Fundação Vanzolini

Certificações Seis Sigma, do White ao Master Black Belt

28 de dezembro de 2021 | 6min de leitura
Compartilhe:

Já imaginou aplicar uma metodologia capaz de alcançar 99,99966% de perfeição? Essa é a proposta da estratégia Seis Sigma (Six Sigma, em inglês), criada na década de 80 pela Motorola, com o objetivo de atingir o patamar extraordinário de “desempenho livre de defeitos”. Assim, surgiram as certificações Seis Sigma.

De lá para cá, os resultados comprovaram a efetividade dos processos, e empresas de todo o mundo voltaram seus olhos para as práticas de melhoria contínua que estavam revolucionando o conceito de qualidade no mercado.

Agora, em um momento de extrema competitividade e profundas transformações nas organizações, o Seis Sigma é impulsionado ainda mais, tornando a demanda por profissionais qualificados para aplicar suas ferramentas mais evidente do que nunca.

Mas para aproveitar as oportunidades que surgem na área, é preciso garantir as certificações que comprovem o grau de experiência com a metodologia, do nível White até o Master Black Belt.

A seguir, preparamos um conteúdo que explica a abordagem Seis Sigma, cada uma dessas etapas de qualificação e também como ingressar nas certificações. Acompanhe!

O que é Seis Sigma?

Se você chegou até aqui, é provável que já tenha ouvido falar sobre a metodologia Seis Sigma. Mas, vamos resgatá-la de forma breve para que não fiquem dúvidas pelo caminho.

Trata-se de uma abordagem de aprimoramento constante de produtos e serviços, com foco em eliminar defeitos, reduzir custos e desperdícios, otimizar processos e, assim, aumentar a rentabilidade da produção ou do projeto.

A partir do conceito DMAIC (definição, medição, análise, melhoria – improve, em inglês – e controle), as estratégias perseguem o nível máximo de confiança: o nível 6 Sigma.

Para que seja possível solidificar e ampliar o conhecimento até o momento de gerenciar e treinar equipes com estratégias de gestão Seis Sigma, alguns estágios foram definidos, conforme você vê na imagem abaixo:

Estágios Seis Sigma

As certificações para os níveis Yellow, Green Black e Master Black Belt são essenciais para garantir às empresas que você domina os respectivos conhecimentos teóricos e práticos, tendo plenas condições para atuar no mercado e gerar resultados reais para as organizações. Vamos entender o que são cada um desses estágios? Continue a leitura!

Certificações Seis SigmaWhite Belt

Este é o primeiro passo para você descobrir o mundo Seis Sigma. É neste momento introdutório que você terá uma visão geral sobre esse modelo de gerenciamento de qualidade e aprenderá sobre as terminologias, o método DMAIC, como funciona a estrutura e os propósitos da metodologia. Nas empresas, será possível oferecer suporte aos seguintes níveis.

Certificações Seis SigmaYellow Belt

Neste estágio, além de reforçar conceitos e ferramentas do Seis Sigma, ao obter a certificação, você oferecerá suporte aos Green e Black Belts nos projetos, podendo, até mesmo, conduzir processos de melhorias de baixa complexidade e curto período.

Na Fundação Vanzolini, o curso para esse nível traz conteúdos para quem está iniciando na jornada, com foco no método DMAIC e ferramentas adicionais, como as básicas da área de Qualidade e do conceito Lean, para agregar conhecimentos práticos e efetivos no seu dia a dia profissional. A qualificação Yellow Belt se encaixa no seu momento de carreira? Confira aqui todo o programa e participe das aulas.

Certificações Seis SigmaGreen Belt

Ao chegar na certificação Green Belt, você estará preparado e preparada para liderar projetos com base na metodologia Seis Sigma! Com conhecimentos mais avançados e experiências anteriores, Green Belts são considerados profissionais relevantes e que direcionam um foco maior do dia para a implementação de processos de melhoria contínua.

Além disso, já estão capacitados para analisar estatísticas e extrair dos dados as informações sobre desvios no processo, que estão impedindo a excelência dos produtos e serviços. Com isso, tornam-se profissionais mais qualificados para as táticas de aprimoramento.

Esta é uma das certificações mais procuradas na metodologia e pode abrir muitas portas para seu futuro profissional. Com o curso Green Belt Lean Seis Sigma da Fundação Vanzolini, você conta com especialistas gabaritados como professores e aprenderá com quem tem vivência de mercado para impulsionar sua carreira.

Certificações Seis SigmaBlack Belt

Apesar de não haver uma relação de hierarquia com o Green Belt, o estágio Black Belt é aquele que carrega uma visão mais global do Seis Sigma, se reportando ao Master Black Belt. É o ou a profissional que está totalmente focado na metodologia dentro da organização, com ampla capacidade de se envolver e resolver problemas mais complexos com o uso de programas de estatística e outras ferramentas avançadas.

Por estar com atenção exclusivamente direcionada aos projetos de melhoria contínua, poderá estar presente em diversas áreas, ainda que precise atuar em um gerenciamento mais diário das rotinas e das equipes.

No curso 100% EAD Upgrade para Black Belt em Lean Seis Sigma, você fará um mergulho na metodologia com tópicos conceituais, práticos e com foco em Gestão da Mudança, já que o seu trabalho estará em torno de uma transformação da área de Qualidade nas empresas.

Se você é gerente, supervisor(a), engenheiro(a), administrador(a) de empresas e quer se tornar líder Seis Sigma, este é o caminho!

Certificações Seis SigmaMaster Black Belt

Por fim, temos o estágio da certificação Master Black Belt, aquela que está na condução geral da metodologia Seis Sigma nas empresas e atua ainda mais firmemente para uma mudança cultural sobre a Qualidade, conectando-a aos objetivos de negócio e engajando pessoas, para que projetos de melhoria sejam mais efetivos, sustentáveis e evolutivos.

Assim, habilidades e competências de liderança são imprescindíveis para profissionais que alcançaram um dos níveis mais altos da jornada dos Belts – e ainda existe o Champion, que atua para direcionar as iniciativas e apoiar a transformação.

Ficou interessado ou interessada em atuar na área? Com as certificações e o melhor aprendizado, ao lado de docentes renomados da Fundação Vanzolini, você estará um passo à frente no mercado e terá no seu currículo o selo de uma instituição que, há 55 anos, atua para desenvolver profissionais de excelência.

Inscreva-se no curso que combina com o seu momento e dê um salto na sua carreira:

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados