A sustentabilidade é um tema transversal às mais diversas carreiras e agendas do mundo público e privado. Ela deveria estar sempre diretamente ligada à missão, visão, valores e objetivos gerais das organizações.
No entanto, muitas vezes, a sustentabilidade não é tratada como uma prioridade na gestão das empresas, que tendem a privilegiar resultados, lucro, métricas etc.
Vamos falar sobre a importância da sustentabilidade e por que devemos gerir uma organização sempre considerando esse aspecto.
Acompanhe a leitura para saber mais!
A sustentabilidade objetiva harmonizar aspectos sociais, ambientais e econômicos, tendo como foco a existência contínua de uma sociedade e a responsabilidade para com as influências das ações humanas, garantindo sua preservação no presente e também no futuro.
Num contexto em que tanto o mundo quanto a sociedade se transformam muito rapidamente, a sustentabilidade se torna um fator fundamental para o bem-estar da população e do planeta, pois faz com que o ambiente se torne mais integrado, orgânico, protegido e preparado para absorver diversos tipos de exigências que surgem junto com a globalização, o aumento da população (e do consumo), a intensificação das atividades industriais, entre outros fatores.
Olhando pela perspectiva das empresas, atuar de forma sustentável significa refletir e agir sobre os impactos de sua atuação no ambiente e na sociedade em que estão inseridas, bem como analisar e gerir as demais influências sobre todos os seus outros stakeholders.
Entretanto, a gestão com foco na sustentabilidade não deve ser somente uma responsabilidade legal ou moral. Segundo o Down Jones, empresas que são mais responsáveis socialmente têm melhores desempenhos nas Bolsas de Valores.
Além desse retorno financeiro, existem outros benefícios, como:
A sustentabilidade pode ser empregada na gestão de operações diversas como:
Trata-se de uma preocupação da empresa em contar apenas com fornecedores e demais intermediários que respeitem pré-requisitos relacionados ao meio ambiente, sociedade e demais stakeholders, desde a extração de matérias-primas até o destino final de seus produtos.
É uma junção de técnicas e estratégias que visam o manejo consciente de recursos naturais não renováveis em cada processo de uma prestação de serviços, ou produção, tendo em vista o respeito ao meio ambiente como uma prioridade.
Ou seja, o EcoDesign visa controlar e amenizar os danos ao meio ambiente causados por sua exploração e extração de recursos naturais.
Ao gerenciar produtos, serviços e processos, essa ferramenta almeja aprimorar as operações de uma empresa (em todas as suas áreas: desde o setor primário até manufatura e comércio) ao resolver questões de ordem técnica e ambiental de maneira integrada e preventiva. Por exemplo: diminuir a poluição de ambientes na produção e na extração de matérias primas.
É um conjunto de procedimentos e meios para recolher, tratar e dar encaminhamento, no pós-venda ou no pós-consumo, a produtos e seus resíduos, visando o reaproveitamento (reciclagem) ou outra destinação apropriada que seja ambientalmente correta. Por exemplo: retorno de garrafas de cervejas.
Pode-se dizer que posturas reativas com relação à gestão de um negócio e sua sustentabilidade se referem a meras reações às normas, legislações e regras impostas pelo governo e outros tipos de autoridade.
Ou seja, a empresa procura se adequar para que não seja punida de alguma forma e não porque acredita nos propósitos, valores e benefícios daquilo que foi levada a fazer.
Já as posturas proativas são feitas de forma genuína, em que, por muitas vezes, é feito além do que foi imposto (ou solicitado).
No caso da sustentabilidade, são empresas que lideram o movimento e suas causas, e podem ser tomadas como exemplos por outras que desejam incorporar todos os valores da sustentabilidade e agir mais em prol do respeito ao meio ambiente, à sociedade, às gerações futuras e à própria empresa, que também usufrui desse processo, como foi dito anteriormente.
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Até a próxima!