Desenvolva técnicas e habilidades na aplicação das ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como as “sete velhas ferramentas da qualidade” e na metodologia de análise e solução de problemas (MASP), com foco na satisfação do cliente através do controle sistemático e da melhoria contínua dos microprocessos em base diária e progressiva.

 

Baixe o Programa do Curso


DATA*

Turma 35 – 28 e 30 de janeiro, 04 e 06 de fevereiro de 2020
Terças e Quintas – das 18h30 às 22h30

Turma 36 – 23 e 24 de março de 2020
Segunda e Terça-feira – das 08h às 17h

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


INVESTIMENTO

2x de R$ 700,00 (cartão de crédito)
Investimento total: R$ 1.400,00 


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

Gestores, coordenadores, supervisores que necessitam se capacitar na aplicação de ferramentas da qualidade e em metodologia de solução de problemas e melhoria de processos, produtos e serviços, bem como melhorar o processo gerencial desenvolvido em cada departamento ou setor da empresa e suas formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos que impactam a satisfação dos clientes e demais partes interessadas.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

É objetivo do curso apresentar ao aluno o Gerenciamento da Rotina, processo gerencial desenvolvido em cada departamento ou setor da empresa e suas formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos que impactam a satisfação dos clientes.


PROGRAMA

  • Evolução do Conceito de Qualidade;

  • Qualidade On-Line versus Qualidade Off-Line;

  • Os Ciclos PDCA e SDCA;

  • MASP Metodologia de análise e solução de problemas;

  • Ferramentas de Solução de Problemas 7 Ferramentas Básicas:

  • Coleta de dados / estratificação;

  • Fluxograma;

  • Diagrama de causa e efeito;

  • Histograma;

  • Diagrama de Pareto;

  • Diagrama de dispersão / análise de tendência;

  • Gráficos de Controle;

  • Integração do Ciclo PDCA, MASP e Ferramentas Básicas da Qualidade;

  • Conceito de Melhoria Contínua – Kaizen;

  • A importância de indicadores para a gestão da qualidade;

  • Ferramentas para a Melhoria Contínua;

  • Gerenciamento da Rotina;

  • Rotina e Gestão à Vista;

  • Quick daily routine work – Gerenciamento da Rotina e o CEDAC;

  • Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões.


FREQUÊNCIA

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.


PROFESSOR


Maurício Sócio (PROFESSOR)
Atuação em mais de 600 empresas em consultoria, treinamento e/ou auditoria. Mais de 1.400 auditorias realizadas. Professor Pós Graduação Fundação Vanzolini (USP), FIA, Mackenzie nos Cursos de Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos e Serviços, Qualidade no Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gestão da Qualidade em Serviços Consultoria, Treinamento e Auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade. Ferramentas de Gestão da Qualidade. Mais de 20 anos de experiência em consultoria, treinamento e auditorias em Gestão da Qualidade. BSC, Planejamento Estratégico, Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento por Processos, Gestão por Resultados, Indicadores de Desempenho, Métodos de Solução de Problemas, Ação Corretiva e Preventiva, MASP, FMEA, Ferramentas da Qualidade, ISO 9001 e ISO/TS 16949, Formação de Auditores Internos e Externos, Avaliação de Fornecedores, Pensamento Enxuto, Lean Service, entre outros. Auditor Líder IATF 16949 credenciado pelo IATF (International Automotive Task Force) Auditor Líder ISO 9001 desde 1994.


 CAMPANHA – ALUNO VANZOLINI

Este curso faz parte da “Campanha Aluno Vanzolini”! Se você já fez ou está fazendo algum curso na Fundação Vanzolini faz parte da nossa comunidade e por isso tem 20% DE DESCONTO para cursos rápidos que fazem parte da campanha!


CAMPANHA – INDIQUE UM AMIGO E GANHE DESCONTOS

Agora ficou fácil estudar de graça! A cada amigo indicado você recebe 10% DE DESCONTO ACUMULATIVO, podendo receber até 100% de desconto nos cursos que possuem este aviso.

