Implementar um sistema de gestão certificado em uma organização ajuda a alcançar objetivos de desempenho que trazem muitos benefícios para a empresa. Veja mais!
No mundo dos negócios de hoje, torna-se cada vez mais importante ter um sistema de gestão certificado. Ele pode ajudar sua empresa a melhorar o desempenho, alcançar a conformidade com os regulamentos e aprimorar a satisfação do cliente.
Mas será que a sua empresa deve buscar uma certificação? Neste artigo, exploraremos os principais objetivos e motivos.
Um sistema de gestão certificado é uma abordagem de gestão da qualidade que abrange toda a organização e atende aos requisitos de uma norma específica, como a ISO 9001.
Ele permite que uma organização demonstre sua capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos regulamentares e do cliente. Os principais objetivos da implementação são:
Há muitas razões pelas quais uma organização pode querer certificar sua gestão, mas o objetivo principal, geralmente, é melhorar o desempenho como um todo. A certificação mais utilizada é o sistema ISO.
A ISO (International Organization for Standardization) é a Organização Internacional de Padronização e, como o nome diz, define padrões internacionais de sistemas de gestão.
Ela atua em uma ampla gama de áreas, incluindo:
O objetivo da ISO é promover a padronização e atividades relacionadas, que facilitem o comércio e a comunicação entre diferentes empresas e setores, protegendo os interesses dos consumidores.
Um sistema de gerenciamento ISO certificado é aquele que foi auditado e aprovado por um organismo de certificação terceirizado credenciado e atende a todos os requisitos do padrão específico.
Há muitas razões pelas quais uma organização pode optar por implementar um sistema de gestão certificado, mas os objetivos mais comuns são melhorar o desempenho e reduzir custos, devido à melhor eficiência do processo e redução de desperdício.
Um gestor que deseja ver o sucesso de seu negócio irá investir em processos de melhoria contínua para o desempenho geral da sua organização.
Por isso, esses sistemas ajudam as organizações a identificarem e controlarem seus riscos, melhorarem a comunicação e alcançarem a conformidade com os requisitos legais e regulamentares.
Há vários benefícios em ter um sistema de gerenciamento certificado, incluindo maior eficiência e produtividade, custos reduzidos e melhor satisfação do cliente.
A certificação pode fornecer validação externa das práticas voltadas para a qualidade de uma organização, comprovando seu empenho em melhorar suas operações, atender aos requisitos regulatórios e alcançar um desempenho superior.
Os sistemas de gestão certificados ajudam as organizações a melhorarem seus processos de comunicação e coordenação, o que, por sua vez, leva a um melhor desempenho do projeto.
Além disso, os sistemas de gerenciamento certificados oferecem benefícios como:
A certificação pode ser benéfica para as empresas de várias maneiras. Em primeiro lugar, pode ajudá-las a economizar dinheiro, melhorando a eficiência e reduzindo o desperdício.
Em segundo lugar, pode ajudá-las a conquistar novos clientes e contratos, pois demonstra que eles são capazes de fornecer um produto ou serviço de alta qualidade.
Finalmente, isso pode aumentar o moral da equipe, pois os funcionários se sentem orgulhosos de trabalhar para uma empresa que obteve esse prestigioso credenciamento.
Existem diferentes versões da ISO, cada uma adaptada para atender às necessidades de um determinado tipo de negócio. Veja mais a seguir.
Os sistemas de gestão certificados mais comuns são:
Continue a leitura para conferir mais detalhes sobre cada sistema de gerenciamento.
A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade que ajuda as organizações a garantirem que estão atendendo aos requisitos dos clientes e melhorando seus processos de negócios. O padrão pode ser aplicado a qualquer organização, independentemente do tamanho ou do setor.
A certificação ISO 9001 é concedida a organizações que atendem aos requisitos da norma e mostra que a organização está comprometida com a qualidade e a melhoria contínua.
As organizações que obtiveram a certificação ISO 9001 normalmente veem melhorias na satisfação do cliente, na produtividade dos funcionários e na lucratividade geral.
Os benefícios da certificação incluem:
O ISO 14001 corresponde aos sistemas de gerenciamento voluntário que as organizações implementam para melhorar seu desempenho ambiental.
Esse certificado demonstra a conformidade de uma organização com os padrões nacionais e internacionais de gestão ambiental, além do compromisso com a sustentabilidade e a qualidade.
Mas por que uma empresa deve certificar um ISO 14001? Esse reconhecimento fornece às organizações uma verificação terceirizada confiável de seu desempenho ambiental. Os certificados podem ajudar as organizações a:
A ISO 45001 é o novo padrão internacional para sistemas de gerenciamento de saúde e segurança ocupacional. Ela foi lançada em março de 2018 e substitui a BS OHSAS 18001.
Essa é uma norma abrangente que pode ser usada por organizações de todos os tamanhos para gerenciarem seus riscos de saúde e segurança. Ela fornece orientação sobre como desenvolver, implementar e manter um sistema eficaz de gestão de saúde e segurança.
Um dos principais benefícios da ISO 45001 é que ela ajuda as organizações a melhorarem seu desempenho em áreas como prevenção de incidentes, redução de lesões e conformidade com os requisitos legais.
Também ajuda as organizações a demonstrarem seu compromisso com a qualidade de vida dos colaboradores, o que pode ser importante para atrair novos funcionários e clientes.
Se você está procurando um padrão para ajudá-lo a melhorar o gerenciamento de saúde e segurança da sua organização, a ISO 45001 é uma boa escolha.
Todos estes três tipos de sistemas de gerenciamento são válidos por três anos e têm um objetivo comum: garantir que os produtos e serviços da organização atendam aos requisitos regulamentares e do cliente.
Como você pode ver neste artigo, um sistema de gestão certificado é uma estrutura organizacional que permite que uma organização identifique, controle e melhore sistematicamente os processos da organização.
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