Fundação Vanzolini

Indústria 4.0 no mercado de trabalho e na experiência com clientes

2 de outubro de 2024 | 6min de leitura
Compartilhe:

A Indústria 4.0 tem transformado o modo de vida das pessoas e as experiências relacionadas ao trabalho e ao consumo estão entre as mais afetadas na era digital.

O conceito de Indústria 4.0 está ligado à utilização da tecnologia como principal ferramenta nos processos de produção das empresas, independente do segmento ou do porte.

Com essa mudança, o mercado de trabalho passa a requisitar profissionais cada vez mais qualificados e com habilidades necessárias para uma atuação alinhada aos princípios da Indústria 4.0, como conhecimento em programação e análise de dados, além de competências como a criatividade, liderança e comunicação.

Outra transformação gerada pela chamada 4ª Revolução Industrial está na experiência com o cliente, com melhoria na entrega de produtos e eficiência na cadeia de suprimentos.

Para saber mais sobre a Indústria 4.0 e seus efeitos no mercado de trabalho e no consumo, siga com a leitura!

Indústria 4.0 no mercado de trabalho: cenário brasileiro

Dados do estudo “Monitor da Indústria 4.0”, da International Market Analysis Research and Consulting (IMARC), analisados pelo Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que o mercado da Indústria 4.0 no Brasil atingiu US$ 1,77 bilhão em 2022, representando uma taxa de crescimento anual de 18,8% entre os anos de 2017 e 2022.

A tendência é de mais crescimento, e o mercado da Indústria 4.0 brasileira pode atingir US$ 5,62 bilhões em 2028. Ou seja, são bons os ventos que sopram na direção do avanço tecnológico e da inovação das empresas por aqui. Dessa maneira, os profissionais também precisam acompanhar esse direcionamento gerado pela Indústria 4.0 e se aperfeiçoar para não ficar de fora.

Veja a seguir como a Indústria 4.0 impacta o mercado de trabalho.

Transformação digital no mercado de trabalho: novas habilidades e oportunidades na Indústria 4.0

A revolução causada pelo uso cada vez mais frequente da tecnologia nos processos de produção também tem seus efeitos no mercado de trabalho, exigindo novos perfis profissionais.

De acordo com o relatório “The Future of Jobs Report”, do Fórum Econômico Mundial (FEM), grande parte das empresas vislumbram a necessidade de incluir em seus quadros funcionais um novo tipo de gerente sênior, que será especializado e encarregado de guiá-las nas próximas inovações tecnológicas e demais adventos da revolução 4.0.

Nesse mesmo relatório, também foi identificado que entidades governamentais e empresas, por conta das transformações no mundo do trabalho e dos avanços tecnológicos, têm sentido mais dificuldade no recrutamento de mão de obra qualificada.

Dessa forma, podemos ver que a Indústria 4.0 e as suas contribuições em inovação não chegam para “roubar” empregos, mas sim para realocar as pessoas em outras funções, especialmente, para pensar estrategicamente a operação das máquinas.

Ainda segundo o “The Future of Jobs Report”, as inovações tecnológicas, que impactam as configurações de trabalho, como o caso da robótica avançada, por exemplo, vão substituir apenas algumas determinadas tarefas de uma determinada função, liberando os profissionais para se dedicarem a outras atividades e modificando o foco das habilidades exigidas.

Entre essas novas habilidades, podemos destacar as competências socioemocionais como criatividade, empreendedorismo, liderança e comunicação.

Sendo assim, a Indústria 4.0, em sua integração máquina-pessoa, gera mudanças no mercado de trabalho, exigindo profissionais qualificados e prontos para esse novo formato de produção e gestão.

A Indústria 4.0 e a experiência do cliente: personalização e eficiência

Os impactos da Indústria 4.0 também podem ser percebidos quando o assunto é a experiência do cliente. O outro lado do balcão também é afetado pelas novas tecnologias na produção e o consumidor tem percebido isso nas mudanças em suas preferências de marcas e hábitos de compra. 

As inovações trazidas pela Indústria 4.0, como automação de atendimento – com uso da Inteligência Artificial -, personalização de produtos e serviços e uso de dados para conhecer melhor o cliente, estão tornando melhores as experiências dos consumidores, enquanto os deixam mais exigentes também. 

Portanto, as empresas precisam entregar cada vez mais e melhor, com eficiência, qualidade e sem desperdícios.

Nesse sentido, a cadeia de suprimentos também se beneficia com as tecnologias da Indústria 4.0, que permitem uma visão muito mais ampla e detalhada das jornadas de compra e das necessidades de entrega, oferecendo otimização e economia.

Em suma, a Indústria 4.0 colabora com:   

  • A automação de atendimento, oferecendo tecnologias para automatizar o atendimento ao cliente, como os chatbots;
  • A personalização de produtos e serviços, permitindo a criação de itens de acordo com o perfil e as necessidades do consumidor;
  • A aproximação do cliente, coletando dados sobre seu comportamento, ajustando a operação às necessidades do cliente e aumentando a eficiência.

Além disso, a Indústria 4.0 também pode trazer os seguintes benefícios para as empresas:

  • Aumento da eficiência operacional;
  • Redução de custos;
  • Melhoria da qualidade do produto;
  • Maior flexibilidade na produção;
  • Tomada de decisões mais informadas e rápidas;
  • Mais inovação e competitividade.

Como se adaptar profissionalmente para a revolução da Indústria 4.0 no mercado de trabalho?

A Fundação Vanzolini oferece o curso de formação Indústria 4.0: Conceito, Método e Aplicação Prática, no qual o aluno aprende a criar, conduzir e liderar projetos de adoção digital, com o apoio de profissionais com conhecimento de mercado e conteúdos que vão te ajudar a compreender a Indústria 4.0.

Durante as aulas, os participantes vão mapear oportunidades de implementar novas tecnologias e definir os melhores caminhos para transformar as operações industriais. Além disso, vão conhecer casos práticos da ação digital no setor industrial e compreender como implementar novas tecnologias de forma estratégica na sua área de atuação.

Uma formação completa para ser um profissional pronto para atuar na era da Indústria 4.0 e transformar os negócios.

Entenda o que é a Indústria 4.0 a partir dos principais conceitos e dos impactos que a transformação digital provoca na gestão e nas operações das empresas.

Conheça casos práticos da ação digital no setor industrial e compreenda como implementar novas tecnologias de forma estratégica na sua área de atuação.

Conheça o curso Indústria 4.0: Conceito, Método e Aplicação Prática, da Fundação Vanzolini.

Ao se matricular, você ganha acesso gratuito ao curso de Formação em Gestão da Manutenção e Confiabilidade.

Para saber mais,

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

Mercado de Indústria 4.0 pode chegar a US$ 5,62 bilhões no Brasil até 2028

Efeitos da indústria 4.0 no mercado de trabalho

Posts Relacionados