Fundação Vanzolini

Método Lean Manufacturing: produzir mais com menos recursos

8 de junho de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

Diante de problemas econômicos e financeiros, desenvolvimento tecnológico e estreitamento de mercados, as empresas devem buscar soluções para aprimorar o processo produtivo e se posicionar entre as referências em seus segmentos. É aqui que entra o método Lean Manufacturing.

O então vice-presidente da Toyota, Taiichi Ohno, desenvolveu esse sistema no Japão, após a segunda guerra mundial. Essa filosofia de gestão propõe combinar técnicas de gestão e maquinário, com o objetivo de produzir mais com menos recursos.

A ideia é usar os materiais apropriados, no lugar adequado, na quantidade correta, com foco na flexibilidade do processo. Além disso, é preciso considerar a utilização de um sistema de gestão integrado, para melhorar a supervisão de todo o processo produtivo e permitir que a produção seja escalonada com ainda mais facilidade.

Em resumo, cada ferramenta ou abordagem Lean deve atender a uma necessidade específica de melhoria contínua no processo de criação e entrega de valor.

Compreendemos que a filosofia da produção enxuta busca reduzir erros e desvios de qualidade, por isso, devemos considerar os sete tipos de desperdícios e utilizar as ferramentas mais adequadas. Estes incluem: Superprodução, tempo de espera (lead time), transporte, excesso de processamento (over handling), inventário, movimento e defeitos.

Em caso de superprodução, pode-se aplicar a prática JIT (Just In Time), em que a produção segue o ritmo da demanda, evitando, assim, excesso de produtos e estoques.

Empresas como a Ford, GM, Volkswagen (todas as grandes montadoras), Unilever, Bosch e Embracon são exemplos que aplicam os princípios do Lean Manufacturing e têm alcançado resultados significativos em termos de redução do setup de máquinas, maior giro dos estoques e, portanto, conversão mais rápida de insumos em receitas.

Recentemente, o Lean Manufacturing também foi adaptado e usado por organizações de serviços para tornar suas operações mais eficientes. Essa abordagem é chamada de Lean Service.

Agora, você gostaria de saber mais sobre as ferramentas do Lean Manufacturing e como utilizá-las, certo? Reunimos aqui algumas ferramentas para você.

Ferramentas de Lean Manufacturing

 

5S

O 5S é uma ferramenta apoiada em cinco ações. Ele mede a qualidade da produção e se concentra em mobilizar toda a empresa de maneira lógica.

Criado pelos japoneses, o intuito é eliminar o desperdício de estações de trabalho e condições precárias. Além disso, tem por objetivo rastrear o que realmente precisa ser produzido, quando produzir e para quem.

5S inclui os seguintes termos:

  • Seiri: Evitar desperdício de recursos e falta de espaço;
  • Seiton: Organizar o espaço de trabalho para tornar a produção mais eficiente;
  • Seiso: Trabalhar para o ambiente ficar livre e limpo;
  • Seiketsu: Definir normas de triagem, arrumação e limpeza que facilitem a ergonomia e a saúde da fábrica;
  • Shitsuke: Motivar funcionários para que todos se ajudem.

Jidoka

Esta ferramenta visa automatizar todo o processo produtivo e tem como objetivo o controle de qualidade. A ideia é que um trabalhador trabalhe em várias máquinas ao mesmo tempo, o que reduz o número de pessoas e aumenta a capacidade de produção.

Com o Jidoka, o usuário pode interromper todo o processo, caso detecte algum erro que ocorreu ou pode ocorrer. Dessa forma, toda a fábrica fica ciente do problema e a busca por uma solução torna-se mais eficiente.

Se você quer aprender mais sobre Lean Manufacturing para melhorar seus resultados profissionais, acesse o  curso Lean Manufacturing: Ferramentas para produção enxuta da Fundação Vanzolini.

Esperamos por você!

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados