Fundação Vanzolini

Por que a Fundação Vanzolini é uma autoridade em Green Belt?

15 de agosto de 2023 | 6min de leitura
Compartilhe:

Experiência, talvez esta seja a melhor palavra para sintetizar por que a Fundação Carlos Alberto Vanzolini é considerada uma referência em Green Belt no mercado.

Há mais de 15 anos, a Fundação Vanzolini oferece o curso de formação em Green Belt, que prepara profissionais para liderar projetos com base na metodologia Lean Seis Sigma, ​​reconhecida por ser um recurso fundamental para a melhoria das operações de uma empresa.

A experiência que faz da Vanzolini uma referência em Green Belt também está na trajetória do professor e coordenador do curso, Dr. Alberto Wunderler Ramos, que atua há mais de 30 anos na área.

Com essa bagagem, que não é de agora e que envolve tempo e vivência, a Vanzolini é uma voz de referência em Green Belt, pronta para certificar mais e mais profissionais interessados em uma maior eficiência nos processos.

Quer saber mais sobre os motivos pelos quais a Fundação Vanzolini é uma autoridade em Green Belt? Então siga a leitura deste artigo!

 

Experiência em Green Belt: mais de 15 anos e 2500 profissionais

O primeiro ponto a ser considerado quando falamos sobre a Fundação Vanzolini ser referência em Green Belt é no tempo. Aqui, o tempo contado em anos é aliado do saber, do conhecimento, das transformações e agrega valor à formação.

O tempo de atuação na área de Green Belt em Six Sigma é um diferencial da Vanzolini, que a coloca em um patamar de autoridade no assunto.

Nesse sentido, vale destacar que a primeira turma do curso Green Belt Lean Seis Sigma é de 2008, ou seja, a Fundação Vanzolini oferece essa formação há mais de 15 anos.

São quase 90 turmas e, nessa jornada, mais de 2500 alunos e alunas passaram pelo curso na Vanzolini. São profissionais formados e no mercado, prontos para o uso consistente de metodologias capazes de realizar previsões confiáveis de custo, qualidade e entrega nas empresas.

 

Experiência do Professor em Green Belt: mais de 30 anos de atuação da área

O segundo ponto que responde à pergunta “Por que a Fundação Vanzolini é uma autoridade em Green Belt?” está na experiência do professor e coordenador do curso.

O responsável pela formação é o Dr. Alberto Wunderler Ramos, que atua há mais de 30 anos na área e foi um dos pioneiros no desenvolvimento de cursos com a metodologia Lean Seis Sigma no Brasil.

Além da experiência de três décadas e do pioneirismo, Ramos acumula ainda um currículo de peso: é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP); possui os títulos de Mestre em Engenharia e de Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção), ambos também pela USP. Atualmente, é professor doutor da Universidade de São Paulo e professor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

No mercado, Ramos é Diretor da PRODUCTIVA Engenharia e da Teoria & Prática Desenvolvimento Gerencial. Possui experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade e Produtividade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: controle estatístico de processo, Lean Seis Sigma, delineamento de experimentos, estudos de capacidade e estratégia para melhoria de operações.

 

Experiência exigida no processo seletivo e a qualidade do curso

Chegamos aqui ao terceiro fator que eleva o nível de qualidade do curso de Green Belt da Fundação Vanzolini e a coloca no topo. Trata-se do processo seletivo, que considera uma análise curricular rigorosa, permitindo que seja avaliado, de forma efetiva, o público-alvo do curso.

Sendo assim, para a capacitação em Green Belt, há um olhar direcionado para gerentes, supervisores, engenheiros, administradores e técnicos, que serão líderes de equipes Lean Seis Sigma.

Com essa postura, que visa a experiência em gestão no momento do processo seletivo, é possível garantir um uma sinergia importante na turma, refletindo em um melhor engajamento e em uma melhor capacidade de trocas entre os profissionais, potencializando o aprendizado.

 

Green Belt Lean Seis Sigma: a experiência que faz a diferença

Bem, agora que conhecemos os motivos pelos quais a Fundação Carlos Alberto Vanzolini é referência em Green Belt, vamos saber um pouco mais sobre o curso e o que ele oferece aos profissionais.

O programa de Green Belt da Fundação Vanzolini conta com especialistas seniores que possuem larga vivência em ensino e consultoria empresarial na área. Treinados com excelência, os profissionais que passam pela formação estão prontos para alcançar novos patamares de produtividade.

Assim, tornam-se agentes de mudança dentro das organizações, liderando iniciativas para melhorar os processos e a qualidade dos produtos entregues aos clientes.

Para finalizar, destacamos que o modelo adotado para a implantação da metodologia Lean Seis Sigma, da qual o Green Belt faz parte, é reconhecido como sendo um dos mais avançados e eficazes que existem no mercado. Veja a seguir como se configura a metodologia e os níveis de formação:

 

Os Belts em Lean Seis Sigma

Os níveis de experiência para aplicação do método são chamados de Belts em Lean Seis Sigma, que variam conforme os papéis assumidos:

  • O White Belt é o nível básico. Considerado um treinamento recomendado para todos na empresa;
  • Yellow Belt já é focado em como aplicar o Lean Seis Sigma, contribuindo para processos de melhoria;
  • Green Belt é um nível mais avançado, capaz de gerenciar projetos com habilidade e confiança;
  • Black Belt é uma categoria mais experiente, capaz de gerenciar projetos em um nível multifuncional, além de ser mentor dos outros níveis;
  • Master Black Belt possui nível avançado em conhecimento e experiência. Atua no âmbito organizacional e estratégico;
  • Champion, geralmente composto pela equipe de liderança empresarial.

São etapas que vão somando camadas de ferramentas e estratégias para certificar profissionais capazes de transformar – para melhor – processos, serviços e produtos nas empresas.

Como falamos no início, a Fundação Vanzolini possui mais de 15 anos de experiência no nível Green Belt e mais de 2500 pessoas formadas.

 

Este conteúdo foi útil para você? Conquiste a sua certificação fazendo o curso Green Belt Lean Seis Sigma numa instituição referência na área. Faça sua inscrição agora mesmo ;)

 

ENTRE EM CONTATO

 

Até o próximo!

Posts Relacionados