferentes fatores que influenciam o problema, suas causas e efeitos

 

Kanban

A palavra “kanban” vem do idioma japonês e significa “quadro visual” ou “sinal”. Tem sido usado desde 1950, quando foi criado por Taiichi Ohno na fábrica da Toyota.

O Kanban é um método Just in Time de gerenciamento, que usa dicas visuais para manter os projetos em andamento em um ritmo constante. Ele se concentra no trabalho priorizado, facilitando acompanhar e seguir o planejamento.

Um método Kanban usa cartões para visualizar o progresso e eliminar ineficiências. Assim, uma empresa pode manter uma produção constante e identificar as falhas. Isso reduz as chances de ocorrência de erros e desperdícios.

Como a visualização revela as deficiências, fluxos de trabalho melhores podem ser mais facilmente criados. Dessa forma, esse método é utilizado por organizações com uma cultura de melhoria contínua.

 

Matriz de risco

Uma matriz de risco é uma ferramenta visual que permite ver a probabilidade e a gravidade de diferentes riscos e seus níveis em uma imagem. Essa é uma maneira simples de entender os riscos que sua organização enfrenta.

Ele pode ser usado por equipes que trabalham com gerenciamento de riscos para criar uma visão geral e acessível dos riscos enfrentados por sua organização. Assim, a matriz permite decidir como lidar com os problemas.

 

Matriz GUT

A Matriz de Priorização de Processos é uma ferramenta amigável que auxilia na priorização de problemas e questões internas da empresa. As letras iniciais das palavras Gravidade, Urgência e Tendência formam a sigla GUT.

Ao estabelecer esses critérios GUT para classificar a importância de cada processo, essa ferramenta aumenta a agilidade na tomada de decisões no controle e gestão de qualidade.

O método foi criado em 1981 por Charles Kepner e Benjamin Tregoe. Com sua popularidade como ferramenta de melhoria de qualidade, ela se consolidou como uma das ferramentas mais utilizadas nas organizações.

Como você pode ver,  a implementação de um sistema de gerenciamento e controle é necessário para garantir a qualidade, evitar gastos e retrabalho. Isso mantém a integridade dos negócios e evita danos desnecessários à empresa.

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