Fundação Vanzolini

Quais as skills para uma liderança eficaz

25 de abril de 2022 | 3min de leitura
Compartilhe:

Uma liderança forte é a base de qualquer organização, grande ou pequena. Sem ela, o crescimento do negócio se torna uma tarefa quase impossível. No entanto, ironicamente, um dos principais a serem superados é a sua capacidade de liderar.

Em linhas gerais, as ações das lideranças inspiram outras pessoas a sonharem mais, aprenderem mais e a fazerem cada vez mais. A boa liderança inspira a inovação pela criatividade, é coerente em suas ações e se esforça constantemente para garantir o sucesso conjunto da equipe.

Além disso, a liderança eficaz não consiste apenas em distribui responsabilidades para o time, mas sim em se responsabiliza pelo cumprimento de boas práticas, influenciando e apoiando os profissionais na realização de atividades bem-sucedidas.

Desde o início da civilização, líderes são aqueles que envolvem e direcionam as pessoas para o caminho certo, despertam o interesse de todos e motivam o trabalho com dedicação. 

A famosa frase de Mahatma Gandhi – “seja a mudança que você deseja ver no mundo” – resume bem o que essa figura deve ser. Uma liderança significativa se comporta de acordo com os princípios que prega e se torna um exemplo.

A partir dessa reflexão, fica fácil entender que algumas habilidades específicas de liderança podem desempenhar um grande papel no desenvolvimento de profissionais. Habilidades técnicas e diplomas universitários não garantem o crescimento contínuo.

Para se tornar um líder eficaz, também são necessárias aptidões pessoais, que podem ser desenvolvidas no ambiente profissional.

Quais as habilidades necessárias à liderança?

  • Comunicação: líderes devem estabelecer um fluxo constante de comunicação com a equipe, mantendo conversas regulares com cada integrante. Além disso, devem estar regularmente disponíveis para discutir questões e preocupações com os funcionários;
  • Motivação: é fundamental que o time seja motivado a realizar um trabalho cada vez melhor por meio do reconhecimento e da distribuição de novas responsabilidades;
  • Delegação: identificar as habilidades de cada funcionário e atribuir funções com base nessa leitura funciona como um elemento de motivação e evita a concentração do trabalho;
  • Feedback: procurar oportunidades para fornecer informações de desempenho dos funcionários é tarefa primordial do líder. Ao indicar a necessidade de melhoria, a delegação de tarefas também se torna mais fácil;
  • Flexibilidade: a capacidade de aceitar mudanças com agilidade possibilita que problemas sejam solucionados de maneira criativa e, consequentemente, cria líderes mais preparados. 

Nossos cursos possibilitam que habilidades de liderança ideais sejam desenvolvidas para o avanço de carreira e ganhos para a equipe e a organização.

Nas aulas, será possível entender e liberar o potencial existente em cada aluno para cultivar equipes de alto desempenho, criando líderes versáteis e capazes de enfrentar desafios de liderança do mundo real. 

Nos vemos nas aulas!

Cursos de Liderança da Fundação Vanzolini
ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados