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7 princípios da gestão de qualidade para iniciantes

14 de novembro de 2022 | 7min de leitura
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Uma gestão de qualidade busca manter um padrão acima da média em todas as áreas de uma empresa com benefícios aos stakeholders da organização. Conheça!

Com mercados cada vez mais exigentes e a concorrência aumentando, as empresas precisam realizar uma gestão de qualidade, promovendo uma contínua melhoria de seus produtos e serviços.

As empresas bem-sucedidas têm um foco claro na alta qualidade. Precisam de estratégias inteligentes para manter uma melhoria consistente para atender às expectativas do cliente e fornecer um serviço superior.

Para isso servem os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), sendo uma série de processos que ajudam sua empresa a atender às necessidades e expectativas de seus clientes.

Sem um SGQ, as empresas não têm foco e direção. Isso geralmente resulta em produtos de baixa qualidade. A série ISO é um padrão internacional que guia as empresas.

Neste artigo trouxemos quais são os sete princípios da gestão de qualidade. Continue a leitura para saber mais!

 

O que é gestão de qualidade?

A gestão da qualidade é o exercício de supervisionar as diferentes atividades, tarefas e processos dentro de uma organização, usada comumente para criar um produto ou serviço, garantindo seu padrão de excelência.

Ou seja, é preciso garantir que todos os stakeholders – os grupos de interesses – da organização atuem em conjunto para garantir a melhoria dos processos e obtenção dos melhores resultados.

Isso poderá ser observado nos produtos, serviços e cultura organizacional, levando a implementação de políticas de qualidade.

Quando falamos de gestão de qualidade não nos referimos apenas às propriedades de um produto ou do serviço. Nem a um departamento específico de controle.

Esse processo é um compromisso de toda a empresa, que envolve cada operação realizada, desde a entrada, a partir de seus fornecedores, até a saída para os clientes.

 

Como identificar o que é necessário?

A Gestão de Qualidade Total (GQT) é um sistema de qualidade para identificar problemas. Ela envolve a implementação de quatro elementos essenciais: planejamento, melhoria, controle e garantia.

O processo de gestão da qualidade depende de um planejamento capaz de identificar os padrões e propriedades relevantes ao projeto e então determinar como alcançá-los.

Esse processo necessita de melhoria contínua e deliberada para promover a confiança ou confiabilidade no resultado.

Portanto, é preciso um esforço para controlar a manutenção da integridade de todo o processo e sua garantia, conforme os requisitos especificados.

Esses quatro componentes se concentram tanto nos produtos e serviços fornecidos pela organização quanto nos processos de negócios, buscando maior consistência e propriedade.

Em geral, o sistema de gestão da qualidade trata do desenvolvimento de metas de longo prazo, que devem ser alcançadas pela realização de tarefas de curto prazo.

As empresas que desejam utilizar sistemas de gerenciamento devem seguir as normas ISO 9000 e 9001. Elas chegaram ao Brasil na década de 1990, após o lançamento do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP).

A ISO exige que a empresa possua um sistema de gerenciamento de qualidade global, presente em todos os seus setores. Nela estão definidos os padrões ISO 9000:2015 e ISO 9001:2015.

 

7 princípios necessários

As Normas Internacionais de Gestão da Qualidade utilizam sete princípios definidos no padrão ISO 9001 para orientar os processos da organização para um desempenho eficiente. Confira:

 

1 – Foco no cliente

Esse princípio é centrado em atender e superar as expectativas e necessidades atuais e futuras dos clientes.

Para isso é preciso conhecê-los e manter um bom relacionamento. Como resultado, vem a fidelização.

As empresas devem se concentrar na satisfação dos clientes para poder personalizar suas ações. A coleta de feedback é fundamental, isso ajuda a identificar onde melhorar.

 

2 – Liderança

Uma boa liderança é essencial para o sucesso organizacional. Ela precisa ser voltada para a construção de uma cultura organizacional de unidade e senso de propósito entre os colaboradores.

Bons líderes estabelecem uma relação de propósito, direção e engajamento. Isso permite alinhar as estratégias, política, processos e recursos a fim da organização atingir seus objetivos.

 

3 – Engajamento de pessoas

Os colaboradores precisam estar engajados na criação e entrega de valor da organização. Requerem ser incentivados a promover suas habilidades de forma consistente.

Isso envolve treinamento, programa de benefícios, reconhecimento e fazer com que as pessoas se sintam valorizadas para mostrar suas competências e o seu potencial máximo.

 

4 – Abordagem do processo

Os processos do sistema de gestão da qualidade são interdependentes e precisam ser entendidos na totalidade para serem adequadamente otimizados.

Isso inclui entender os recursos, controles e interações envolvidos no sistema. Quando isso é feito, os funcionários entendem como seus resultados são produzidos.

Os processos empresariais precisam ser constantemente revisados para poderem ser mantidos com eficiência e eficácia. Assim é possível eliminar os desperdícios e agilizar as tarefas.

 

5 – Melhoria contínua

É necessário que uma organização melhore seu desempenho atual, responda às mudanças e crie oportunidades de crescimento.

Toda a organização precisa estar engajada no processo de melhoria, seja em relação à experiência dos clientes, desempenho das atividades, processos ou adaptações às situações do mercado.

 

6 – Tomada de decisão baseada em evidências

Decidir é um processo complicado que envolve muita subjetividade. Muitas vezes, requer considerar várias fontes de informação, bem como interpretá-las.

A confiança nas decisões vem da análise de dados e exposição a fatos, evidências e relações de causa e efeito. Tomar decisões com base nessas ideias leva a uma maior objetividade.

Os fatos e os dados devem ser analisados, guiando as decisões. Isso depende também de estudar e compreender o mercado, bem como o histórico de decisões já tomadas pela empresa.

 

7 – Gestão de relacionamento

O gerenciamento do relacionamento entre a organização e seus stakeholders precisa ser mutuamente benéfico, para assim obter colaboração e sucesso nos negócios.

O relacionamento com fornecedores e clientes é especialmente importante para o desempenho da organização.

 

Existem ferramentas que podem ajudar?

Os profissionais de gestão de qualidade podem usar algumas ferramentas para otimizar seus processos e garantir controle e eficiência do seu trabalho.

Para delinear os melhores instrumentos a adotar, sua empresa deve primeiro determinar quais usar, por meio de uma análise completa. E é possível escolher quantos forem necessários à sua estratégia.

Para saber quais procedimentos podem ajudar, confira este artigo que preparamos para você: Gestão da qualidade: Conheça as 7 principais ferramentas.

 

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