No Curso de Capacitação em Gestão por Processos e da Qualidade o aluno vivencia situações para aplicação das ferramentas e técnicas mais apropriadas para alcançar os objetivos estabelecidos e é preparado para enfrentar dificuldades naturais de um processo de melhoria que necessite de mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais com uma abordagem por processos.

Local: Centro de Treinamento - Av. Paulista

Formar gestores com conhecimento adequado para levar suas empresas a uma competitividade em processos de manufatura e serviços, por meio de capacitação em metodologias, ferramentas, técnicas e práticas de Gerenciamento da Qualidade aplicadas à melhoria de Produtos e Processos.

Torná-los aptos a melhorar produtos, sistemas, processos, atividades e, conseqüentemente, obter ganhos de desempenho na organização onde atua.

Apresentar aos participantes, métodos para identificar, analisar, priorizar e melhorar o desempenho dos processos-chave de negócio, ou seja, processos que mais impactam a satisfação dos clientes.
Apresentar aos participantes, situações para aplicação das ferramentas e técnicas mais apropriadas para solucionar problemas e alcançar os objetivos estabelecidos.

Preparar o participante para enfrentar dificuldades naturais de um processo de melhoria que necessite mudanças de comportamento, inovação, intra-empreendedorismo e superação de barreiras departamentais com uma abordagem por processos.

1) INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE (Carga Horária: 8 horas)

Apresentar uma visão geral do Gerenciamento da Qualidade, proporcionando um nivelamento dos Conceitos da Qualidade em manufatura e serviços, somado à importância da Administração da Qualidade.

  • Histórico e Evolução do Conceito da Qualidade;
  • Gurus da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, dentre outros)
  • Dimensões da qualidade em manufatura e Serviços;
  • Visão Geral do TQM (Total Quality Management).

2) GERENCIAMENTO DA ROTINA, MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE (Carga Horária: 24 horas)

Capacitar o participante a solucionar problemas, identificando e aplicando as ferramentas de Controle e Melhoria da Qualidade mais adequadas para as diferentes situações, dentro de uma organização.

  • Visão Geral das Principais Ferramentas da Qualidade: Ferramentas “on line” Vs. “off line” ;
  • Métodos para melhoria da Qualidade:
    • Os Ciclos PDCA e SDCA;
    • MASP – Metodologia de análise e solução de problemas;
    • O Seis Sigma e o DMAIC;
  • Ferramentas de Solução de Problemas – 7 Ferramentas Básicas:
    • Coleta de dados / estratificação;
    • Fluxograma;
    • Diagrama de causa e efeito;
    • Histograma;
    • Diagrama de Pareto;
    • Diagrama de dispersão / analise de tendência;
    • Gráficos de Controle.
  • Técnicas da Qualidade:
    • 5 Por quês;
    • 5W e 2H – elaborando o plano de ação.
  • Integração dos Ciclos PDCA/SDCA com o MASP e as Ferramentas Básicas da Qualidade.
  • Conceito de Melhoria Contínuada – Kaizen;
  • Gerenciamento da Rotina;
  • Rotina e Gestão à Vista;
  • Quick daily routine work – Gerenciamento da Rotina e o CEDAC – Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões.

3) GERENCIAMENTO POR PROCESSOS (Carga Horária: 16 horas)

Capacitar o participante a identificar os processos críticos dentro de uma organização, bem como aplicar a metodologia para aprimoramento desses processos, rompendo as barreiras interdepartamentais, melhorando a comunicação, de forma a melhorar o desempenho global da organização.

  • Introdução e definições de Processo e de Gestão por Processos;
  • Elementos de um processo e o estabelecimento do mapa de processos da organização;
  • Problemas comuns em processos e a estrutura organizacional;
  • Avaliação do desempenho do processo;
  • Tipos de processos nas empresas;
  • Conceito de processos-chave e processos críticos;
  • Identificação, avaliação e seleção dos processos críticos;
  • Avaliação dos subprocessos e seleção dos subprocessos críticos;
  • Estabelecimento dos requisitos da qualidade e indicadores de desempenho internos
  • Atuação para alcançar as melhorias
  • Comprovação das melhorias, padronização e indicação de novas prioridades;
  • Acordos de nível de serviço (service level agreements – SLAs) e suas funções na Cadeia Cliente-Fornecedor;
  • O BPM (Business Process Management).

4) GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE (Carga Horária: 16 horas)

Apresentar a função qualidade como uma diretriz estratégica para as organizações atingirem os resultados esperados por seus clientes, acionistas e demais partes interessadas.

  • Desdobramento pelas Diretrizes (Policy Deployment);
  • BSC;
  • FMEA;
  • QFD.

5) PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN (Carga Horária: 16 horas)

Fornecer os conceitos básicos do Lean Production aplicado a processos industriais e de serviços para que os processos obtenham os resultados planejados (eficácia e eficiência) em uma busca incessante da melhoria contínua e dos ganhos de produtividade.

  • Conceito de Lean Thinking;
  • Tipos de desperdícios em um processo produtivo;
  • Relatórios A3;
  • Ferramentas Lean para melhoria da produtividade;
  • Envolvimento dos operadores no processo de melhoria de desempenho;
  • Formação de Grupos Kaizen.

6) NORMATIZAÇÃO E AUDITORIAS DE SISTEMAS, PROCESSOS E PERFORMANCE (Carga Horária: 20 horas)

Apresentar as principais normas, modelos e prêmios relacionados à Gestão da Qualidade e formas de utilizá-los como um diferencial competitivo, assim como as práticas de auditoria na busca da melhoria de desempenho dos processos e para agregar valor a esses processos de uma organização e de seus fornecedores.

  • A história das Normas e dos Prêmios da Qualidade;
  • ISO 9001 e ISO 9004;
  • Entendendo a correlação entre as normas, prêmios e os processos da organização;
  • Objetivos e Benefícios de uma Auditoria;
  • Tipos de Auditoria;
  • Auditoria Vs. Inspeções;
  • O papel do auditor;
  • Atributos de um bom auditor;
  • Planejamento da Auditoria;
  • Execução da Auditoria;
  • Resultados de uma auditoria;
  • Acompanhamento das ações de auditoria;
  • Avaliação de Fornecedores.

7) INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO (Carga Horária: 16 horas)

Apresentar formas de integração dos diversos sistemas de gestão, a fim de evitar retrabalhos em processos, bem como custos desnecessários na implantação de sistemas de gestão adicionais aos já existentes, de forma não sincronizada.

  • Como integrar os diversos sistemas de gestão: qualidade (ISO 9000), ambiental (ISO 14001), saúde e segurança (OHSAS 18001), responsabilidade social (SA 8000 e NBR ISO 16001) e demais sistemas de gestão não normatizados;
  • Integração dos diversos sistemas de gestão na visão de processos;
  • Como otimizar a documentação dos sistemas de gestão integrados.

8) INTRA-EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE (Carga Horária: 20 horas)

Conscientizar os participantes sobre a importância das estratégias de inovação e apresentar como as práticas da gestão da inovação e intra-empreendedorismo podem auxiliar na melhoria de produtos e processos, bem como no crescimento sustentável das organizações.

  • Os desafios da inovação na gestão da qualidade de produtos e processos;
  • O Intra-empreendedorismo e o empreendedorismo nas organizações;
  • A gestão da inovação como estratégia competitiva;
  • Integração das estratégias de inovação e sustentabilidade.

COORDENADOR

Luis Fernando Pinto de Abreu

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1987) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, também é professor da Fundação Vanzolini e da Fundação Getúlio Vargas – SP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Operação e Logística, Engenharia Econômica, Estatística, Simulação e Teoria de Decisão, Calculo diferencial e integral.

COORDENADOR EXECUTIVO

Fernando Tobal Berssaneti

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003), mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gerência do Projeto e do Produto e Gestão da Qualidade e Produtividade. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP e professor do Mestrado em Engenharia de Produção da UNINOVE.

 

O curso apresenta ao participante formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos processos-chave de negócio, ou seja, processos que mais impactam a satisfação dos clientes.

Curso de Capacitação – Certificado emitido pela Fundação Vanzolini

136 horas

Os alunos deverão obter nas disciplinas aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima equivalente a 75% das aulas ministradas.

O valor total do curso é de R$ 6.600,00.

Matrícula = R$ 1.100,00; Mensalidades = 5 x R$ 1.100,00.

Desconto de 5% para pagamento à vista. (*) valores sujeitos a alterações.