Fundação Vanzolini

Lean Manufacturing: produtividade e resultados de sucesso

6 de fevereiro de 2023 | 6min de leitura
Compartilhe:

Maximizar a produtividade e minimizar o tempo de fabricação: este é o lema. Também conhecida como Manufatura Enxuta, a metodologia Lean Manufacturing foi criada em 1955, na Toyota Motor Company, em Nagoya, no Japão.

O método surgiu a partir da fusão das melhores práticas orientais com os modernos sistemas de produção industriais ocidentais, com o principal objetivo de aumentar a qualidade e a eficiência nos processos das empresas, pela redução ou pela eliminação dos erros e dos desperdícios.

Aprimorado por décadas, o processo chegou aos anos 1990 com credibilidade e começou então a se consolidar nos Estados Unidos e Europa.

 

Sistema Toyota de Produção e Lean Manufacturing

O Sistema Toyota de Produção (STP) resulta em um processo corporativo de manufatura que incide fortemente na parte comportamental dos colaboradores, estimulando o desenvolvimento de suas competências, além de agregar valor ao produto ou serviço final.

Trata-se de uma filosofia de gestão que propõe combinar técnicas de gestão e maquinário, com o objetivo de produzir mais com menos recursos. O método é aplicado para eliminar oito tipos de desperdícios, como:

  • Estoque;
  • Superprodução;
  • Tempo de espera;
  • Transporte e logística;
  • Excesso de processos;
  • Habilidades subutilizadas;
  • Movimentação de pessoal;
  • Defeitos e não conformidade.

É extremamente importante saber como colocar a Lean Manufacturing em prática na indústria. Algumas empresas bem conhecidas que usam o Lean são Intel, John Deere e Nike.

 

Indicadores para 2023 do Lean Manufacturing

O fato é que a metodologia Lean tem se tornado comum não só na indústria, mas em organizações de várias áreas. É necessário conhecer muito bem as ferramentas do Lean que auxiliam na maximização da produtividade da indústria e fazem com que os processos sejam mais eficientes.

Para tanto, um bom sistema de indicadores precisa ser concebido como parte integrante das rotinas de gestão e estar alinhado nos vários níveis da organização, além de ter como principal objetivo o apoio às pessoas que realizam as atividades nos processos de melhoria.

Indústrias precisam de parâmetros objetivos, com métricas e metas, para poderem avaliar o desempenho, dentre outras análises, para a tomada de decisão, por exemplo.

Dessa forma, no sistema Lean, os indicadores servem a finalidades específicas, que estão na base desse modelo de gestão, isto é, alinhar objetivos e apoiar as ações de melhoria.

As ações que devem nortear o sistema Lean em 2023:

  • Medir o que é relevante;
  • Desdobrar verticalmente e alinhar horizontalmente;
  • Indicadores de satisfação do cliente;
  • Indicadores reais, sem utopias;
  • Indicadores de objetivos e metas claros;
  • Indicadores simples, sem complexidade;
  • Indicadores sempre à vista do time;
  • Ciclos enxutos de verificação, ação e aprendizado;
  • Ser parte das rotinas de gestão.

Agora, perguntamos: como está o sistema de indicadores de sua organização? Pois eles devem atender os princípios do Lean para obter resultados de sucesso, que são traduzidos no aumento da lucratividade e na diminuição de custos.

A essência do Lean Manufacturing é o envolvimento de todos em atividades de melhoria padronizadas e compartilhadas. Confira algumas dicas a seguir!

 

Como incorporar o Lean Manufacturing

Para implementar a produção enxuta no negócio, é preciso se atentar aos cinco valores fundamentais: Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Ponto de Partida e Gestão de Melhoria Contínua.

Em geral, isso significa entender como funciona cada um dos processos, identificar as etapas de trabalho que agregam ou não valor ao produto, começar a produzir sem interrupções, com um novo fluxo de trabalho, definir um novo ponto de partida para começar a produção e, por último, e não menos importante, fazer a gestão com foco na melhoria contínua.

Para incorporar o Lean Manufacturing à filosofia da sua empresa, algumas ações são essenciais:

1) Adote o sistema de inventário just in time, ou seja, produza conforme demanda;

2) Desenvolva uma equipe multitarefa, engajada e comprometida com o trabalho;

3) Melhore os fluxos de produção, para ganhar mais agilidade;

4) Seja rigoroso com o monitoramento da qualidade.

 

Lean Manufacturing e os casos de sucesso

Entre as empresas que aplicam a metodologia Lean Manufacturing, a Toyota é a pioneira. Por meio da metodologia aplicada internamente, criou conceitos importantes para negócios de todos os setores.

Do setor automobilístico para o de calçados e vestuário, a Nike é outra das empresas que aplicam o Lean Manufacturing com sucesso.

A empresa conseguiu obter menos desperdício e maior valor para o cliente, além de outros benefícios inesperados.

O método reduziu em 15% as práticas de trabalho negativas nas fábricas da empresa localizadas no exterior e valorizou mais o esforço das equipes de trabalho. Já a motivação do time influenciou positivamente a performance da empresa como um todo.

A Intel, maior fabricante de soluções e produtos de informática do mundo, identificou que não seria ideal ampliar sua produção ao reduzir a qualidade.

Logo que passou a implementar técnicas de controle de qualidade e de redução de resíduos, a Intel se tornou uma das empresas que aplicam Lean Manufacturing mais bem-sucedidas.

Para alinhar sua produção com os princípios Lean, a multinacional John Deere, considerada a maior fabricante de produtos agrícolas do mundo, investiu um orçamento de US$ 100 milhões no aperfeiçoamento de sua gestão.

O Lean transformou os processos e, especialmente, a cultura organizacional da equipe de engenharia de fabricação, identificando atividades que não agregavam valor e, então, eliminando-as.

Mecanismos de controle de qualidade foram 100% automatizados, o que resultou em mais peças verificadas contra defeitos em um período mais curto.

Com a implantação da metodologia, a empresa ampliou sua produtividade e passou a oferecer seus produtos aos consumidores por um preço menor.

O novo sistema também foi utilizado ​​para monitorar as diferentes etapas do processo de produção, o que permitiu à empresa não produzir mais do que o necessário, evitando desperdícios.

Esse conteúdo foi útil para você? Para aprender mais sobre Lean Manufacturing e melhorar seus resultados profissionais, acesse o curso Lean Manufacturing: Ferramentas para produção enxuta da Fundação Vanzolini.

Esperamos por você!

 

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

Sebraers
Esales
Sydle
Lean
Cae Treinamentos

Posts Relacionados