Local: Av. Paulista, 967 – 3º andar

É objetivo do curso apresentar ao aluno o Gerenciamento da Rotina, processo gerencial desenvolvido em cada departamento ou setor da empresa e suas formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos que impactam a satisfação dos clientes.

  • Evolução do Conceito de Qualidade;
  • Qualidade On-Line versus Qualidade Off-Line;
  • Os Ciclos PDCA e SDCA;
  • MASP Metodologia de análise e solução de problemas;
  • Ferramentas de Solução de Problemas 7 Ferramentas Básicas:
  • Coleta de dados / estratificação;
  • Fluxograma;
  • Diagrama de causa e efeito;
  • Histograma;
  • Diagrama de Pareto;
  • Diagrama de dispersão / análise de tendência;
  • Gráficos de Controle;
  • Integração do Ciclo PDCA, MASP e Ferramentas Básicas da Qualidade;
  • Conceito de Melhoria Contínua – Kaizen;
  • A importância de indicadores para a gestão da qualidade;
  • Ferramentas para a Melhoria Contínua;
  • Gerenciamento da Rotina;
  • Rotina e Gestão à Vista;
  • Quick daily routine work – Gerenciamento da Rotina e o CEDAC;
  • Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões.

Gestores, coordenadores, supervisores que necessitam se capacitar na aplicação de ferramentas da qualidade e em metodologia de solução de problemas e melhoria de processos, produtos e serviços, bem como melhorar o processo gerencial desenvolvido em cada departamento ou setor da empresa e suas formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos que impactam a satisfação dos clientes e demais partes interessadas.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Fernando Tobal Berssaneti

Formação Acadêmica

  • Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP.
  • Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
  • Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Atividades Profissionais

  • Membro do Conselho Curador da Fundação Vanzolini.
  • Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
  • Membro do Grupo de Pesquisa em Qualidade e Projeto do Produto do Depto. De Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.
  • Coordenador dos Cursos de Capacitação em Gerenciamento de Projetos da Fundação Vanzolini.
  • Professor de cursos de Especialização da POLI-USP.
  • Realiza projetos de consultoria nas seguintes áreas:
    o Gerenciamento da Qualidade;
    o Gerenciamento de Projetos;
    o Gerenciamento por processos;
    o Gerenciamento de Portfólio de Projetos;
    o Indicadores de Produtividade;
    o Acordos de Nível de Serviço;
    o Inovação e Sustentabilidade.

DOCENTE

Maurício Sócio

Atuação em mais de 600 empresas em consultoria, treinamento e/ou auditoria.
Mais de 1.400 auditorias realizadas.
Professor Pós Graduação Fundação Vanzolini (USP), FIA, Mackenzie nos Cursos de Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos e Serviços, Qualidade no Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gestão da Qualidade em Serviços
Consultoria, Treinamento e Auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade. Ferramentas de Gestão da Qualidade. Mais de 20 anos de experiência em consultoria, treinamento e auditorias em Gestão da Qualidade. BSC, Planejamento Estratégico, Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento por Processos, Gestão por Resultados, Indicadores de Desempenho, Métodos de Solução de Problemas, Ação Corretiva e Preventiva, MASP, FMEA, Ferramentas da Qualidade, ISO 9001 e ISO/TS 16949, Formação de Auditores Internos e Externos, Avaliação de Fornecedores, Pensamento Enxuto, Lean Service, entre outros.
Auditor Líder IATF 16949 credenciado pelo IATF (International Automotive Task Force)
Auditor Líder ISO 9001 desde 1994.

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.

R$ 1.400,00 à vista no boleto.

1x no boleto ou até 2x no cartão de crédito

Turma 34 – 02 e 03/12/2019*

Turma 35 – 28 e 30/01 e 04 e 06/02/2020*

Turma 36 – 23 e 24/03/2020*

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.