Fundação Vanzolini

Certificação AQUA-HQE™ para negócios imobiliários sustentáveis

Postado em Certificação | 14 de setembro de 2023 | 8min de leitura
Compartilhe:

Você já conhece a certificação AQUA-HQE™? Leia até o final e compreenda o que é esse importante selo de compromisso com a sustentabilidade ambiental.

 

A sustentabilidade tem sido cada vez mais a temática central de debates relevantes na esfera social e no mundo corporativo. Por isso, é tão importante você conhecer a certificação AQUA-HQE™ e como ela pode ajudar a sua empresa a suprir essa demanda.

Considerando as atuais preocupações a respeito das mudanças climáticas, a utilização em larga escala de recursos naturais e a poluição, pode-se dizer que estamos vivendo em uma era crítica, na qual a pauta sustentável deve ser prioritária.

Especialmente no ramo da construção civil, que é responsável por uma alta geração de resíduos e uma utilização considerável de energia, água e outros recursos naturais, é extremamente importante para as empresas do setor ter o “selo verde” da certificação AQUA-HQE™.

Para garantir que a sua empresa consiga desenvolver suas atividades com menor agressão ao meio ambiente, acompanhando a demanda verde do mercado, leia este artigo até o final para ficar por dentro do assunto! Boa leitura!

 

A Certificação AQUA-HQE™

A certificação AQUA-HQE™, sendo uma das certificações ambientais mais importantes do mundo, demonstra um compromisso significativo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental na indústria da construção.

Em 1974, pioneira no setor, foi criada a Associação Qualitel, responsável por promover a qualidade ambiental em edifícios residenciais na França. Mais tarde, em 1996, é fundada a Associação HQE a qual formulou indicadores de desempenho em conforto, saúde e baixo impacto ambiental que posteriormente se tornariam uma certificação de edifícios.

Em 2005, foi certificado o primeiro edifício comercial sob a marca HQE e, desde 2006, a Associação HQE colabora com o Qualitel para promover a certificação de edifícios residenciais.

No Brasil, a partir de 2007, em parceria com o Certivéa/CSTB e Cerqual/QUALITEL da França, tais critérios de desempenho foram adaptados para o país pelo Departamento de Engenharia de Produção e de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e profissionais do mercado, sob coordenação da Fundação Vanzolini, em termos de clima, cultura, regulamentação e normas técnicas brasileiras, sem deixar de lado os critérios internacionalmente aceitos para destacar tais construções.

Foi lançado em 2008, no salão nobre da FIESP, com emissão dos dois primeiros certificados por ocasião da FEICON 2009.

Para obter o selo de responsabilidade ambiental, os empreendimentos passam por auditorias periódicas, que avaliam sua conformidade com os referenciais técnicos da norma.

No caso de edifícios em construção, as análises acontecem em três etapas: pré-projeto, projeto e execução. Já em edifícios em operação, as avaliações ocorrem na admissão e, a seguir, anualmente, em ciclos de três a cinco anos, renováveis

As auditorias presenciais e independentes, realizadas pela Fundação Vanzolini são um fator crucial para garantir a conformidade dos empreendimentos com os requisitos da certificação.

 

Quais as vantagens da certificação AQUA-HQE™?

Estamos vivendo em um período de preocupação constante com a conservação de recursos naturais, mas como exatamente a certificação AQUA-HQE™ pode ajudar nesse contexto?

À medida que os esforços pela proteção da natureza aumentam no mundo inteiro, cria-se uma tendência também no mercado, o que expõe uma demanda por comprovações de que a empresa está ciente e colaborando com as necessidades de conservação ambiental.

É aí que entra a certificação AQUA- HQE™ (Alta Qualidade Ambiental). Ela é uma garantia que evidencia e comprova o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

O selo AQUA-HQE™ proporciona benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os empreendedores e comunidade. Alguns dados indicam:

  • Redução no consumo de água (20% ou mais);
  • Economia de energia (20% ou mais);
  • Redução de resíduos domiciliares (cerca de 60%).

As construções certificadas também têm menor demanda de infraestrutura urbana, hídrica, energética e de gestão de resíduos e oferecem mais conforto e saúde aos ocupantes, além de maior facilidade e menores custos de conservação e manutenção.

Confira as principais vantagens obtidas por meio da adoção desse selo:

 

Para o meio ambiente

As edificações certificadas reduzem a pressão sobre a infraestrutura urbana, bem como sobre as infraestruturas de geração e fornecimento de energia e água, e de disposição de resíduos sólidos e líquidos.

