Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Como a Gestão da Qualidade contribui para os negócios?

Como a Gestão da Qualidade contribui para os negócios?

A palavra qualidade é amplamente conhecida e utilizada para designar algo com boas propriedades e que é bem feito. Mas o que significa gerenciar a qualidade nas empresas?

Venha conhecer a Gestão da Qualidade. Tenha uma boa leitura!

 

O que é Gestão da Qualidade nas empresas?

A Gestão da Qualidade é uma estratégia que objetiva o melhor desempenho dos colaboradores, dos fornecedores, dos processos (eliminando falhas), dos produtos e serviços e do próprio ambiente de trabalho.

Tudo isso com foco na satisfação dos stakeholders da empresa, melhorias na imagem institucional e no sucesso da organização. Para isso, são utilizadas políticas, métodos e tecnologias.

 

O que é uma política de Gestão da Qualidade?

Trata-se de uma diretriz criada pelas organizações, de forma a assegurar padrões de qualidade e melhorias, de acordo com os âmbitos descritos no parágrafo anterior.

Ou seja, a política de qualidade é um compromisso, feito por escrito, no qual a empresa firma seu comprometimento com a qualidade e isso é feito por meio de um trabalho eficiente, eficaz, participativo e coerente, engajado e que faz uso das ferramentas certas.

De acordo com a norma ISO 9001 e com a Consultoria ISO, a direção de uma empresa deve estabelecer uma política de qualidade que:

  1. Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
  2. Forneça uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
  3. Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
  4. Inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

 

Quais são os benefícios para uma organização ao fazer a Gestão da Qualidade?

Já vimos que gerir a qualidade em uma empresa diz respeito a estabelecer altos padrões de desempenho.

O que a empresa ganha com isso? Quais são os benefícios? Segundo a IBC Coaching os principais ganhos são:

  • Expansão dos negócios;
  • Ampliação de negócios existentes;
  • Abertura para novos mercados;
  • Maior rentabilidade;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Redução de turnover;
  • Maior comprometimento por parte dos colaboradores;
  • Maior competitividade da organização;
  • Ambiente de trabalho mais saudável;
  • Equipes com maior sinergia;
  • Processos mais fluidos;
  • Redução de retrabalho – custos menores e mais celeridade;
  • Ampliação da autoestima e motivação da equipe;
  • Ampliação no desenvolvimento de competências e compartilhamento de conhecimentos inerentes às atividades da organização, visto que são implementadas as melhores práticas de gestão.

 

Por onde começar a implementar a Gestão da Qualidade?

Envolver todas as pessoas no processo

Sobreviver no mercado e ainda obter sucesso em relação à concorrência é uma tarefa difícil e demanda uma gestão alinhada e eficiente.

Para isso, focar na qualidade e no controle de uma empresa é fundamental. É preciso saber como envolver os colaboradores, implementando uma comunicação clara com relação ao que se espera deles, propondo metas e oferecendo treinamentos, de forma que todos estejam conectados com as diretrizes de qualidade da empresa e façam sua parte para que elas sejam cumpridas.

Também é preciso valorizar os funcionários que contribuam com novas ideias e melhorias nos processos, incentivando para que façam parte do sucesso da organização.

Definir os produtos e processos de maior impacto no seu negócio

É necessário selecionar e gerenciar como prioridade os produtos e serviços que têm maior impacto no sucesso da empresa, em geral são os que representam o maior volume comercial ou aqueles que produzem maior faturamento para sua empresa.

Acompanhar por meio de indicadores

É por meio de indicadores que se faz o controle de todo o sistema de Gestão da Qualidade, servindo de parâmetro para o que foi planejado e o que, de fato, está sendo executado.

Os indicadores podem ser quantitativos e qualitativos, por exemplo: volume de vendas, custos, faturamento, lucro líquido ou melhorias na imagem da empresa, grau de satisfação dos funcionários, conforto no ambiente de trabalho etc.

É importante que os indicadores sejam simples, de fácil entendimento e visualização para que seja possível compará-los e manejá-los de acordo com os objetivos da organização e satisfação de seus stakeholders.

Gostou dessa introdução sobre o assunto? Quer saber ainda mais sobre Gestão da Qualidade, suas ferramentas e como aplicá-las? A Fundação Vanzolini oferece o curso Introdução a Ferramentas da Qualidade com 4 horas de duração, EaD gravado, para você assistir a qualquer momento.

Até a próxima!

 

Fontes
Consultoria ISO
IBC

 

Cursos de Qualidade da Fundação Vanzolini
ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×