No Curso de Capacitação Gestão da Qualidade e Gestão por Processos o aluno vivencia situações que possibilitam a aplicação das ferramentas e técnicas mais apropriadas para alcançar os objetivos estabelecidos. Também é preparado para enfrentar dificuldades naturais dos processos de melhoria que necessitem de mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais com uma abordagem específica por processo.

 

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DATA*

Turma 07 –  11 de novembro de 2020
Segundas e Quartas-feiras  – 18h30 às 22h30


 INVESTIMENTO

Investimento total R$ 4.250,00.*

Lote 1: R$ 200,00 de desconto para matrículas até 15/10,

Lote 2: R$ 100,00 de desconto para matrículas de 16 à 31/10,

Lote 3: matrículas entre 1 à 11/11, sem desconto.

Parcelamento no cartão de crédito ou boleto em até 05 vezes.

Desconto de R$250,00 para pagamento à vista.*

(*) valores sujeitos a alterações.
(*) Desconto não cumulativo aos lotes


  PLATAFORMAS UTILIZADAS

  • Meeting


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

Representantes da direção, gerentes, supervisores, coordenadores de áreas de empresas, bem como agentes de mudanças e profissionais liberais, de todos os setores produtivos.


PRÉ-REQUISITO

Curso superior completo;
Cargo de gestão, supervisão ou coordenação.


DIFERENCIAL 

O curso apresenta ao participante formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos processos-chave de negócio, ou seja, processos que mais impactam a satisfação dos clientes.


 AVALIAÇÃO

Os alunos deverão obter nas disciplinas aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima equivalente a 75% das aulas ministradas.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Formar gestores com conhecimento adequado para levar suas empresas a uma maior competitividade por meio de capacitação em metodologias, ferramentas, técnicas e práticas de Gestão da Qualidade e Gestão por Processos, com ênfase em inovação. Para empresas de qualquer segmento e tamanho.

Torná-los aptos a melhorar produtos, serviços, sistemas, processos, atividades e, conseqüentemente, obter ganhos de desempenho na organização onde atua.

Apresentar aos participantes, métodos para identificar, analisar, priorizar e melhorar o desempenho dos processos-chave de negócio, ou seja, processos que mais impactam a satisfação dos clientes.
Apresentar aos participantes, situações para aplicação das ferramentas e técnicas mais apropriadas para solucionar problemas e alcançar os objetivos estabelecidos.

Preparar o participante para enfrentar dificuldades naturais de um processo de melhoria que necessite mudanças de comportamento, inovação, intra-empreendedorismo e superação de barreiras departamentais com uma abordagem por processos.


PROGRAMA

1) INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE 

Apresentar uma visão geral do Gerenciamento da Qualidade, proporcionando um nivelamento dos Conceitos da Qualidade em manufatura e serviços, somado à importância da Administração da Qualidade. 

✓ Histórico e Evolução do Conceito da Qualidade;

✓ Gurus da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, dentre outros)

✓ Dimensões da qualidade em manufatura e Serviços;

✓ Visão Geral do TQM (Total Quality Management). 

Carga Horária: 4 horas 

 

2) GERENCIAMENTO DA ROTINA, MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE             

Capacitar o participante a solucionar problemas, identificando e aplicando as ferramentas de Controle e Melhoria da Qualidade mais adequadas para as diferentes situações, dentro de uma organização. 

✓ Visão Geral das Principais Ferramentas da Qualidade: Ferramentas “on line” Vs. “off line” ;

✓ Métodos para melhoria da Qualidade: o Os Ciclos PDCA e SDCA; o MASP – Metodologia de análise e solução de problemas; o O Seis Sigma e o DMAIC;

✓ Ferramentas de Solução de Problemas – 7 Ferramentas Básicas: o Coleta de dados / estratificação; o Fluxograma; o Diagrama de causa e efeito; o Histograma; o Diagrama de Pareto; o Gráficos de Correlação; o Gráficos de Controle.

✓ Técnicas da Qualidade: o 5 Por quês; o 5W e 2H – elaborando o plano de ação.

✓ Integração dos Ciclos PDCA/SDCA com o MASP e as Ferramentas Básicas da Qualidade.

✓ Conceito de Melhoria;

✓ Gerenciamento da Rotina;

✓ Rotina e Gestão à Vista; 

✓ Quick daily routine work – Gerenciamento da Rotina e o CEDAC – Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões. 

Carga Horária: 20 horas 

 

3) GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

Capacitar o participante a identificar os processos críticos dentro de uma organização, bem como aplicar a metodologia para aprimoramento desses processos, rompendo as barreiras interdepartamentais, melhorando a comunicação, de forma a melhorar o desempenho global da organização. 

