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Certificação de Sistemas de Gestão e seus benefícios

Certificação de Sistemas de Gestão e seus benefícios

Diante de uma concorrência acirrada e consumidores exigentes, as empresas buscam diferenciais para garantir o valor de suas operações.

Por isso, com o tempo, várias normas e padrões de qualidade foram sendo elaborados por todo o mundo.

No entanto, para evitar que vários modelos diferentes prejudicassem os produtos e a circulação de mercadorias no comércio internacional, surgiu a ISO, International Organization for Standartization.

A ISO estabeleceu uma comissão para avaliar os padrões que já estavam em circulação e buscar normas que atendessem às expectativas dos consumidores e aos critérios universais de qualidade.

Assim, surgiram o Sistema de Qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, ativos entre outras.

Essas normas se aplicam a várias áreas, como indústria, construção, serviço, saúde,
hotelaria e educação. Além disso, são flexíveis e se mantêm em atualização constante.

Quando as empresas adotam uma gestão de qualidade, podem se empenhar em receber a certificação de que atendem aos requisitos exigidos pelo sistema internacional.

No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) é responsável por representar a ISO e reconhecer empresas certificadoras.

 

O que é um sistema de gestão certificado?

Um sistema de gestão certificado é um registro que comprova que a empresa atende aos critérios específicos de uma determinada norma de qualidade.

Essas certificações são realizadas por organizações de auditoria que estudam os processos e técnicas da empresa para garantir que produtos e serviços de alto valor sejam entregues aos clientes.

Eles seguem as normas ISO, como diretrizes e regras detalhadas para garantir que as operações sejam realizadas com segurança e precisão em todos os setores da economia.

Dessa forma, empresas de todo o mundo utilizam o sistema de gestão certificado para implementar novos processos, gerenciar e verificar seus atributos, por meio de certificações que atestem o cumprimento dos padrões ISO.

A empresa só pode adquirir um certificado de qualidade após seguir regras e procedimentos específicos, determinadas pelo setor em que ela opera.

O organismo certificador deve realizar uma auditoria de conformidade na empresa requerente para comprovar que esta atende aos requisitos exigidos.

 

Qual a importância desse sistema para a sua empresa?

As certificações para sistemas de gestão são fundamentais para empresas que desejam aprimorar seus processos, produtos e serviços.

Esses reconhecimentos fornecem ferramentas essenciais para a melhoria contínua do processo, bem como para a confiança e satisfação dos clientes. Além de enfatizar o compromisso da empresa com o mercado.

Ao demonstrar um compromisso com a melhoria contínua e a qualidade, essas certificações ajudam as organizações a obterem uma vantagem competitiva no mercado:

  • Aprimora os processos;
  • Elimina o desperdício;
  • Reduz o turnover;
  • Melhora a cultura organizacional;
  • Agiliza a produção;
  • Desenvolve os serviços;
  • Promove os relacionamentos com stakeholders.

Quando as empresas solicitam a certificação, elas proporcionam melhorias globais, ajudando-as a atender aos padrões regulatórios, profissionais, ambientais, de saúde e segurança.

As certificações facilitam muito a compreensão das interfaces de uma organização com o mercado, abrangendo todos os funcionários, fornecedores e recursos.

 

Por que uma empresa busca por essas certificações?

Uma das principais razões pelas quais essas empresas buscam um sistema de gestão certificado é que, com isso, mais clientes ficam satisfeitos com a empresa, fidelizando seu relacionamento.

Além disso, é benéfico estabelecer um sistema de gestão de qualidade eficaz. Isso permite introduzir preços mais competitivos e gerar mais concorrência nos mercados nacional e internacional.

Certificar sua empresa pela ISO pode aumentar sua competitividade no mercado, melhorar a organização interna, facilitar o controle gerencial e promover a produtividade dos funcionários.

A empresa não tem obrigação de solicitar o certificado. No entanto, após recebê-lo, oferece ao mercado garantia de confiabilidade e comprometimento com a qualidade de seus produtos e serviços.

 

Conheça os sistemas de gestão:

Quando uma empresa pensa em solicitar a certificação, ela deve pesquisar suas necessidades, selecionar os padrões ISO que melhor se adequam ao seu negócio e começar a aplicá-los.

Somente após o estabelecimento das normas, a empresa certificadora deve ser chamada para avaliação. Confira alguns dos sistemas de gestão certificados mais famosos do Brasil:

 

Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ (ISO9001)

A ISO 9001 é um sistema de gestão para empresas com foco na melhoria de seu desempenho e processos internos. Esta norma especifica os requisitos do SGQ e certifica sua eficácia.

É o padrão mais famoso do mundo, adotado por empresas de qualquer setor, atividade ou porte que buscam aprimorar processos ineficientes e promover sua produção.

A norma elimina quaisquer inconsistências nas ofertas e procedimentos da empresa, graças ao qual o cliente pode ter confiança no resultado. Também determina a qualidade de cada projeto empreendido pela empresa.

 

Antissuborno (ISO 37001)

Esta norma contém diretrizes e requisitos para a criação de um sistema de gestão anticorrupção. O objetivo é combater o suborno, construir confiança e cumprir as leis aplicáveis.

A estrutura da ISO 37001 garante que qualquer risco potencial de suborno possa ser antecipado. Portanto, ferramentas e procedimentos de sistema podem ser criados para proteção contra atividades ilegais.

Isso melhora a reputação da empresa, favorecendo sua imagem pública. Além disso, gera confiança entre os stakeholders, pois as partes interessadas do negócio se beneficiam de sua legalidade.

 

Sistema de gestão da segurança de alimentos (ISO22000)

Esta norma foi criada para garantir a segurança dos alimentos, necessária para apoiar a saúde do consumidor, com produtos isentos de perigos.

Abrange todos os negócios da cadeia alimentar, sejam agricultores, pecuaristas, distribuidores de insumos, indústrias alimentícias, varejo, transporte, armazenagem ou produtores de equipamentos.

É essencial garantir que, durante todos os processos pelos quais os alimentos passam, estejam livres de agentes infecciosos ou elementos físicos, químicos ou biológicos que possam colocar em risco a saúde humana.

Como você pode ver, a obtenção deste certificado é um diferencial competitivo entre as empresas, que além de fortalecer a marca no mercado, gera maior confiança entre os consumidores.

Este conteúdo foi útil para você? Conheça as Certificações de produtos e sistemas de gestão que a Fundação Vanzolini oferece para organizações e instituições privadas e públicas.

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