A diminuição das emissões de gases de efeito estufa e poluentes contribui para um ambiente mais limpo e saudável.

Além disso, esse selo ambiental promove a gestão responsável de resíduos, reduzindo impactos negativos na vizinhança e valorizando a utilização eficiente de materiais de construção. Em resumo:

  • Redução do consumo de recursos hídricos e energéticos;
  • Redução da emissão de gases efeito estufa;
  • Menor geração e disposição adequada de resíduos da construção e do uso do edifício;
  • Melhor utilização do espaço e da infraestrutura urbana.

 

Para o empresário

Para os empreendedores, ela representa uma comprovação sólida de alta qualidade ambiental em suas edificações, permitindo uma diferenciação significativa no competitivo mercado da construção.

Além disso, essa certificação pode impulsionar a velocidade das vendas, melhorar a imagem da empresa e estabelecer um relacionamento mais forte com órgãos ambientais e comunidades locais.

Ao mesmo tempo, também leva a economias de recursos durante a fase de construção e operação, contribuindo para uma abordagem mais sustentável. Destaca-se:

  • Comprovação de alta qualidade ambiental em suas edificações;
  • Diferenciação significativa no mercado da construção;
  • Impulso na velocidade das vendas;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Relacionamento mais forte com órgãos ambientais e comunidades locais;
  • Economias de recursos durante a fase de construção e operação.

 

Para os usuários

Os benefícios para os usuários finais também são notáveis. A economia de água e energia não apenas reduz os custos operacionais, mas também fortalece o compromisso ambiental dos moradores.

Com taxas de condomínio potencialmente mais baixas, os custos de manutenção também podem ser minimizados, garantindo a conservação das edificações a longo prazo.

Além disso, as propriedades certificadas oferecem ambientes mais saudáveis, juntamente com sistemas da edificação mais eficientes e confiáveis. Esses aspectos contribuem para aumentar o valor patrimonial e a qualidade geral de vida dos moradores. Resumindo:

  • Redução dos custos operacionais;
  • Fortalecimento do compromisso ambiental;
  • Possibilidade de taxas de condomínio mais baixas;
  • Conservação das edificações a longo prazo;
  • Ambientes mais saudáveis;
  • Sistemas da edificação mais eficientes e confiáveis;
  • Aumento do valor patrimonial;
  • Melhoria da qualidade geral de vida.

Esses aspectos refletem um compromisso abrangente com a sustentabilidade, resultando em uma melhoria notável, tanto nas construções quanto na qualidade de vida das comunidades e do ambiente circundante.

 

Certificação AQUA- HQE™ e sua relevância para o ESG

Quando falamos em sustentabilidade, um conceito muito utilizado ultimamente é o ESG – sigla para sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, que é a filosofia de alinhar os esforços por melhorias contínuas nas relações sociais e ambientais.

Em outras palavras, as adaptações buscadas para a conservação do meio ambiente trazem benefícios diretos e indiretos também para as relações interpessoais, especialmente nas corporações e no ambiente de trabalho.

Para obter a certificação AQUA, a empresa deve atender a uma série de requisitos relacionados às boas práticas sustentáveis, no que diz respeito ao compromisso de manter uma operação responsável dentro dos critérios ESG.

Ao adotar medidas que promovam eficiência energética, uso responsável de recursos e redução de impactos ambientais, as organizações também fortalecem sua posição em termos de governança corporativa e responsabilidade social.

Isso cria um ciclo virtuoso, em que as melhorias na sustentabilidade ambiental têm reflexos positivos nas relações sociais e na governança corporativa, contribuindo para um mundo mais equilibrado e ético.

 

Conclusão

Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, a certificação AQUA-HQE™ é um importante instrumento para promover ações responsáveis e comprometidas com o meio ambiente.

Adaptada pela Fundação Vanzolini ao clima, cultura, regulamentações e normas técnicas brasileiras, mantendo os fundamentos e indicadores internacionais, esse selo representa um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental na indústria da construção.

A Fundação Vanzolini, como único órgão de certificação internacional AQUA-HQE™ no Brasil, desempenha um papel crucial ao proporcionar às empresas a oportunidade de serem líderes na adoção de abordagens responsáveis.

Para saber mais sobre como tornar sua empresa parte desse movimento e obter a Certificação AQUA-HQE™, entre em contato com a Fundação Vanzolini.

Notícias Relacionadas