Fundação Vanzolini

A importância de gerenciar operações e processos

14 de abril de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

Todo negócio depende da realização de múltiplas funções. E uma das tarefas indispensáveis para o sucesso de uma empresa é o gerenciamento de operações e processos.

A gestão de operações é a área que define as melhores práticas empresariais a serem adotadas na produção de um bem ou serviço, de modo que os níveis máximos de eficácia e eficiência sejam atingidos na utilização dos recursos de uma organização. Dessa forma, é necessário que as práticas escolhidas sejam empregadas corretamente, contemplando cada etapa da produção, desde o planejamento estratégico até a avaliação de resultados. Por esse motivo, os profissionais de operações têm a grande responsabilidade de lidar com o planejamento, a supervisão e a gestão adequada dos recursos materiais, humanos e tecnológicos da empresa, com o objetivo final de gerar bens e serviços de alta qualidade.

Resultados positivos, no entanto, só podem ser alcançados se os diferentes setores da empresa trabalharem em sintonia. Como consequência, o gerenciamento de operações também é responsável por otimizar a eficiência dos serviços de suporte – TI, RH e finanças, por exemplo – e assegurar que a comunicação entre as diferentes frentes de trabalho seja conduzida de forma adequada. Esta é uma área funcional importante, porque não apenas está envolvida em várias etapas do processo produtivo, mas também é fundamental na entrega de resultados positivos, que vão gerar a satisfação dos consumidores. Em mercados competitivos, os profissionais de operações devem ter em mente que, ao maximizar a eficiência, a produtividade e o lucro, gerar valor para o cliente é um grande objetivo a ser atingido – afinal de contas, atender à necessidade do consumidor é o principal objetivo do negócio.

O gerenciamento de operações também tem bases sólidas na área de supply chain e logística. Portanto, deve prever a demanda do consumidor e gerenciar a cadeia de suprimentos, mantendo o controle da gestão de estoque, da produção, da distribuição, das vendas e da terceirização de fornecedores, bem como gerir a entrega de produtos e serviços em tempo hábil para atender as necessidades do comprador. E se o cliente estiver insatisfeito com o produto, é o gerente de operações que vai receber o feedback e articular a comunicação para que os departamentos competentes possam solucionar o problema.

À medida que entendemos melhor sobre a gestão de operações, fica fácil detectar como essa função tem um papel integrador nas empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Os profissionais de operações desempenham um papel vital na gestão de processos, assumindo desafios, tomando decisões importantes e orientando outros profissionais a atuarem da melhor forma. Para o sucesso duradouro de uma organização, é evidente a necessidade do papel articulador, de liderança e crítico dos profissionais de operações.

Os cursos em gerenciamento de operações e processos da Fundação Vanzolini possibilitam que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para se inserirem nesta área e também auxilia que profissionais da área ampliem seus conhecimentos e avancem para cargos de liderança. Nossos cursos oferecem uma perspectiva global sobre as tendências da área e permitem que os alunos entendam sobre regulamentações financeiras ou incertezas políticas que possam impactar uma organização. A gestão de riscos, a compreensão das complexidades inerentes da indústria e uma boa resposta às mudanças serão uma grande consideração para os alunos durante o curso.

Os cursos oferecidos são:

Clique aqui e inscreva-se na opção que melhor atenda às suas necessidades

» Para saber mais sobre os cursos ou tirar dúvidas, envie uma mensagem via Whatsapp para o Comercial da  Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmente o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Posts Relacionados