Ganho de produtividade, racionalização de custos, dimensionamento de equipe, validação de estratégias de mercado, políticas de estoque, seleção de fornecedores, redução de ociosidade, agregação de produtos para ganho de escala: como criar modelos que levem a tomadas de decisão mais assertivas para essas questões?
Neste texto, abordaremos como a simulação pode auxiliar na tomada de decisão e ganho de produtividade.
Tenha uma boa leitura!
Há mais de um século, o físico William Thomson já fazia uma reflexão prática: “O que não se pode medir, não se pode melhorar”. Ele foi um dos cientistas mais importantes de sua época.
Thomson defendia a ideia de que quanto mais anotarmos, registrarmos e termos noção de controle (seja um controle próprio ou feito por terceiros), mais conseguiremos gerenciar uma atividade de maneira eficiente.
Esse conceito pode ser aplicado para um bom planejamento financeiro, por exemplo, ou seja, se registrarmos nossos gastos e entradas, periodicamente, conseguiremos ter uma visão panorâmica da situação e, dessa forma, planejaremos e gerenciaremos melhor nossas finanças.
Com a chegada da Indústria 4.0 e da Transformação Digital, as empresas tentam, de diversas formas, gerenciar a produtividade, a redução de custos e os processos produtivos, esse movimento acaba por modificar, de forma profunda, a estrutura das operações industriais.
Para que isso seja feito, de maneira eficiente, é preciso garantir a eficácia de investimentos relacionados a tempo, equipamentos e outras variáveis, e uma das ferramentas disponíveis é a simulação de processos produtivos.
Trata-se de uma solução imprescindível para organizações que queiram sobreviver, mantendo-se competitivas nos próximos anos.
Esse tipo de simulação visa, por meio de um método eficiente, equilibrar parâmetros e obter resultados que aumentem a competitividade de uma empresa, minimizando possíveis riscos.
Basicamente, trata-se de uma representação virtual de um determinado processo, situação ou problema, utilizando um modelo computacional matemático.
Ou seja, cria-se uma cópia exata e dinâmica, inserida em um ambiente sem riscos, em que diversos experimentos e testes são realizados de forma a proporcionar uma análise.
Por meio de um planejamento assertivo, que adiciona criatividade ao processo de resolução de problemas e prevê resultados, evita-se o desperdício de recursos e possibilita melhores decisões de uma indústria, por exemplo, com base em resultados confiáveis.
A seguir, separamos mais alguns benefícios ao se aplicar a simulação, conforme publicado pela matéria do Certi:
Quer aprender mais sobre como aumentar a produtividade e gerenciar as operações de sua empresa por meio de simulação? A Fundação Vanzolini oferece um curso sobre o assunto, com 16h de duração, um EaD ao vivo, em que você poderá interagir com o professor e com os outros alunos enquanto assiste às aulas!