Fundação Vanzolini

Inteligência artificial e machine learning no Brasil

6 de setembro de 2022 | 6min de leitura
Compartilhe:

A Inteligência Artificial está relacionada a sistemas ou máquinas que desempenham tarefas inteligentes, imitando as capacidades humanas, como raciocinar, fazer previsões, identificar e tomar decisões.

Uma das maneiras de se fazer isso é por meio do Machine Learning, que utiliza um grande volume de dados para reconhecer e incorporar padrões e, dessa forma, se desenvolver, tornando-se cada vez mais útil às empresas.

Essas tecnologias vão, cada vez mais, transformar os empregos humanos, algumas vezes os substituindo e outras gerando mais oportunidades.

Cabe a nós sabermos onde estas tecnologias podem nos levar e nos anteciparmos ao aprender mais sobre elas.

Vamos lá? Tenha uma boa leitura!

As aplicações do Machine Learning na Indústria e em outros setores

Primeiramente, o Machine Learning auxilia na personalização da produção, na eficiência das cadeias de suprimentos e no timing (e controle) de estimativas de oferta e demanda para cada etapa do processo.

Isso tudo em decorrência de sua capacidade de fazer previsões, identificar padrões e tomar decisões com base em processamento de dados.

Além disso, esse tipo de Inteligência Artificial pode ser utilizado para manutenção do maquinário produtivo: ao se valer de máquinas com sensores, é possível utilizar o Machine Learning para reconhecer, de forma automatizada, o estado de funcionamento de determinada máquina em tempo real.

Ou seja, o sistema reconhece os padrões (e as falhas) do maquinário e prevê quando a manutenção será necessária, evitando, assim, maiores prejuízos.

Outro tipo de aplicação para Machine Learning diz respeito ao bloqueio de e-mails e ligações de SPAM.

Isso acontece porque o algoritmo consegue reconhecer palavras específicas, de onde o e-mail (ou ligação) foram enviados e também as sinalizações de outras pessoas, para identificar padrões e categorizá-los como SPAM, bloqueando-os automaticamente ou avisando ao usuário sobre a ação indesejada.

Uma aplicação também muito importante para Machine Learning está no setor de saúde. Isso porque o circuito é capaz de determinar padrões que identificam doenças, com base nos resultados dos exames do paciente.

Ainda, o aprendizado de máquina também pode auxiliar no desenvolvimento de técnicas de cirurgia e na automação de máquinas destinadas ao cuidado humano.

Perspectivas de avanços para Machine Learning nos próximos anos

Segundo um estudo global feito pelo IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) e publicado pelo Santo Digital, Inteligência Artificial e Machine Learning estão entre as principais tendências de inovação na atualidade.

A pesquisa mostra que em torno de 32% dos Chief Information Officers (CIOs) e Chief Technology Officers (CTOs) veem a Inteligência Artificial e o Machine Learning como as principais tendências dos tempos atuais, seguidos pelo 5G (20%) e IoT (14%).

De acordo com a consultoria Gartner, em 2019, cerca de 37% de todas as empresas questionadas no estudo já estavam utilizando algum tipo de Machine Learning em suas operações e aproximadamente 80% dos avanços modernos serão baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning em 2022.

Outro estudo global, envolvendo 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores de TI, chamado de O Impacto da Tecnologia em 2022, também promovido pelo IEEE e publicado pelo portal da revista Exame, relatou que, na opinião desses diretores, 21% veem a Inteligência Artificial e Machine Learning como os principais destaques tecnológicos para 2022, seguidos por computação em nuvem (20%) e banda 5G (17%).

Segundo Vicente Lucena, membro do IEEE e professor na Universidade Federal do Amazonas, Machine Learning vai contribuir para o desenvolvimento de uma produção mais sustentável nas empresas, pois os algoritmos contribuem para otimizar o tempo nas linhas de montagem, aumentam a qualidade dos produtos e, consequentemente, tendem a baixar custos.

O marco regulatório para uso de Inteligência Artificial

De acordo com outra publicação da Exame, em breve, tramitará um projeto de lei para regular o setor de Inteligência Artificial no Brasil. A regulação visa minimizar os riscos relacionados ao uso da tecnologia e possibilitar que a sociedade utilize de seus benefícios com total segurança e privacidade.

A lei observará os seguintes princípios:

  • Diversidade para todos os usuários;
  • Responsabilidade sobre as ações executadas;
  • Modelo de premiação para que a Inteligência Artificial possa se capacitar com seus erros e não assumir total liberdade;
  • Igualdade, todos sendo respeitados, independentemente da diferença socioeconômica;
  • Presença de um ecossistema de liberdade para a Inteligência Artificial criar modelos e não apenas substituir atividades contínuas.

Além disso, serão definidas etapas de segurança e privacidade de IA (Security and Privacy by Design) protegendo os usuários contra ataques cibernéticos.

Ainda, a lei irá propor práticas de governança sobre os ambientes, tecnologias e pessoas envolvidas na gestão da Inteligência Artificial, além de estabelecer um canal obrigatório para dúvidas e respostas aos usuários.

Também irá estabelecer a utilização de serviços críticos e incluir a revisão humana, de forma a prever e evitar erros fatais ou que coloquem em risco os direitos fundamentais dos usuários.

É fato que esse tipo de tecnologia vem, cada vez mais, chegando com força e influenciando diversos setores, empresas e trabalhadores. A lei vem para garantir um correto, justo e que proteja os direitos de todos os envolvidos no seu uso e influência.

Você percebeu a importância de se familiarizar e se desenvolver nesses temas? Gostaria de saber mais a respeito deles? A Fundação Vanzolini oferece o curso Inteligência Artificial e Machine Learning: Conceitos e aplicações práticas com 30 horas de duração, EaD ao vivo, em que você poderá interagir e tirar todas as suas dúvidas!

Nos vemos na aula! Até a próxima!

Fontes: 
Santo Digital
Exame; Exame

Conheça nosso conteúdo gratuito sobre o tema:

Inteligência Artificial e Machine Learning na Indústria 4.0 Entenda o que é a Inteligência Artificial (AI) e o Machine Learning e qual a diferença entre eles, além das aplicações na Indústria 4.0

Cursos de tecnologia da Fundação Vanzolini
ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados