Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Método Lean Manufacturing para produzir mais com menos recursos

Método Lean Manufacturing para produzir mais com menos recursos

Diante dos problemas econômicos, evoluções tecnológicas e com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam achar soluções para melhorar o processo produtivo e se colocar entre as referências de seus segmentos. É aí que entra o método Lean Manufacturing.
Originário do Japão, após a segunda grande guerra, esse sistema foi desenvolvido pelo vice-presidente da Toyota na época, Taiichi Ohno. Essa filosofia de gestão visa combinar técnicas gerenciais e maquinarias com o objetivo de produzir mais com menos recursos.
A ideia é usar os materiais corretos, no lugar certo, na quantidade ideal, focando na flexibilidade do processo. Também é necessário considerar o uso de um sistema de gestão integrado, para melhorar o controle de todo o processo produtivo e a possibilidade de escalar a produção de maneira facilitada. Numa visão geral, cada ferramenta ou abordagem do Lean deve atender a uma necessidade específica de melhoria contínua no processo para geração e entrega de valor.
Sabemos que a filosofia de produção enxuta visa reduzir erros e desvios de qualidade, para isso devemos observar os sete tipos de desperdícios e aplicar as ferramentas mais adequadas. São eles: Superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
No caso da superprodução, por exemplo, podemos aplicar a prática do JIT (Just In Time) cuja produção acompanha o ritmo da demanda evitando o excesso de produtos e de estoque.
Ford, GM, Volkswagen (todas as grandes montadoras), Unilever, Bosch e Embracom são alguns exemplos de empresas que aplicam os fundamentos do Lean Manufacturing e que obtiveram resultados relevantes em indicadores como: redução do setup de máquinas, maior giro dos estoques e, consequente, conversão mais rápida de insumos em receitas.

Recentemente a Lean Manufacturing também vem sendo adaptada e utilizadas em organizações de serviços com o objetivo de melhorar seu desempenho operacional. O nome desta abordagem é Lean Service.

Agora, você gostaria de saber mais sobre as ferramentas de Lean Manufacturing e quando aplicá-las, certo? Resumimos aqui algumas ferramentas a seguir para você.

Ferramentas de Lean Manufacturing

  1. 5S

O 5S é uma ferramenta baseada em cinco processos simples. Ela vai medir a qualidade da produção e focar na mobilização de toda a companhia de forma lógica. Criada pelos japoneses, o objetivo é eliminar o desperdício causado por más estações de trabalho e condições. Além disso, o intuito é fazer o monitoramento do que realmente precisa ser produzido, quando produzir e para quem produzir.

Os 5S envolvem os seguintes termos:

  • Seiri: Evitar o desperdício de recursos e a falta de espaço;
  • Seiton: Organizar todo o espaço de trabalho para que a produção seja mais efetiva;
  • Seiso: Trabalhar para que todo o ambiente fique livre e limpo;
  • Seiketsu: Determinar as normas de triagem, arrumação e limpeza que vão facilitar a ergonomia e a saúde da fábrica;
  • Shitsuke: Serve para encorajar os seus colaboradores e manter todos se ajudando.
  1. Jidoka

Essa ferramenta busca automatizar todo o processo de manufatura e é direcionada para o controle de qualidade. A ideia é que um operário cuide de várias máquinas ao mesmo tempo, reduzindo assim o número de pessoas e aumentando a capacidade de produção. O Jidoka permite que o operador seja capaz de parar todo o processo caso identifique algum erro que aconteceu ou possa acontecer. Dessa forma, toda a fábrica fica ciente do problema e a busca pelo acerto se torna mais efetiva.

Para saber ainda mais sobre Lean Manufacturing, se capacitar e melhorar seu desempenho profissional, acesse o link, para o curso que Fundação Vanzolini oferece sobre o assunto.

Esperamos por você!

» Para saber mais sobre os cursos e tirar dúvidas, acesse o site da Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmenteo boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×