✓ Introdução e definições de Processo e de Gestão por Processos;

✓ Elementos de um processo e o estabelecimento do mapa de processos da organização;

✓ Problemas comuns em processos e a estrutura organizacional;

✓ Avaliação do desempenho do processo;

✓ Tipos de processos nas empresas;

✓ Conceito de processos-chave e processos críticos;

✓ Identificação, avaliação e seleção dos processos críticos;

✓ Avaliação dos subprocessos e seleção dos subprocessos críticos;

✓ Estabelecimento dos requisitos da qualidade e indicadores de desempenho internos

✓ Atuação para alcançar as melhorias

✓ Comprovação das melhorias, padronização e indicação de novas prioridades;

✓ O BPM (Business Process Management). 

Carga Horária: 20 horas 

 

4) GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE   

Apresentar a função qualidade como uma diretriz estratégica para as organizações atingirem os resultados esperados por seus clientes, acionistas e demais partes interessadas. 

✓ Desdobramento pelas Diretrizes;

✓ BSC;

✓ FMEA;

✓ QFD.

✓ Medição e Monitoramento da Satisfação dos Clientes 

Carga Horária: 16 horas 

 

5) NORMATIZAÇÃO E AUDITORIAS DE SISTEMAS, PROCESSOS E PERFORMANCE 

Apresentar as principais normas, modelos e prêmios relacionados à Gestão da Qualidade e formas de utilizá-los como um diferencial competitivo, assim como as práticas de auditoria na busca da melhoria de desempenho dos processos e para agregar valor a esses processos de uma organização e de seus fornecedores. 

✓ A história das Normas e dos Prêmios da Qualidade;

✓ ISO 9001 e ISO 9004;

✓ Entendendo a correlação entre as normas, prêmios e os processos da organização;

✓ Objetivos e Benefícios de uma Auditoria;

✓ Tipos de Auditoria;

✓ Auditoria Vs. Inspeções;

✓ O papel do auditor;

✓ Atributos de um bom auditor;

✓ Planejamento da Auditoria;

✓ Execução da Auditoria;

✓ Resultados de uma auditoria;

✓ Acompanhamento das ações de auditoria;

✓ Avaliação de Fornecedores. 

Carga Horária: 20 horas 

 

6) INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO

Apresentar formas de integração dos diversos sistemas de gestão, a fim de evitar retrabalhos em processos, bem como custos desnecessários na implantação de sistemas de gestão adicionais aos já existentes, de forma não sincronizada. 

✓ Como integrar os diversos sistemas de gestão: qualidade (ISO 9000), ambiental (ISO 14001), saúde e segurança (ISO 45000), responsabilidade social (SA 8000 e NBR ISO 16001) e demais sistemas de gestão não normatizados;

✓ Integração dos diversos sistemas de gestão na visão de processos;

✓ Como otimizar a documentação dos sistemas de gestão integrados. 

Carga Horária: 12 horas 

 

7) INTRA-EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE    

Conscientizar os participantes sobre a importância das estratégias de inovação e apresentar como as práticas da gestão da inovação e intra-empreendedorismo podem auxiliar na melhoria de produtos e processos, bem como no crescimento sustentável das organizações. 

✓ Os desafios da inovação na gestão da qualidade de produtos e processos; 

✓ O Intra-empreendedorismo e o empreendedorismo nas organizações;

✓ A gestão da inovação como estratégia competitiva;

✓ Integração das estratégias de inovação e sustentabilidade. 

Carga Horária: 16 horas. 


 CERTIFICAÇÃO

Curso de Capacitação – Certificado emitido pela Fundação Vanzolini


  Professores 

 

Mauricio Sócio (Coordenador)

Atuação em mais de 600 empresas em consultoria, treinamento e/ou auditoria. Mais de 1.400 auditorias realizadas. Professor Pós Graduação Fundação Vanzolini (USP), FIA, Mackenzie nos Cursos de Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos e Serviços, Qualidade no Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gestão da Qualidade em Serviços Consultoria, Treinamento e Auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade. Ferramentas de Gestão da Qualidade. Mais de 20 anos de experiência em consultoria, treinamento e auditorias em Gestão da Qualidade. BSC, Planejamento Estratégico, Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento por Processos, Gestão por Resultados, Indicadores de Desempenho, Métodos de Solução de Problemas, Ação Corretiva e Preventiva, MASP, FMEA, Ferramentas da Qualidade, ISO 9001 e ISO/TS 16949, Formação de Auditores Internos e Externos, Avaliação de Fornecedores, Pensamento Enxuto, Lean Service, entre outros. Auditor Líder IATF 16949 credenciado pelo IATF (International Automotive Task Force) Auditor Líder ISO 9001 desde 1994.

 


João Amato Neto (Coordenador)
Professor Sênior pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

 


 

 

 

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