Fundação Vanzolini

Requisitos da ISO 45001 para gestão da segurança no trabalho

Postado em Certificação | 31 de janeiro de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

Você conhece a certificação ISO 45001? Trata-se de uma norma internacional com foco em sistema de gestão para segurança no trabalho e saúde ocupacional.

Conheça os benefícios de obter esta certificação na sua empresa e tenha uma boa leitura!

Quais preocupações as empresas devem ter em relação à saúde ocupacional?

Um ambiente de trabalho apresenta diversos riscos aos funcionários e eles devem, por lei, serem levados em conta e gerenciados pelas organizações que os empregam.

Relacionamentos interpessoais, procedimentos operacionais, cultura organizacional e fatores ambientais são alguns exemplos de risco, por exemplo.

Todos esses aspectos influenciam nas atividades dentro de um escritório, uma fábrica, um hospital, entre outros ambientes.

Dessa forma, conforme matéria do Segs, a empresa deverá implementar um PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), visando o gerenciamento de riscos ocupacionais e das medidas de prevenção.

Este programa identifica os perigos e descreve as medidas para sua eliminação ou mitigação, tais como substituição de processos ou equipamentos perigosos; implantação de controles administrativos e de engenharia e, como último recurso, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados.

Além disso, as empresas que expõem seus funcionários a riscos ocupacionais devem elaborar e efetuar a implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que é um procedimento legal, estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Esse programa descreve as medidas de controle e os exames médicos periódicos (admissional, periódicos, etc.), para assegurar a efetividades das medidas implementadas para controle dos riscos identificados no PGR da organização.

Os benefícios e diferenciais da certificação ISO 45001

1) Mudanças na cultura da empresa

Quando se gerencia a segurança no trabalho e a saúde ocupacional, transforma-se também a forma como os trabalhadores enxergam sua posição na empresa e seu próprio trabalho.

Dessa maneira, isso pode resultar também em mudanças nas relações entre funcionários e gestores, bem como entre os funcionários e a própria empresa.

Além disso, um líder dedicado a implementar planos para melhorar a segurança de seus subordinados tem mais chance de ser admirado e respeitado por seus colaboradores, gerando também mais entrega e engajamento da equipe durante o trabalho.

Ainda, quando a empresa se preocupa com uma cultura de segurança ocupacional, os próprios colaboradores se tornam mais conscientes dos riscos de suas funções e passam a adotar cuidados extras que podem evitar acidentes.

2) Saúde e Segurança do Trabalho (SST): prevenção de riscos a acidentes e doenças ocupacionais

Pela legislação trabalhista, as empresas devem oferecer segurança às diferentes ocupações que carecem de cuidados. Isso significa oferecer todos os instrumentos necessários para mitigar ao máximo os riscos de um trabalho.

No entanto, nem sempre esses instrumentos são apenas na forma de equipamentos de proteção. Embora esses sejam essenciais, existem processos que podem ser implementados na garantia da qualidade do serviço prestado pelo colaborador.

3) Redução de custos e reconhecimento externo

Embora gerenciar a segurança no trabalho e a saúde ocupacional demande gastos naturais, a organização que se preocupar com esses aspectos economizará mais com a mitigação e prevenção de todos os riscos envolvidos, como a aposentadoria de um funcionário por invalidez, recontratações e indenizações de seguros.

Ou seja, implementar a ISO 45001 reduz custos, deixa os funcionários mais satisfeitos e produtivos e, ainda, pode gerar boas oportunidades de negócios, pois diversas empresas multinacionais verificam se seu futuro parceiro possui a certificação, de modo a identificar o risco de haver dissídios, que podem impactar negativamente na organização.

Assim, a empresa que obtém certificação internacional para o seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional inspira confiança, tanto para seus colaboradores, como para formalizar parcerias de negócios com outras empresas.

Quer saber como gerenciar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) e conseguir uma certificação ISO 45001 para reduzir riscos de acidentes e doenças ocupacionais na sua empresa?

Conheça o curso Interpretação dos Requisitos ISO 45001:2018, EaD ao Vivo, com duração de 16 horas. Você poderá tirar suas dúvidas diretamente com o professor e fazer networking com os outros alunos!

Esse conteúdo foi útil para você? A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos sobre Certificação, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre o assunto.

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

Segs

Notícias Relacionadas