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Soft Skills: que habilidades estão na mira dos empregadores e como incluí-las no currículo? 

22 de maio de 2025 | 10min de leitura
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Ser um profissional na era digital é um desafio permanente, que exige adaptação e capacitação contínuas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades importantes. Para se manter produtivo, competitivo e relevante no mundo do trabalho, é preciso acompanhar sua evolução constante.

A todo momento, novas tecnologias surgem e novas habilidades passam a ser exigidas dos profissionais. E, além do conhecimento técnico, as empresas têm valorizado cada vez mais as chamadas soft skills – ou habilidades comportamentais -, como comunicação, trabalho em equipe, empatia e flexibilidade, que se mostram tão importantes quanto o domínio de ferramentas e softwares.

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, deseja mudar de área ou almeja uma promoção, veja a seguir as habilidades que estão na mira dos empregadores e como incluí-las no currículo!

Tendências do mercado de trabalho

De acordo com o relatório Future of Jobs 2025, do Fórum Econômico Mundial, divulgado em janeiro deste ano, 78 milhões de novas oportunidades de emprego devem surgir até 2030. Mas o texto destaca que é preciso melhorar a qualificação das forças de trabalho com urgência.

Para entender o cenário atual – e as perspectivas – do mundo do trabalho, veja os principais pontos levantados pelo relatório:

  • Tendências mundiais em transformação, como tecnologia, economia, demografia e a transição verde, devem gerar 170 milhões de novos empregos até 2030, destituindo 92 milhões de outros;
  • Alguns dos empregos que aumentam mais rapidamente estão em tecnologia, dados e IA, mas também se espera crescimento em funções básicas da economia, como motoristas de entrega, cuidadores, educadores e trabalhadores rurais;
  • As habilidades que mais crescerão até 2030 incluirão habilidades tecnológicas, juntamente com habilidades humanas, como habilidades cognitivas e colaboração.

A busca por conhecimento em novas tecnologias, sobretudo em relação à IA, é reforçada por uma pesquisa da Indeed, plataforma norte-americana de buscas, ao citar que uma das habilidades mais demandadas por empregadores, o conhecimento em IA generativa, pode aumentar o salário em até 47%.

As 15 habilidades mais demandadas em 2025, segundo o Linkedin

O encontro de competências técnicas, como Inteligência Artificial e análise de dados, habilidades socioemocionais, como comunicação e visão estratégica, é que dará o tom das oportunidades profissionais no mundo atual.

Em cinco anos, 70% das habilidades utilizadas na maioria dos empregos irão mudar, e a Inteligência Artificial é o principal catalisador dessa transformação, de acordo com o relatório Work Change do LinkedIn. A rápida evolução no mundo do trabalho está redefinindo as habilidades mais demandadas em diversas indústrias.

Veja a seguir a lista com as principais habilidades em alta no Brasil, de acordo com o LinkedIn:

1. Inteligência artificial

A IA tem remodelado setores inteiros, empresas estão buscando cada vez mais profissionais que saibam aplicá-la para otimizar processos e impulsionar resultados.

Entre os cargos mais comuns relacionados à IA estão: Engenheiro de software, Professor, CEO.

2. Comunicação

Os novos formatos de trabalho –  híbrido e digital – exigem uma comunicação com mais clareza e assertividade para fortalecer conexões, alinhar equipes e garantir interações eficazes.

Entre os cargos mais comuns estão: Assistente administrativo, Advogado, Professor.

3. Visão e liderança estratégica

Líderes modernos, capazes de identificar desafios, tendências e oportunidades de crescimento, representam uma vantagem competitiva para as empresas em um mercado em constante mudança.

Entre os cargos mais comuns, temos: Gerente comercial, CEO, Professor.

4. Retenção de clientes

Manter clientes engajados e satisfeitos é tão importante quanto conquistá-los, quando se trata de garantir sustentabilidade e crescimento do negócio.

Entre as profissões mais comuns, nesse caso, estão: Vendedor, Assistente administrativo, Gerente comercial.

5. Política comercial

Diante de mercados cada vez mais regulados e competitivos, compreender políticas comerciais é essencial para expandir operações e aumentar a lucratividade.

Entre os cargos mais comuns estão: Vendedor, Gerente de vendas, Gerente comercial.

6. Resolução colaborativa de problemas

Com problemas cada vez mais complexos para lidar, a capacidade de trabalhar em equipe para solucionar desafios favorece a inovação e a eficiência operacional.

Os cargos mais comuns são: Assistente administrativo, Professor, Advogado.

7. Avaliação de desempenho

Mensurar resultados com precisão e estratégia permite identificar oportunidades de crescimento e alinhar equipes às metas da empresa.

Assim, os cargos mais comuns são: Analista de RH, Professor, Assistente administrativo.

8. Análise de dados estatísticos

Os dados são a joia do momento e saber extrair insights estratégicos de estatísticas permite antecipar tendências e tomar decisões mais rápidas e precisas.

Entre os cargos mais comuns, temos: Analista de dados, Assistente administrativo, Cientista de dados.

9. Gestão de relacionamento com o cliente

Os consumidores estão mais exigentes e digitais, sendo assim, criar conexões sólidas e oferecer experiências personalizadas ajudam a garantir lealdade e vantagem competitiva.

Entre os cargos mais comuns, temos: Assistente administrativo, Atendimento ao cliente, Vendedor.

10. Cobrança de contas a receber

Em tempos de instabilidade econômica global, otimizar processos de cobrança e garantir pagamentos em dia é crucial para manter o fluxo de caixa e a saúde financeira das empresas.

Os cargos mais comuns são: Analista administrativo, Analista financeiro, Vendedor.

11. Resolução de conflitos

Nem tudo são flores e é preciso saber lidar com conflitos de forma saudável e produtiva. Uma atitude resoluta e positiva melhora a colaboração e impulsiona a inovação.

Os cargos mais comuns são: Advogado, Assistente administrativo, Gerente de projetos.

12. Gestão de talentos

A escassez de talentos é um desafio e a disputa por profissionais qualificados está mais acirrada do que nunca. Esse cenário exige que as empresas invistam em estratégias para atrair, reter e engajar os melhores talentos.

Entre os cargos mais comuns, temos: Analista de RH, Assistente administrativo, Psicólogo.

13. Desenvolvimento de pessoas

Com as inovações e as rápidas mudanças tecnológicas, capacitar profissionais se tornou indispensável para manter equipes atualizadas, produtivas e preparadas para os desafios do futuro.

Nesse caso, os profissionais mais comuns são: Analista de RH, Gerente comercial, Supervisor de operações.

14. Desenvolvimento organizacional

Empresas que investem no aprimoramento contínuo de sua estrutura, processos e cultura interna se tornam mais adaptáveis e resilientes diante das mudanças do mercado.

Entre os cargos mais comuns estão: Analista de RH, Psicólogo, CEO.

15. Automação de processos

A digitalização e a adoção de tecnologias para automatizar tarefas rotineiras melhoram a eficiência, reduzem custos e liberam profissionais para atividades estratégicas.

Os cargos que mais contribuem para esse processo são: Técnico de Automação, Engenheiro de Software, Analista de Dados.

Soft skill em alta para você desenvolver e incluir no currículo

A comunicação aparece em segundo lugar na lista das 15 habilidades mais demandadas em 2025 – e não à toa.

Como uma habilidade transversal, ela permeia pessoas e negócios e se destaca como uma das principais soft skills, pois, diante dos novos modelos de trabalho – remoto e híbrido -, nos quais os profissionais colaboram em diferentes fusos horários e culturas, a capacidade de estabelecer um diálogo claro, empático, respeitoso, direto e produtivo é fundamental.

Além disso, a comunicação engloba outras soft skills como escuta ativa, empatia, inteligência emocional, pontualidade, clareza e confiança, essenciais para uma carreira de sucesso e para o crescimento das empresas.

Como incluir as habilidades mais demandas no currículo de forma estratégica?

Com as novas demandas do mundo do trabalho e seus novos desenhos, preparar um currículo também pede inovação.

Para conquistar a vaga almejada, a personalização do currículo é essencial para demonstrar que suas habilidades e experiências são relevantes para a posição desejada. Veja a seguir exemplos de como destacar suas qualificações e valorizar suas certificações em diferentes áreas:

Tecnologia da Informação (TI):

  • Habilidades: Inclua linguagens de programação, ferramentas de desenvolvimento, conhecimentos em sistemas operacionais e habilidades em gerenciamento de projetos.
  • Exemplos: “Desenvolvi um aplicativo web utilizando React e Node.js, integrando APIs REST para gerenciamento de dados” ou “Automatizei tarefas de implantação usando scripts em Python, reduzindo o tempo de lançamento em 50%“.
  • Certificações: Valorize certificações em linguagens específicas (Java, Python), metodologias ágeis (Scrum) ou em segurança da informação.

Marketing e Vendas:

  • Habilidades: Destaque habilidades em comunicação, negociação, análise de dados e marketing digital.
  • Exemplos: “Aumentei as vendas em 20%, por meio da implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo” ou “Gerenciei campanhas de anúncios no Google Ads, otimizando o ROI e reduzindo o custo por clique“.
  • Certificações: Certificações em marketing digital, Google Analytics, inbound marketing e vendas consultivas são diferenciais.

Recursos Humanos (RH):

  • Habilidades: Foque em habilidades interpessoais, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e gestão de conflitos.
  • Exemplos: “Conduzi processos de recrutamento e seleção, utilizando entrevistas comportamentais e testes psicológicos para identificar os melhores candidatos” ou “Implementei um programa de treinamento e desenvolvimento, aumentando a satisfação dos funcionários e reduzindo o turnover“.
  • Certificações: Certificações em coaching, gestão de pessoas e relações trabalhistas demonstram seu conhecimento na área.

Além da personalização, com destaque para as habilidades e feitos, outras dicas importantes para preparar o currículo são:

  • Faça uso das palavras-chave: Adapte seu currículo à descrição da vaga, utilizando palavras-chave relevantes;
  • Seja específico: Quantifique seus resultados no currículo sempre que possível, mostrando o impacto do seu trabalho;
  • Atualize seu currículo: Mantenha seu currículo sempre atualizado com suas últimas experiências e conquistas.

Atualização profissional

Por fim, é importante ressaltar que um profissional que deseja ser relevante para o mercado precisa se manter atualizado, em movimento, e alinhado às tendências tecnológicas atuais.

Ao adquirir as habilidades mais demandadas, o profissional pode aumentar as chances de conseguir o emprego dos sonhos, se sentir mais confiante no cargo que já ocupa, ser mais requisitado e aumentar seu potencial de ganhos.

Para isso, conte com os cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini, para desenvolver e aperfeiçoar as habilidades em alta em 2025:

Para saber mais, acesse nosso site e conheça nosso portfólio completo de cursos.

Para mais informações:

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Fontes:

Future of Jobs Report 2025: The jobs of the future – and the skills you need to get them

15 Habilidades em Alta no Brasil, Segundo o Linkedin

10 Habilidades em Alta para Colocar no Currículo em 2025

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