Você sabia que um Sistema de Gestão Integrado (SGI) pode fornecer uma enorme variedade de benefícios para empresas em diversos setores, aumentando a eficiência, a produtividade e economizando tempo e, consequentemente, dinheiro?
Um SGI baseado nas normas ISO tem como objetivo principal fornecer meios e ferramentas que permitam às empresas planejar, desenvolver, verificar, corrigir e avaliar criticamente suas atividades, buscando melhorias em seus processos e o aumento na qualidade de seus produtos e serviços.
São vários escopos que um Sistemas de Gestão Integrado pode incluir. Atualmente, há um número considerável de normas a serem seguidas para se conseguir certificações em áreas como saúde, segurança e meio ambiente, sendo as principais, dentro desse contexto, a ISO 9001, ISO 14001 e a ISO 45001.
O SGI trata os elementos comuns de maneira integrada, respeitando e assegurando o cumprimento dos requisitos específicos e particulares de cada norma e sistema de maneira independente.
Cabe destacar que a decisão de se certificar pelas normas ISO, como a 9001, 14001 e 45001, é uma opção da empresa. Pode-se dizer que é uma escolha estratégica da organização para se consolidar no mercado e conquistar mais clientes.
Compreender o porquê da Integração do seu Sistema de Gestão é importante para que você possa atuar no seu segmento de modo muito mais eficaz e ganhando a confiança dos seus fornecedores e consumidores.
Para isso, é preciso que haja um bom planejamento, uma vez que o empreendimento precisa estar organizado da melhor forma possível. E essa organização ocorre por meio da implantação de um Sistema de Gestão Integrada.
A ISO desenvolveu uma estrutura comum para as novas versões das normas ISO 9001, 14001 e 45001. Com essa estrutura, percebe-se que há menor confusão e maior consistência, já que os pontos comuns têm a mesma definição e existem requisitos comuns ao longo das três normas.
Dessa forma, as novas versões da ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 apresentam a seguinte estrutura:
É importante notar que essa estrutura não pode ser alterada, contudo, por serem normas específicas, é possível incluir subitens. Desse modo, é comum que haja operações distintas para atender a diferentes normas, permitindo que trabalhem em conjunto, sem que seus processos se sobreponham.
É exatamente nesse aspecto que o sistema de gestão integrada ganha validade, pois se trata de um processo que busca organizar e centralizar as informações referentes à empresa, entre elas, suas certificações.
Mesmo que o foco das três normas seja diferente, existe um grande número de pontos e abordagens comuns entre elas. Entre os benefícios da implantação de um Sistema de Gestão Integrado, podemos elencar:
A adoção de um Sistema de Gestão Integrado favorece uma melhor comunicação entre as diversas equipes e frentes de trabalho, possibilitando uma melhor e mais rápida comunicação.
Assim, torna-se mais fácil executar os processos internos. Isso ajuda as empresas a fornecerem produtos e serviços de melhor qualidade aos consumidores, ao mesmo tempo em que promove a saúde e a segurança dos funcionários.
A auditoria interna refere-se à primeira etapa e acontece quando a própria empresa audita seus sistemas e processos. Os profissionais precisam seguir os padrões rigorosamente e sugerir melhorias para que possam conseguir o certificado na fase de auditoria final.
O Auditor Interno de SGI (Sistema de Gestão Integrado) é uma peça fundamental e estratégica nas empresas que prezam pela gestão ambiental, de segurança, saúde ocupacional e qualidade, assim como aquelas que possuem a necessidade de ter uma visão integrada de todos esses processos. Ele zela pelas boas práticas em todos os setores da organização.
No curso “Sistema de Gestão Integrado: Formação de auditor interno – ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001”, oferecido pela Fundação Vanzolini no formato EaD Ao Vivo, você irá aprender os princípios e práticas da auditoria de Sistemas de Gestão Integrada, com base nas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, para a capacitação na realização de auditorias internas e de fornecedores. Confira o conteúdo do programa em nosso site e não perca a próxima turma!
Fontes: