No Curso de Capacitação em Gestão por Processos e da Qualidade o aluno vivencia situações para aplicação das ferramentas e técnicas mais apropriadas para alcançar os objetivos estabelecidos e é preparado para enfrentar dificuldades naturais de um processo de melhoria que necessite de mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais com uma abordagem por processos.

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DATA*

Turma 05 – 01 de abril de 2020
Segundas e Quartas – 18h30 às 22h30


 INVESTIMENTO

 O valor total do curso é de R$ 6.600,00.
Matrícula = R$ 1.100,00 + Mensalidades = 5 x R$ 1.100,00.
ou
6x de R$ 1.100,00 (cartão de crédito)
Desconto de 5% para pagamento à vista.
(*) valores sujeitos a alterações.


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

Representantes da direção, gerentes, supervisores, coordenadores de áreas de empresas, bem como agentes de mudanças e profissionais liberais, de todos os setores produtivos.


DIFERENCIAL 

O curso apresenta ao participante formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos processos-chave de negócio, ou seja, processos que mais impactam a satisfação dos clientes.


 AVALIAÇÃO

Os alunos deverão obter nas disciplinas aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima equivalente a 75% das aulas ministradas.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Formar gestores com conhecimento adequado para levar suas empresas a uma competitividade em processos de manufatura e serviços, por meio de capacitação em metodologias, ferramentas, técnicas e práticas de Gerenciamento da Qualidade aplicadas à melhoria de Produtos e Processos.

Torná-los aptos a melhorar produtos, sistemas, processos, atividades e, conseqüentemente, obter ganhos de desempenho na organização onde atua.

Apresentar aos participantes, métodos para identificar, analisar, priorizar e melhorar o desempenho dos processos-chave de negócio, ou seja, processos que mais impactam a satisfação dos clientes.
Apresentar aos participantes, situações para aplicação das ferramentas e técnicas mais apropriadas para solucionar problemas e alcançar os objetivos estabelecidos.

Preparar o participante para enfrentar dificuldades naturais de um processo de melhoria que necessite mudanças de comportamento, inovação, intra-empreendedorismo e superação de barreiras departamentais com uma abordagem por processos.


PROGRAMA

1) INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE (Carga Horária: 8 horas)

Apresentar uma visão geral do Gerenciamento da Qualidade, proporcionando um nivelamento dos Conceitos da Qualidade em manufatura e serviços, somado à importância da Administração da Qualidade.

  • Histórico e Evolução do Conceito da Qualidade;

  • Gurus da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, dentre outros)

  • Dimensões da qualidade em manufatura e Serviços;

  • Visão Geral do TQM (Total Quality Management).

2) GERENCIAMENTO DA ROTINA, MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE (Carga Horária: 24 horas)

Capacitar o participante a solucionar problemas, identificando e aplicando as ferramentas de Controle e Melhoria da Qualidade mais adequadas para as diferentes situações, dentro de uma organização.

  • Visão Geral das Principais Ferramentas da Qualidade: Ferramentas “on line” Vs. “off line” ;

  • Métodos para melhoria da Qualidade:

    • Os Ciclos PDCA e SDCA;

    • MASP – Metodologia de análise e solução de problemas;

    • O Seis Sigma e o DMAIC;

  • Ferramentas de Solução de Problemas – 7 Ferramentas Básicas:

    • Coleta de dados / estratificação;

    • Fluxograma;

    • Diagrama de causa e efeito;

    • Histograma;

    • Diagrama de Pareto;

    • Diagrama de dispersão / analise de tendência;

    • Gráficos de Controle.

  • Técnicas da Qualidade:

    • 5 Por quês;

    • 5W e 2H – elaborando o plano de ação.

  • Integração dos Ciclos PDCA/SDCA com o MASP e as Ferramentas Básicas da Qualidade.

  • Conceito de Melhoria Contínuada – Kaizen;

  • Gerenciamento da Rotina;

  • Rotina e Gestão à Vista;

  • Quick daily routine work – Gerenciamento da Rotina e o CEDAC – Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões.

3) GERENCIAMENTO POR PROCESSOS (Carga Horária: 16 horas)

Capacitar o participante a identificar os processos críticos dentro de uma organização, bem como aplicar a metodologia para aprimoramento desses processos, rompendo as barreiras interdepartamentais, melhorando a comunicação, de forma a melhorar o desempenho global da organização.

  • Introdução e definições de Processo e de Gestão por Processos;

  • Elementos de um processo e o estabelecimento do mapa de processos da organização;

  • Problemas comuns em processos e a estrutura organizacional;

  • Avaliação do desempenho do processo;

  • Tipos de processos nas empresas;

  • Conceito de processos-chave e processos críticos;

  • Identificação, avaliação e seleção dos processos críticos;

  • Avaliação dos subprocessos e seleção dos subprocessos críticos;

  • Estabelecimento dos requisitos da qualidade e indicadores de desempenho internos

  • Atuação para alcançar as melhorias

  • Comprovação das melhorias, padronização e indicação de novas prioridades;

  • Acordos de nível de serviço (service level agreements – SLAs) e suas funções na Cadeia Cliente-Fornecedor;

  • O BPM (Business Process Management).

4) GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE (Carga Horária: 16 horas)

Apresentar a função qualidade como uma diretriz estratégica para as organizações atingirem os resultados esperados por seus clientes, acionistas e demais partes interessadas.

  • Desdobramento pelas Diretrizes (Policy Deployment);

  • BSC;

  • FMEA;

  • QFD.

5) PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN (Carga Horária: 16 horas)

Fornecer os conceitos básicos do Lean Production aplicado a processos industriais e de serviços para que os processos obtenham os resultados planejados (eficácia e eficiência) em uma busca incessante da melhoria contínua e dos ganhos de produtividade.

  • Conceito de Lean Thinking;

  • Tipos de desperdícios em um processo produtivo;

  • Relatórios A3;

  • Ferramentas Lean para melhoria da produtividade;

  • Envolvimento dos operadores no processo de melhoria de desempenho;

  • Formação de Grupos Kaizen.

6) NORMATIZAÇÃO E AUDITORIAS DE SISTEMAS, PROCESSOS E PERFORMANCE (Carga Horária: 20 horas)

Apresentar as principais normas, modelos e prêmios relacionados à Gestão da Qualidade e formas de utilizá-los como um diferencial competitivo, assim como as práticas de auditoria na busca da melhoria de desempenho dos processos e para agregar valor a esses processos de uma organização e de seus fornecedores.

  • A história das Normas e dos Prêmios da Qualidade;

  • ISO 9001 e ISO 9004;

  • Entendendo a correlação entre as normas, prêmios e os processos da organização;

  • Objetivos e Benefícios de uma Auditoria;

  • Tipos de Auditoria;

  • Auditoria Vs. Inspeções;

  • O papel do auditor;

  • Atributos de um bom auditor;

  • Planejamento da Auditoria;

  • Execução da Auditoria;

  • Resultados de uma auditoria;

  • Acompanhamento das ações de auditoria;

  • Avaliação de Fornecedores.

7) INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO (Carga Horária: 16 horas)

Apresentar formas de integração dos diversos sistemas de gestão, a fim de evitar retrabalhos em processos, bem como custos desnecessários na implantação de sistemas de gestão adicionais aos já existentes, de forma não sincronizada.

  • Como integrar os diversos sistemas de gestão: qualidade (ISO 9000), ambiental (ISO 14001), saúde e segurança (OHSAS 18001), responsabilidade social (SA 8000 e NBR ISO 16001) e demais sistemas de gestão não normatizados;

  • Integração dos diversos sistemas de gestão na visão de processos;

  • Como otimizar a documentação dos sistemas de gestão integrados.

8) INTRA-EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE (Carga Horária: 20 horas)

Conscientizar os participantes sobre a importância das estratégias de inovação e apresentar como as práticas da gestão da inovação e intra-empreendedorismo podem auxiliar na melhoria de produtos e processos, bem como no crescimento sustentável das organizações.

  • Os desafios da inovação na gestão da qualidade de produtos e processos;

  • O Intra-empreendedorismo e o empreendedorismo nas organizações;

  • A gestão da inovação como estratégia competitiva;

  • Integração das estratégias de inovação e sustentabilidade.


 CERTIFICAÇÃO

Curso de Capacitação – Certificado emitido pela Fundação Vanzolini


  CORPO DOCENTE

COORDENADOR

Luis Fernando Pinto de Abreu 

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1987) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, também é professor da Fundação Vanzolini e da Fundação Getúlio Vargas – SP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Operação e Logística, Engenharia Econômica, Estatística, Simulação e Teoria de Decisão, Calculo diferencial e integral.

COORDENADOR EXECUTIVO

Mauricio Sócio

Atuação em mais de 600 empresas em consultoria, treinamento e/ou auditoria. Mais de 1.400 auditorias realizadas. Professor Pós Graduação Fundação Vanzolini (USP), FIA, Mackenzie nos Cursos de Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos e Serviços, Qualidade no Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gestão da Qualidade em Serviços Consultoria, Treinamento e Auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade. Ferramentas de Gestão da Qualidade. Mais de 20 anos de experiência em consultoria, treinamento e auditorias em Gestão da Qualidade. BSC, Planejamento Estratégico, Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento por Processos, Gestão por Resultados, Indicadores de Desempenho, Métodos de Solução de Problemas, Ação Corretiva e Preventiva, MASP, FMEA, Ferramentas da Qualidade, ISO 9001 e ISO/TS 16949, Formação de Auditores Internos e Externos, Avaliação de Fornecedores, Pensamento Enxuto, Lean Service, entre outros. Auditor Líder IATF 16949 credenciado pelo IATF (International Automotive Task Force) Auditor Líder ISO 9001 desde 1994.

 

Local: Av. Paulista, 967 – 3º andar