Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Auditor líder e auditor interno: qual a diferença

Auditor líder e auditor interno: qual a diferença

À primeira vista, quando se anuncia que a organização vai passar por uma auditoria, o clima pode ficar tenso. Surgem preocupações relacionadas às averiguações que serão realizadas pelos auditores. Você já passou por esse processo na sua empresa, ou na empresa onde trabalha?

Por outro lado, as auditorias exercem um papel extraordinário para a saúde das instituições. Ao monitorar e revisar continuamente seus processos, as organizações melhoram sua eficiência e eficácia e diminuem seus riscos.

Em função disso, profissionais responsáveis por realizar o processo de auditoria passam por formações específicas. Pois tanto o auditor líder quanto o auditor interno precisam desenvolver habilidades necessárias para realizar uma interpretação adequada das normas e avaliar a eficácia do sistema de qualidade implantado com base em aspectos técnicos e comportamentais.

Mas o que, afinal, faz um auditor e quais são os seus diferentes tipos? A Fundação Vanzolini, com apoio do professor Antônio Elias, preparou um texto para responder essa e outras perguntas sobre o assunto. Veja a seguir.

O que faz um auditor?

Em primeiro lugar, eles são responsáveis por avaliar de forma detalhada todos as atividades e processos da empresa. Possuem a atribuição de garantir que tudo esteja sendo feito dentro de um padrão, conduzindo a empresa para excelência, dentro de todas as normas e procedimentos exigidos.

Esse profissional avaliará a saúde da empresa, verificará se tudo está dentro dos parâmetros exigidos, dentro do que é considerável saudável para a vitalidade da empresa. Após sua avaliação, se for o caso, ele aponta quais as não conformidades da empresa, que precisam ser corrigidas. Além disso, pode verificar como a empresa está protegendo o meio ambiente e o que tem feito para diminuir este impacto, como está fornecendo aos seus funcionários um ambiente saudável e seguro e como está protegendo suas informações, entre outras.

A função do auditor vai depender sempre da norma que está sendo auditada.

Se tudo estiver correto, ele atesta a coerência dos dados apresentados, e a depender do modelo e/ou tipo de auditoria, dá o parecer de que os processos foram cumpridos de forma correta.

O profissional precisa ter um grande senso de ética, uma vez que ele se compromete em manter em sigilo qualquer informação obtida da empresa, que em muitos casos, tem caráter estratégico. Além disso, necessita ser extremamente pontual, coletando as informações no tempo exigido e apresentando suas conclusões nos momentos certos. O auditor deve se atentar aos detalhes e fazer as perguntas adequadas para que possa investigar com precisão o que está sendo auditado.

Auditor Interno

O auditor interno pode atuar em sua própria organização (primeira parte) ou auditar os fornecedores de sua empresa (segunda parte). Este profissional precisa saber ouvir, interpretar os requisitos da norma, conhecer as áreas que serão auditadas, coletar documentação sobre o que a empresa faz, quais são os objetivos dela etc.

Cada auditor avaliará uma parte da empresa e acompanhará todo o processo, da parte analítica até as ações corretivas, sempre produzindo relatórios de cada processo, acompanhado por um gestor da empresa.

Auditor líder

Para ser um auditor líder é preciso ter conhecimento e experiência prévia da norma e da área de gestão que irá auditar – qualidade, meio ambiente, entre outras.

Sua atuação, além de auditorias de primeira e segunda parte, poderá, também, atuar em auditorias de terceira parte, ou seja, em Órgãos Certificadores, como por exemplo, a Fundação Vanzolini. Neste caso, são fundamentais para um bom desempenho, o exercício pleno de suas habilidades comportamentais e técnicas. Uma vez que tuas decisões impactarão o direcionamento estratégico de uma organização inteira.

Por estes motivos é que o dimensionamento do curso de Auditor Líder é significativamente maior que a formação de um auditor interno, acrescido de uma prova final onde todas estas questões serão avaliadas.

A formação de Auditor Líder e Auditor Interno da Fundação Vanzolini tem reconhecimento internacional através da IQNet Academy.

Gostou do conteúdo?

» Você sabia que a Fundação Vanzolini é a primeira certificadora (autorizada e certificada pela ABNT) do Brasil? Conheça os cursos nas áreas de Normas e Certificações da Fundação Vanzolini.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×