A metodologia Six Sigma é reconhecida por ser um recurso inestimável para a melhoria das operações de uma empresa.
Criada na década de 1980 pela Motorola, essa abordagem tinha o objetivo inicial de minimizar as taxas de erro no processo de produção. Nos dias de hoje, ela possibilita a análise crítica de dados para a resolução de problemas e apresenta alto nível de resultados.
Falaremos mais sobre a metodologia nesse artigo. Boa leitura!
O poder do Six Sigma reside no uso consistente de metodologias que fornecem previsões confiáveis de custo, qualidade e entrega.
Duas metodologias básicas são empregadas: a primeira (DMAIC) se concentra em melhorar os processos existentes que ainda não alcançaram um estado ideal, e a segunda (DMADV) garante que novos processos, ou processos ideais, sejam implementados com o mínimo de defeitos.
Para adotar o Six Sigma, é importante que os gerentes entendam quais elementos demandam um desempenho melhor na empresa, tornando a formação de profissionais dessa área extremamente relevante.
Ainda que o crescimento e os resultados financeiros da empresa sejam importantes, especialistas em Six Sigma têm como meta a definição de um caminho para que a empresa supere seus objetivos.
Estão disponíveis diferentes certificações para os interessados em se especializar nesta área:
O desenvolvimento na área pode ter um impacto incrível no futuro do especialista em Six Sigma. As certificações o mune de capacidades analíticas avançadas e o diferencia da concorrência, criando terreno para novas oportunidades.
Além disso, este profissional passa a conhecer diferentes abordagens para a redução de custos, aumento de receita, racionalização de processos e envolvimento de equipe.
Outro fator importante é o desenvolvimento de habilidades de liderança, uma vez que a certificação permite que o profissional se torne um agente de mudança dentro de sua organização, liderando iniciativas para melhorar os processos e a qualidade dos produtos entregues aos clientes.
Em nível organizacional, a aplicação apropriada da metodologia Six Sigma afeta diferentes partes do negócio e gera benefícios relevantes como:
Crescimento da empresa: a utilização dos métodos permite que negócios tenham sucesso a longo prazo, por utilizar processos claramente estruturados, proporcionando uma base para a melhoria contínua e para o acompanhamento das mudanças de mercado;
Satisfação do cliente: o Six Sigma valoriza a perspectiva do cliente. Afinal de contas, empresas devem entender as necessidades do consumidor para obter resultados economicamente benéficos de seus processos;
Geração de valor: ao implementar o Six Sigma, empresas aumentam seu valor para os clientes, já que a introdução de métricas possibilita o entendimento das necessidades dos consumidores e o direcionamento de ações para atender essas demandas;
Cultura corporativa: a integração bem-sucedida do Six Sigma possibilita a comunicação adequada entre gerentes e funcionários, já que todos os participantes poderão compartilhar uma linguagem comum, baseada no modelo proposto.
Nossos cursos em Six Sigma oferecem as habilidades necessárias para atender às demandas e desafios que as organizações enfrentam no mercado global de hoje, no qual processos aprimorados são elementos essenciais para reduzir custos e manter uma vantagem competitiva.
Os cursos oferecidos são:
Inscreva-se na opção que melhor atenda às suas necessidades!
Nos vemos nas aulas!
Gostou desse conteúdo? Para receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado