Local: Paulista

Capacitar o participante na aplicação das ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como as “sete velhas ferramentas da qualidade” e na metodologia de análise e solução de problemas (MASP), com foco na satisfação do cliente através do controle sistemático e da melhoria contínua dos microprocessos em base diária e progressiva. Também é objetivo do curso apresentar ao treinando o Gerenciamento da Rotina, processo gerencial desenvolvido em cada departamento ou setor da empresa e suas formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos que impactam a satisfação dos clientes.

Evolução do Conceito de Qualidade;
Qualidade On-Line versus Qualidade Off-Line;
Os Ciclos PDCA e SDCA;
MASP Metodologia de análise e solução de problemas;
Ferramentas de Solução de Problemas 7 Ferramentas Básicas:
Coleta de dados / estratificação;
Fluxograma;
Diagrama de causa e efeito;
Histograma;
Diagrama de Pareto;
Diagrama de dispersão / análise de tendência;
Gráficos de Controle;
Integração do Ciclo PDCA, MASP e Ferramentas Básicas da Qualidade;
Conceito de Melhoria Contínua – Kaizen;
A importância de indicadores para a gestão da qualidade;
Ferramentas para a Melhoria Contínua;
Gerenciamento da Rotina;
Rotina e Gestão à Vista;
Quick daily routine work – Gerenciamento da Rotina e o CEDAC
Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões.

Gestores, coordenadores, supervisores que necessitam se capacitar na aplicação de ferramentas da qualidade e em metodologia de solução de problemas e melhoria de processos, produtos e serviços, bem como melhorar o processo gerencial desenvolvido em cada departamento ou setor da empresa e suas formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos que impactam a satisfação dos clientes e demais partes interessadas.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Fernando Tobal Berssaneti

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003), mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gerência do Projeto e do Produto e Gestão da Qualidade e Produtividade. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP e professor do Mestrado em Engenharia de Produção da UNINOVE.

DOCENTE

Maurício Sócio

Atuação em mais de 600 empresas em consultoria, treinamento e/ou auditoria.
Mais de 1.400 auditorias realizadas.
Professor Pós Graduação Fundação Vanzolini (USP), FIA, Mackenzie nos Cursos de Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos e Serviços, Qualidade no Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gestão da Qualidade em Serviços
Consultoria, Treinamento e Auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade. Ferramentas de Gestão da Qualidade. Mais de 20 anos de experiência em consultoria, treinamento e auditorias em Gestão da Qualidade. BSC, Planejamento Estratégico, Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento por Processos, Gestão por Resultados, Indicadores de Desempenho, Métodos de Solução de Problemas, Ação Corretiva e Preventiva, MASP, FMEA, Ferramentas da Qualidade, ISO 9001 e ISO/TS 16949, Formação de Auditores Internos e Externos, Avaliação de Fornecedores, Pensamento Enxuto, Lean Service, entre outros.
Auditor Líder IATF 16949 credenciado pelo IATF (International Automotive Task Force)
Auditor Líder ISO 9001 desde 1994.

R$ 1.400,00 à vista no boleto.

Turma 29 – 25 e 26/03/2019