Local: Paulista

Capacitar o participante na aplicação das ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como as “sete velhas ferramentas da qualidade” e na metodologia de análise e solução de problemas (MASP), com foco na satisfação do cliente através do controle sistemático e da melhoria contínua dos microprocessos em base diária e progressiva. Também é objetivo do curso apresentar ao treinando o Gerenciamento da Rotina, processo gerencial desenvolvido em cada departamento ou setor da empresa e suas formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos microprocessos que impactam a satisfação dos clientes.

Evolução do Conceito de Qualidade;
Qualidade On-Line versus Qualidade Off-Line;
Os Ciclos PDCA e SDCA;
MASP Metodologia de análise e solução de problemas;
Ferramentas de Solução de Problemas 7 Ferramentas Básicas:
Coleta de dados / estratificação;
Fluxograma;
Diagrama de causa e efeito;
Histograma;
Diagrama de Pareto;
Diagrama de dispersão / análise de tendência;
Gráficos de Controle;
Integração do Ciclo PDCA, MASP e Ferramentas Básicas da Qualidade;
Conceito de Melhoria Contínua – Kaizen;
A importância de indicadores para a gestão da qualidade;
Ferramentas para a Melhoria Contínua;
Gerenciamento da Rotina;
Rotina e Gestão à Vista;
Quick daily routine work – Gerenciamento da Rotina e o CEDAC
Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões.

Engenheiros de projeto envolvidos no estabelecimento de especificações, cotas e tolerâncias em produtos.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

R$ 1.370,00 à vista no boleto.